Neste primeiro debate da 2ª edição do São Paulo Food Film Fest SPFFF), discutimos a questão dos ultraprocessados e o problema de saúde pública decorrente da sua onipresença na dieta de boa parte da população.
Assista agora ao debate que aconteceu no dia 13/11/23
O debate “É comida ou é mentira?” tem como ponto de partida a Classificação NOVA do Guia Alimentar para População Brasileira, de 2014, que nos propõe pensar uma alimentação adequada e saudável a partir do grau de processamento dos alimentos (https://spfoodfilmfest.art.br/debates....
Convidamos os debatedores e o público a assistir a alguns filmes para ampliarmos o debate acerca dos desafios que enfrentamos relacionados à saúde pública quando falamos em consumo de ultraprocessados.
Para se adentrar no tema dos ultraprocessados e o impacto na saúde da população mundial, sugerimos que assistam aos seguintes títulos:
“Big Food - O Poder das Indústrias de Ultraprocessados” (Brasil, 2022, 23’): no Canal YOUTUBE
“Doce Mentira” (Canadá, 2015, 91’)
O lado oculto do açúcar (Brasil, 2021): no Canal YOUTUBE
“Muito Além do Peso” (Brasil, 2012, 84’): no Canal YOUTUBE
“Um Mundo Obeso” (França, 2020, 87’)
CONFIRA TAMBÉM AS RECOMENDAÇÕES DE FILME DA CONCEIÇÃO TRUCOM:
Seaspiracy: Mar Vermelho (Netflix)
https://www.netflix.com/title/81014008
What the Health (Netflix)
https://www.netflix.com/watch/80174177
Solo Fértil (Netflix)
https://www.netflix.com/title/81321999
Máfia da Dor (Netflix)
https://www.netflix.com/title/81614419
Assista também os demais debates deste encontro:
Conheça as debatedoras É comida ou mentira?
CAMILA BORGES é nutricionista, Doutora em Nutrição em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP, é Pesquisadora associada do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde com a temática ambientes alimentares e alimentos ultraprocessados (Nupens-USP) e pesquisadora do NEPA-Unicamp.
CONCEIÇÃO TRUCOM é Bacharel em Química (UFRJ/RJ), cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a alimentação natural, qualidade de vida e bem-estar. A partir da primeira edição em 2004 do seu livro O poder de cura do limão, constatou a necessidade de criar o Portal Doce Limão (https://www.docelimao.com.br/), que reúne informações coerentes sobre Alimentação Baseada em Plantas e toda uma conscientização pela saúde Sócio-Ambiental de TODOS.
KAMILA TIEMANN GABE é Mestre e doutoranda em Nutrição em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP e Pesquisadora do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP. Sua pesquisa envolve analisar a implementação do Guia Alimentar para a População Brasileira e a adesão da população às suas recomendações. Tem experiência na área de políticas públicas de alimentação e nutrição e epidemiologia nutricional.
MAÍRA MATHIAS é jornalista, formada pela UFF e mestre em literatura brasileira pela mesma instituição. Cobre saúde pública desde 2008, com passagens pela Fiocruz e pelo Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde. É criadora da newsletter Outra Saúde. É editora de O Joio e O Trigo, onde também coordena o Joio Formação.
SONIA HIRSCH (Mediação) é escritora e pesquisadora focada em promoção de saúde e bem-estar, com 21 livros publicados ao longo de quatro décadas, todos enfatizando a importância da boa alimentação. Dá cursos e palestras presenciais e on-line. Criou e mantém a comunidade Amigas da Sonia Hirsch, rede de mulheres voltada para troca de saberes e fazeres em torno de bem-estar e saúde.
Debatedoras O Agrotóxico nosso de cada dia
BENTO CRUZ tem uma formação múltipla e exerce diversas atividades como consultor, educador e empreendedor. É um dos principais especialistas no Brasil em criar projetos de recuperação ambiental. Entre suas mais recentes pesquisas está o uso de frutíferas nativas e espécies adaptadas aos biomas para implantar pomares de super alimentos. É deste mais recente estudo que surgiu o curso Pomar Inteligente.
CAROLINA PASQUALI Diretora-executiva do Greenpeace Brasil desde 2021, Carolina é jornalista, graduada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com pós-graduação em gestão pela Universidade Pontifícia de Salamanca. Com passagens por vários veículos de comunicação, há quase quinze anos migrou para o terceiro setor, onde co-dirigiu o Instituto Alana e se envolveu em diversos projetos sociais com foco em infância, educação, clima e meio ambiente. Carolina também faz parte do conselho consultivo do Instituto Comida e Cultura.
LARISSA BOMBARDI é geógrafa e professora associada do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo - USP – Brasil. Ela é especialista no tema do uso de agrotóxicos há 14 anos, com dezenas de palestras, vários artigos publicados e mais de 100 entrevistas dadas sobre o tema, em meios de comunicação nacionais (Brasil) e internacionais, sendo uma das referências mundiais no assunto. Larissa é membro do Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (Brasil), membro da diretoria da organização internacional "Justice Pesticide" e foi pesquisadora convidada do UFZ (Helmholtz-Centre for Environmental Research – UFZ) em Leipzig – Alemanha em 2023.
NILTO TATTO é ambientalista e deputado Federal por São Paulo. Foi presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados, relator da Política Nacional de redução de Agrotóxicos (PNARA) e um dos organizadores do plano de governo Lula para a área ambiental. Atualmente coordena a Frente Parlamentar Ambientalista, é membro da Comissão de Meio Ambiente e líder do governo na CPI do MST.
SUSANA PRIZENDT (Mediadora) é arquiteta urbanista com formação em bioarquitetura, permacultura, agroecologia e empreendedorismo social. Integra diversos coletivos nos setores de soberania e segurança alimentar e nutricional, meio ambiente e direitos humanos, atuando em projetos sociais e ambientais, com foco na elaboração de políticas públicas. Também é artista plástica, arte-educadora e participa de coletivos de criação no setor de arte e cultura, sobretudo com o tema da cultura alimentar.
Debatedoras Comer e pensar, vamos começar
ANDREA WANG Catalani possui graduação em nutrição pela Universidade de São Paulo (2011), é especialista em Nutrição em Saúde Pública (FSP/USP, 2013). Trabalha na Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Município de São Paulo desde 2013. Com experiência na promoção do conhecimento sobre o Programa de Alimentação Escolar e na formação das escolas como espaços de educação alimentar e nutricional.
ARIELA DOCTORS (Mediação) Comunicadora e educadora. Idealizadora e proprietária do restaurante Tanger, de gastronomia marroquina e mediterrânea, em São Paulo, por dezessete anos. Atualmente, trabalha no Projeto que idealizou: "Comida e Cultura", que integra todos esses conhecimentos e bagagem nas suas três vertentes (comunicação, culinária e educação), para transformar a maneira como a criança vê os alimentos, desde a produção, até os efeitos em seu próprio corpo e no entorno, assim como no Planeta. Lançou, em 2023, o livro “O que vai ter para comer?” pela editora Panda Books.
DONA JACIRA Mestra do ofício, escritora periférica, formada em desenvolvimento humano, Dona Jacira é mãe dos artistas Emicida e Fióti. Em 2018, publicou o livro Café, uma biografia em primeira pessoa em que narra sua vida na Zona Norte de São Paulo. É também uma jardineira de mão cheia que cuida de uma horta orgânica que montou na sua própria laje.
GABRIEL GURIAN Gabriel Gurian é doutor em História e pós-doutorando na Universidade de São Paulo (USP). Compõe o projeto Comer História e investiga práticas e relações cotidianas com enfoque em alimentação, bebidas e práticas inebriantes, sobretudo no período de presença neerlandesa no Atlântico português.
GIORGIA RUSSO Mestre em intervenções e políticas públicas e Nutricionista pela Faculdade de Saúde Pública/USP. Consultora técnica IDEC na agenda de escolas saudáveis e sustentáveis. Presidente da Comissão gestora da lei de orgânicos na alimentação escolar de São Paulo. 20 anos de atuação em políticas públicas de alimentação escolar, experiência como gestora do PNAE estado de SP e como membro do CAE/SP, CAISAN/SP E CONSEA/SP.
Debatedoras Cozinhas solidárias
CARLA BUENO Agrônoma, colabora com o setor de produção do MST e integra o coletivo de cozinhas solidárias e populares do movimento. JULIANA FAVACHO Coordenadora estadual do MTST, setor de hortas e das Cozinhas Solidárias.
LEILA D’BARSOLES (Mediação) Chef de cozinha, feminista e pesquisadora na alimentação baseada em plantas. Em 2008 abriu o primeiro restaurante 100% orgânico, vegetariano e vegano na cidade. Idealizadora do Festival de Gastronomia Da Terra ao Prato que durante 10 anos fomentou a rede agroecológica e da ecogastronomia na cidade de São Paulo. Colaborou na formação das cozinheiras/merendeiras das escolas municipais de São Paulo. Co-criadora do coletivo Banquetaço que tem como objetivo promover a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. Em 2020 inicia seu projeto Semear, de formação básica em cozinha e gastronomia saudável baseada em plantas para mulheres periféricas e em situação de vulnerabilidade, nas cozinhas solidárias do campo e da cidade.
RUTE CORREA DE SOUZA Nascida no interior de São Paulo em uma família de 9 irmãos, viveu os efeitos da fome desde que chegou à capital. Aos 7 anos, aprendeu a cozinhar e foi lá que, experimentando a alquimia dos ingredientes e do fogo, ela encontrou seu ofício. Há mais de 30 anos, das suas panelas saem comidas amorosas e nutritivas que alimentam seus amigos e também os frequentadores dos bares, restaurantes e eventos em que ela assume a cozinha. Em 2018, percebeu que a fome estava aumentando nas ruas de São Paulo e mobilizou os amigos para preparar e distribuir marmitas. Com a pandemia, a iniciativa cresceu e deu origem à ONG O Amor Agradece, presidida por ela. O entendimento de que a semente de toda cura vem do alimento dá o norte da sua missão: aumentar as mesas e diminuir os muros, levando comida de verdade para quem tem fome. Afinal, ela sabe bem que quem dorme com fome, não sonha.
SONINHA FRANCINE Formada em Cinema na ECA-USP, com passagens no pela MTV, TV Cultura, ESPN-Brasil, Folha de São Paulo, Globo/CBN, GNT e revista Vida Simples. Atualmente é Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Cidade de São Paulo. Em 2004, foi eleita vereadora em São Paulo. Em 2008, foi candidata à prefeitura de São Paulo, ficando em 5º lugar. Em 2015 foi Coordenadora de Políticas para a Diversidade Sexual do governo do estado de São Paulo. Em 2016 se elegeu vereadora, Em 2017 foi Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social (jan-abril) e assumiu sua cadeira de vereadora no parlamento paulistano em maio/2017.
TALITA SANTOS assistente de projetos, cozinheira social, ativista alimentar, empreendedora e técnica em nutrição e dietética. Alimentar é um ato político! Através da comida vamos transformar, não apenas o que as pessoas comem, mas também dar a oportunidade de poderem mudar suas realidades. O empreendedorismo é a potência! Acredito que através da educação, do alimento e do respeito ao próximo, podemos sim, transformar o caos.
Finalizo sugerindo mais este filme:
E alguns de nossos Boletins Doce Limão:
As várias formas de dizer não aos agrotóxicos
Águas: um recurso finito - Parte 2
Assine o Doce Limão
Assine o Doce Limão! Nossa nova plataforma está no ar com o curso inédito Farofas, Paçocas e Pipocas.
Loja Doce Limão
Conheça e adquira todos os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão.
Aproveite nossos combos e promoções. Visite nossa loja virtual aqui.
* Conceição Trucom (Instagram: @conceicaotrucom) é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Planeta), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Planeta).
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br