Chás com ervas desidratadas PANC - Parte 1

Conceição Trucom

Você sabia que existem muitas ervas que podem trazer benefícios para a sua saúde e bem-estar? Neste post, vou te mostrar as principais propriedades terapêuticas e uma receita de chá para cada uma das seguintes ervas: moringa, urtiga, artemisia, quebra-pedra, trapoeraba, erva-cidreira, mastruz e tanchagem.

Atenção: as medidas de ervas secas deverão ser duplicadas no caso
da erva estar fresca, idealmente recém colhida do pé laughing

Todas as plantas PANC aqui apresentadas são do quintal da Casa Escola de Paraty/RJ.

Foram colhidas frescas e penduradas de ponta cabeça em local ventilado e na sombra (não pode pegar sol direto).

Aquelas que mantivemos as raízes foram previamente lavadas.

A finalização da secagem foi feita do desidratador Pratic Dryer da Meloni, com temperatura termostatizada em 45 graus Celsius. Recomendo armazenar em sacos de papel kraft e a quantidade de uso diário em frascos de vidro incolor e transparente com tampa de boa vedação.

Tanto os sacos de papel, como os frascos devem ser
etiquetados com o nome da planta e a data de produção.

AVISOS E DICAS IMPORTANTES

  • O uso de chás terapêuticos devem ter como ALERTA que seu consumo diário deverá ser no máximo por 30 dias, aguardar 15-30 dias e retomar, caso ainda seja indicado.
  • O fato de ser natural não anula o acúmulo de princípios ativos ao longo de um consumo prolongado.
  • Super indico a mistura de plantas no chá, porque sempre acontecerá uma alquimia dos vários princípios ativos de cada planta. Por exemplo: o quebra-pedra com a trapoeraba, a moringa com a erva cidreira...

Moringa 

A moringa é uma planta rica em nutrientes, como ferro, cálcio, vitamina C e antioxidantes, que podem ajudar a prevenir e tratar diversas doenças, como diabetes, anemia, infecções, inflamações e problemas cardiovasculares. Na imagem abaixo fiz a desidratação das flores juntamente, e neste caso ele terá um aroma e sabor mais floral.

Ingredientes e Preparo:

• 1 colher de chá de folhas secas de moringa;

• 1 xícara de chá de água fervente.

Coloque as folhas de moringa em uma xícara e despeje a água fervente. Tampe com um pires e deixe em infusão por cerca de 10 minutos. Coe e beba em seguida. Você pode tomar até 3 xícaras por dia.

Gosto de preparar o triplo e deixar em infusão até a hora da toma de cada xícara de chá (200 ml)...


Moringa: folhas e flores

Urtiga

A urtiga é uma planta com propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, diuréticas, depurativas e antioxidantes, que podem auxiliar no tratamento de problemas como artrite, reumatismo, gota, acne, anemia, pressão alta, infecções urinárias e alergias. 

Ingredientes e Preparo:

• 2 colheres de sopa de folhas secas de urtiga;

• 1 litro de água.

Leve a água ao fogo e, quando ferver, adicione as folhas de urtiga. Desligue o fogo e deixe abafado por cerca de 15 minutos. Coe e beba ao longo do dia.


Urtiga-mansa: folhas, flores e sementes
Ela é bem mansa e pouco urticante. Mas ideal usar luvas no manuseio!

Artemísia

A artemisia é uma planta medicinal da espécie Artemisia vulgaris, também conhecida como camomila-do-campo, erva-de-fogo, rainha-das-ervas, entre outros nomes. Ela é rica em flavonoides, sesquiterpenos e ácidos fenólicos, com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antiespasmódicas e antissépticas. A artemísia é popularmente utilizada para tratar problemas como febre, asma, má digestão, dor de estômago, cólica intestinal, doenças do fígado ou da vesícula biliar, eliminar vermes intestinais, melhorar o humor, reumatismo, dor muscular, dor de cabeça ou enxaqueca, irritabilidade, depressão ou ansiedade, estresse, insônia, fadiga crônica, feridas na pele, epilepsia, entre outros.

A artemisia também possui propriedades estimulantes para o útero, o que pode ajudar a estimular o fluxo menstrual, regular a menstruação ou aliviar cólicas. Alguns estudos mostram que a artemisia possui substâncias com ação anti-inflamatória, como a artemisinina e a cardamonina, que ajudam a reduzir a inflamação causada pela doença de Crohn, o que pode ajudar a melhorar o humor e a qualidade de vida de pessoas com essa doença. No entanto, ainda são necessários mais estudos que comprovem esse benefício.

Ingredientes e Preparo:

• 2 colheres (de sopa) de folhas secas de artemisia;

• 1 litro de água fervente.

Coloque as folhas de artemisia em uma panela e despeje a água fervente por cima. Tampe e deixe em infusão por cerca de 10 minutos. Coe e beba em seguida. Você pode tomar até 3 xícaras por dia.


Artemísia folhas

Quebra-pedra

O quebra-pedra é uma planta com propriedades diuréticas, analgésicas, anti-inflamatórias e antilíticas, que podem ajudar a prevenir e eliminar os cálculos renais, aliviar as dores e as infecções urinárias, reduzir a pressão arterial e o ácido úrico. 

Ingredientes e Preparo:

• 2 colheres de sopa de folhas secas de quebra-pedra;

• 1 litro de água.

Leve a água ao fogo e, quando ferver, adicione as folhas de quebra-pedra. Desligue o fogo e deixe abafado por cerca de 10 minutos. Coe e beba ao longo do dia.


Quebra-pedra: planta inteira + raiz

Trapoeraba

A trapoeraba é uma planta com propriedades diuréticas, anti-inflamatórias, antioxidantes e cicatrizantes, que podem auxiliar no tratamento de problemas como retenção de líquidos, inflamações articulares, úlceras gástricas, feridas e acne. Existem muitas variedades de trapoeraba como a verde (folhas de diversos tamanhos e formatos), a vermelha e a rajada (zebrinia). Nesta página estou me referindo à variedade VERDE. As demais variedades falaremos em outras partes desta série...

Ingredientes e Preparo:

• 2 colheres de sopa de folhas secas de trapoeraba;

• 1 litro de água.

Leve a água ao fogo e, quando ferver, adicione as folhas de trapoeraba. Desligue o fogo e deixe abafado por cerca de 10 minutos. Coe e beba ao longo do dia.


Aqui sem a flor, que normalmente tem vários tons de lilás ao roxo.


Trapoeraba verde: folhas, caules, flores e raízes

Erva-cidreira

A erva-cidreira é uma planta com propriedades calmantes, sedativas, digestivas, antiespasmódicas e antioxidantes, que podem contribuir para melhorar a qualidade do sono, combater a ansiedade e o estresse, aliviar as dores de cabeça, facilitar a digestão, combater os gases e prevenir as úlceras gástricas. 

Ingredientes e Preparo:

• 1 colher de sopa de folhas secas de erva-cidreira;

• 1 xícara de água fervente.

Coloque as folhas de erva-cidreira em uma xícara e despeje a água fervente por cima. Tampe e deixe em infusão por cerca de 10 minutos. Coe e beba em seguida. Você pode tomar até 3 xícaras por dia.


Erva-cidreira: somente as folhas e flores
Os talos foram desidratados em separado e servem para os mesmos preparos

Mastruz

O mastruz, também chamado de erva-de-santa-maria, é uma planta com propriedades vermífugas, anti-inflamatórias, analgésicas, cicatrizantes e fortalecedoras do sistema imunológico, que podem ser usadas para tratar vermes intestinais, inflamações, dores, feridas, gripes, resfriados e infecções. 

Ingredientes e Preparo:

• 2 colheres de sopa de folhas secas de mastruz;

• 1 litro de água.

Leve a água ao fogo e, quando ferver, adicione as folhas de mastruz. Desligue o fogo e deixe abafado por cerca de 10 minutos. Coe e beba ao longo do dia.

Atenção: quando uso com o propósito de desvermifugação, acrescento a mesma medida de folhas secas de orégano e 1 colher de sopa de açafrão da terra fresco e ralado na hora. Tome por 7 dias logo que começa a lua cheia... Recomece por mais 7 dias logo que inicia a próxima lua minguante.


Mastruz: folhas e sementes

Tanchagem

A tanchagem é uma planta com propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes, expectorantes, analgésicas, diuréticas e antidiabéticas, que podem auxiliar no tratamento de problemas como inflamações, feridas, tosse, bronquite, asma, diarreia, pressão alta e diabetes. 

Ingredientes e Preparo:

• 2 colheres de sopa de folhas secas de tanchagem;

• 1 litro de água.

Leve a água ao fogo e, quando ferver, adicione as folhas de tanchagem. Desligue o fogo e deixe abafado por cerca de 10 minutos. Coe e beba ao longo do dia.

SEMENTES = PSYLLIUM

Ricas em fibras e mucilagens, ajudam na regulagem da peristalse dos intestinos. Recomendo fazer a farinha e usar, quando necessário, em chá, mingaus ou com frutas amassadas. 

Agora que você já conhece as propriedades terapêuticas e as receitas de chá dessas ervas, que tal experimentar e aproveitar seus benefícios? Lembre-se de consultar um médico ou fitoterapeuta antes de usar qualquer planta medicinal, pois elas podem ter efeitos colaterais e contraindicações.


Tanchagem farinha das folhas (esquerda) - Tanchagem sementes = psyllium

Agora que você já conhece as propriedades terapêuticas e as receitas de chá dessas ervas, que tal experimentar e aproveitar seus benefícios?

Lembre-se de consultar um médico, nutricionista ou fitoterapeuta antes de usar qualquer planta medicinal, pois elas podem ter efeitos colaterais e contraindicações.

Continuará na Parte 2 com a vinagreira, chaya, hortelãs e mentas, manjericões...


Para adquirir clique AQUI

Referências

1. https://www.tuasaude.com/urtiga/https://www.saudedica.com.br/os-12-beneficios-do-cha-de-urtiga-para-saude/2. https://www.e-konomista.pt/cha-de-urtiga/
2. Alimentação Desintoxicante - Conceição Trucom - Planeta Academia: https://docelimaoloja.com.br/produto/alimentacao-desintoxicante/
3. https://www.tuasaude.com/artemisia/
4. https://www.dicasdemulher.com.br/cha-de-artemisia/
5. https://nutriela.com.br/blog/remedios-naturais/cha-de-artemisia-nutriela-cha-emagrecedor-ellegance
6. https://www.tuasaude.com/mastruz/
7. https://www.mundoboaforma.com.br/cha-de-mastruz-para-que-serve-e-como-fazer/
8. https://poderdoschas.com/urtiga/
9. https://buladervas.com.br/o-que-e-o-mastruz-e-para-que-serve/10. https://www.gruporochasaude.com/blog/mentruz-beneficios-e-preparo/
11. https://www.tuasaude.com/quebra-pedra/
12. https://www.mundoboaforma.com.br/como-fazer-cha-de-quebra-pedra-receita-e-dicas/
13. https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/ser-saude/cha-de-quebra-pedra-como-fazer-e-quais-os-beneficios-1.3140997
14. https://tvjornal.ne10.uol.com.br/noticias/2023/03/15429896-cha-de-quebra-pedra-para-que-serve-conheca-5-beneficios-do-cha-de-quebra-pedra-e-saiba-como-fazer.html
15. http://www.matosdecomer.com.br/2014/09/flores-com-gosto-de-cogumelo-e-que.html


Assine o Doce Limão

Você gosta do nosso conteúdo? Seja um embaixador do Doce Limão e contribua para que ele continue sendo produzido! Além disso, você tem acesso a todo conteúdo de assinante: 12 cursos online (incluindo o Cosmética Natural), palestras, vídeos, receitas, e-books, suporte e muito, muito mais.
1
mês
Assinatura mensal
R$ 20,00 /mês
Cobrança automática no cartão
Assinar
6
meses
Assinatura semestral
R$ 120,00
R$ 110,00
À vista no cartão ou boleto
Comprar
12
meses
Assinatura anual
R$ 240,00
R$ 200,00
À vista no cartão ou boleto
Comprar

 

Loja Doce Limão

Conheça e adquira todos os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão.
Aproveite nossos combos e promoções. Visite nossa loja virtual aqui.


* Conceição Trucom
 (Instagram: @conceicaotrucom) é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Planeta), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Planeta).

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

  • Agenda Doce Limão

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine