Vença a Menopausa sem TRH

Vença a Menopausa sem TRH

Ana Ban *

Mudanças de hábitos podem ser ferramentas poderosas para reduzir os desconfortos causados pelo fim da produção hormonal. Com alimentação adequada, prática de exercícios e o uso de técnicas de relaxamento é possível sim minimizar (em alguns casos zerar) os desconfortos provocados pela chegada da menopausa.

A nutricionista inglesa Maryon Stewart, autora do livro, "Vença a Menopausa sem Terapia de Reposição Hormonal" (com seu marido Dr. Alan Stewart), apresenta os resultados práticos de uma pesquisa, super coerente e assertiva, realizada com 500 mulheres. 

Quando o corpo pára de produzir o hormônio estrógeno (por volta dos 50 anos), as mulheres deixam de menstruar e ficam mais propícias a ter problemas cardíacos e descalcificação dos ossos (osteoporose). Além disso, também sofrem com ondas de calor, secura vaginal, dores de cabeça e depressão, por exemplo.

Stewart verificou que muitos desses sintomas podem ser amenizados com uma mudança na dieta e no estilo de vida - o programa proposto varia de acordo com a intensidade do problema.

O carro-chefe do tratamento são os fitoestrógenos - compostos vegetais que se transformariam em uma substância que atua no corpo de forma semelhante ao estrógeno. Esses nutrientes podem ser encontrados principalmente na soja e seus derivados, mas também existem no ginseng, no aipo, na erva-doce, nas amêndoas e nos brotos de feijão.

A dieta específica inclui ainda alimentos como as frutas, folhas e legumes, com a redução do consumo de carne, café, cigarro, açúcar, farinha de trigo e cereais refinados, álcool e chás que contêm cafeína.

A atividade física regular - três ou quatro vezes por semana - aumenta os níveis de energia, por isso é importante para combater depressão, ansiedade e insônia, elevando a auto-estima. Os exercícios musculares são a melhor escolha; porque ajudam a fortalecer os ossos e a postura.

O último ingrediente do método de Maryon Stewart é o relaxamento: se as exigências da jornada dupla já estressam as mulheres, quando a menopausa chega com suas mudanças, gera ainda mais tensão. Entre as técnicas recomendadas estão a ioga, massagens como a shiatsu e exercícios respiratórios.

Táticas de combate
Conheça algumas das recomendações de Maryon Stewart para combater sintomas específicos.

Ondas de calor - diminuir a quantidade de bebidas quentes e alcoólicas; evitar alimentos quentes e condimentados; ficar em lugares frescos nas horas mais quentes do dia; tomar suplementos alimentares como vitamina E, ginseng, magnésio e óleo de prímula.

Ansiedade e insônia - seguir as mesmas recomendações do item anterior; ingerir suplementos com vitamina B; usar técnicas de relaxamento; cortar da dieta chocolate, refrigerantes tipo "cola" e grãos como trigo, aveia e cevada (lembrando que estes mesmos grãos germinados, fermentados e brotados e são fundamentais no tratamento natural) (*) e; fazer exercícios três ou quatro vezes por semana.

Dores de cabeça - evitar comer queijos, chocolate, picles, laranja e alimentos com fermento; não tomar bebidas alcoólicas nem chá ou café; ingerir gengibre; seguir práticas de relaxamento.

Pele ressecada e flácida - consumir alimentos com linhaça germinada e derivados; usar complementos vitamínicos e minerais (melhor ainda: tomar Sucos Desintoxicantes e Luz do Sol); fazer exercícios regularmente; passar cremes hidratantes no corpo inteiro (melhor ainda as receitas Doce Limão da Aromaterapia) (*).

Secura vaginal – além das indicações acima, exercitar a musculatura pélvica; dar mais atenção às preliminares do sexo; usar lubrificantes à base de água.

Depressão - além das indicações acima, praticar exercícios aeróbicos regularmente; reservar um período do dia para relaxar e prestar atenção em si mesma.

Segundo o Dr. João Luiz de Carvalho Mattoso, ginecologista, homeopata e acupunturista responsável pela consultoria da edição brasileira do livro de Maryon Stewart, a abordagem alternativa tem valor especial para as mulheres que não podem recorrer à TRH - as que têm histórico de câncer de mama ou de útero, as que sofrem de algumas doenças circulatórias e as que têm problemas hepáticos, basicamente.

Comentários Conceição Trucom
Embora este livro da Maryon não siga a minha linha da Alimentação Desintoxicante, Crua e Viva, considero a leitura deste livro super importante, tanto que o indico pelos seguintes motivos:

- Ela fez um estudo sério, multidisciplinar, ou seja, assessorada por profissionais de diversas áreas da medicina e saúde, com 500 mulheres, muitas delas com suas terríveis histórias relatadas neste livro;

- Ela propõe e comprova que a “Terapia Holística (TH)” é possível e resolveu muitos casos, obviamente sem efeitos colaterais;

- Embora sem partir para uma alimentação com mudanças tão radicais como a Crua e Viva, ela comprovou o quanto alimentos como as carnes, frituras, açúcar, farinha branca e outros cereais refinados, álcool, café e cigarro são INIMIGOS de uma menopausa feliz; 

- Ela nos motiva para uma aproximação de nós mesmas, através da indicação de técnicas de relaxamento, respiração e prazer corporal pois esta é a verdadeira forma de compreendermos e aceitarmos nossa condição femininina e o momento do amadureciemnto: com saúde e alegria de viver...

E, este é o motivo pelo qual sugiro integrar a leitura deste livro com outro(s) que ensinem a prática da alimentação crua e viva e a desintoxicação diária.  

(*) Fonte: Revista Marie Claire – Número 108 – Março 2000

Leia também: Osteoporose

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autoria e a fonte www.docelimao.com.br 


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine