Conceição Trucom e Teresa Kam *
A cromoterapia é um tipo de terapia alternativa baseada no uso de cores que promovem o equilíbrio físico, mental e emocional. Cada cor tem uma vibração ou frequência específica e provoca uma influência determinada sobre o organismo, podendo estimular, acalmar, produzir sensação de aquecimento ou de esfriamento. Existem diversas formas de aplicação da cromoterapia, como por meio de luzes, roupas, alimentos, cristais, velas e água.
Como a cromoterapia afeta o corpo e a mente?
As cores podem exercer sua influência no nosso organismo através da visão, da exposição da pele ou até mesmo da sua mentalização. Além disso, alguns estudiosos afirmam que a água submetida a diferentes frequências coloridas absorve essas propriedades e também pode exercer influência através da sua ingestão ou de banhos. Cada cor tem uma frequência e uma vibração específica que influencia o nosso sistema nervoso, endócrino, imunológico e emocional.
As propriedades cromoterápicas de cada cor
Cada cor se apresenta sob uma vibração ou frequência específica, e pode ser usada para tratar diferentes problemas, desequilíbrios ou necessidades. Confira as propriedades de cada cor:
- Vermelho. O vermelho é uma cor estimulante, ideal para ajudar no combate à fadiga e à depressão. O vermelho estimula a circulação do sangue e os nervos, permite a liberação de adrenalina e combate os efeitos nocivos do frio. É altamente revigorante, energético e excitante. O vermelho atua sobre o sistema nervoso, dando mais confiança, coragem, iniciativa e força de vontade, fazendo superar a depressão e o cansaço. Indicado nos casos de anemia, paralisia, má circulação, pressão baixa, reumatismo, resfriado, bronquites e depressão.
- Amarelo. O amarelo atua nos sistemas nervoso central e autônomo simpático, vitaliza os neurônios favorecendo o raciocínio e a memória. Combate a preguiça funcional dos órgãos internos, estimula o fígado e os intestinos. Vitaliza o coração e todo sistema circulatório. Favorece a defesa imunológica do organismo.
- Verde. O verde é a cor média do espectro da luz visível, sendo, portanto, a cor do equilíbrio, da serenidade e da harmonia. Possui efeito calmante, refrescante e suavizante em todo o organismo, agindo como regenerador e harmonizador dos órgãos e sistemas.
- Azul. O azul é uma cor calmente. Pode ajudar a reduzir a ansiedade e combater a insônia. Possui propriedades antisépticas, refrescante e adstringente. Vitaliza as glândulas tireoide e paratireoides, além dos órgãos da garganta e do sistema respiratório. Do ponto de vista psicológico, o azul proporciona relaxamento, paz e quietude.
- Violeta. O violeta aumenta o magnetismo pessoal. Atua de modo mais tranquilizante no sistema nervoso simpático, exerce efeito calmante no coração e purifica o sangue, estimula o metabolismo do cálcio e atua na formação hormonal. É antiinflamatório, desinfetante e antiestresse. É a cor da transmutação de energias. Do ponto de vista psicológico, o violeta possui efeito curativo sobre todas as formas de neurose.
- Laranja. O laranja estimula o sistema respiratório e auxilia na fixação do cálcio. Aumenta o tônus sexual e proporciona otimismo. Além disso, possui ação antiespamódica, alivia cãibras e dores devidas à tensão e ao estresse. Do ponto de vista psicológico ajuda a remover repressões e inibições.
Como aplicar a cromoterapia
A cromoterapia deve ser aplicada pela exposição direta ou indireta às vibrações ou frequências de cada cor. Estes são os métodos de aplicação mais comuns da cromoterapia:
- Iluminação de ambientes.
- Roupas e acessórios.
- Ingestão de alimentos coloridos.
- Uso de pedras e cristais.
- Queima de velas coloridas.
- Banhos e ingestão de água armazenada em garrafas coloridas.
Evidências científicas da eficácia da cromoterapia
Existem diversos estudos científicos atestando a eficácia da cromoterapia. Selecionamos alguns:
• Effects of Pulsed-Wave Chromotherapy and Guided Relaxation on the Theta-Alpha Oscillation During Arrest Reaction. Este artigo, publicado em 2022 na revista Frontiers in Psychology, analisa os efeitos da cromoterapia com luzes pulsadas e relaxamento guiado sobre a atividade elétrica do cérebro. Os autores demonstram que essa terapia aumenta o poder das oscilações alfa e teta, que estão relacionadas ao estado de atenção e relaxamento.
• Color Therapy: Definition, Types, Techniques, Efficacy. Este artigo, publicado em 2023 no site Verywell Mind, explica o que é a cromoterapia, quais são os seus tipos e técnicas, e quais são os seus benefícios e limitações. O artigo também apresenta as cores mais usadas na cromoterapia e os seus efeitos sobre o humor e a saúde.
• A Critical Analysis of Chromotherapy and Its Scientific Evolution. Este artigo, publicado em 2005 na revista Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, faz uma análise crítica da cromoterapia e documenta a sua evolução científica ao longo dos séculos. O artigo também discute os mecanismos de ação das cores sobre o organismo e as evidências empíricas que sustentam a sua eficácia.
Cuidados e contraindicações da cromoterapia
Como toda terapia, devemos ter certas precauções ao praticar a cromoterapia. Nem todas as cores ou aplicações são adequadas para todas as pessoas ou situações, e é preciso respeitar as preferências, os momentos e as características individuais de cada um. O uso de cores inadequadas ou excessivas pode causar efeitos indesejáveis, como irritação, alergia ou desequilíbrio energético. Confira a contraindicação de algumas cores:
- Vermelho. O vermelho é contraindicado para temperamentos sanguíneos e coléricos, febre alta e hipertensão.-
- Laranja. O laranja é contraindicado para pessoas com insônia.
- Amarelo. O amarelho é contraindicado para insônia, excitação mental, nervosismo, diarreia, gastrite e alcoolismo.
- Verde. O verde não tem contraindicação, mas devemos usá-lo com prudência e não exagerar.
- Azul. O azul é contraindicado para resfriados, tremores de frio, depressão e fadiga.
Conclusão
A cromoterapia é uma terapia alternativa que promove o reequilíbrio físico e mental. Possui diversos benefícios para a saúde e seus efeitos são comprovados por vários estudos científicos. Experimente algumas das aplicações da cromoterapia em você mesmo. Comece observando a influência das cores de sua roupa em seu estado emocional. Além disso, recomendamos que você faça um teste de personalidade cromática para descobrir quais cores combinam mais com você. Também recomendamos que você procure um profissional qualificado para orientá-lo na escolha das cores mais adequadas para cada objetivo. E lembre-se: O uso das cores não dispensa o tratamento médico.
Saiba mais
- A Cromoterapia como tratamento
- Água Solarizada & Cromoterapia
(*) Teresa Kam Teng é arquiteta, consultora de Feng Shui e Radiestesia. Também aplica Reiki, Florais e Cromoterapia.
Conheça também o meu livro O poder do cérebro e da mente - Pensamento-Cultrix
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autoria e a fonte www.docelimao.com.br
Assine o Doce Limão
Assine o Doce Limão! Nossa nova plataforma está no ar com o curso inédito Farofas, Paçocas e Pipocas.
Loja Doce Limão
Conheça e adquira todos os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão.
Aproveite nossos combos e promoções. Visite nossa loja virtual aqui.
* Conceição Trucom (Instagram: @conceicaotrucom) é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Planeta), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Planeta).
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br