Pão de Sarraceno - Cruzinha Prática Doce Limão
Conceição Trucom *
A minha pergunta é: como não criaram um pão como este antes? Sem glúten, sem laticínios, sem ovos e simplesmente DELICIOSO, prático e rápido de fazer?
Bem, antes tarde do que nunca! Hehe!
Ingredientes: 1 xícara (chá) de Sarraceno hidratado por 12 horas (vira pouco mais que 1,5 xícara após hidratado), 1/2 xícara (chá) de chia, 1/2 xícara (chá) de semente de abóbora hidratadas por 1 hora (podemos usar um mix de sementes graúdas picadas), 1 colher (sobremesa) de açúcar mascavo (ou melado), 1 colher (sopa) de fermento químico, fito-sal e suco fresco de 1/2 limão. É opcional sementes de erva-doce ou folhas de orégano. Lembrando que podemos NÃO USAR o melado e fermento, porém a massa fica um pouco mais densa.
Preparo: Bater no liquidificador o Sarraceno com a chia, o melado e os saborizantes. Em separado drenar as sementes de abóbora e secar num pano seco e limpo de algodão. No caso de sementes graúdas picar grosseiramente. Passar a massa do liquidificador para uma tigela e acrescentar as sementes de abóbora e o fermento. Misturar bem e passar para uma forma de pão previamente untada e enfarinhada com a própria farinha do Sarraceno. Assar em forno a 180 graus por cerca de 30 minutos ou até sequinho no teste do garfo. Trata-se de um pão com textura densa como um pão alemão, mas ao mesmo tempo leve e macio: super saboroso!
Dicas: você pode congelar ou guardar num pano de prato na geladeira. Na hora de consumir cortar em fatias (ou cubos) e dar uma leve assada no forno ou na chapa para dar mais crocância... Delicie-se com topos salgados ou doces! Também pode-se fazê-lo colorido usando PANC (ora-pro-nobis) ou lascas de cenoura, abóbora ou beterraba.
RECEITAS EXTRAÍDAS DO LIVRO AMO ABACATE
ManAbaMan = Manteiga de Abacate com Manjericão
É importante lembrar que a manteiga de origem animal, por ser basicamente gordura e água, contém traços de caseína (a proteína dos leites animais) que, mesmo em baixa proporção, é suficiente para desencadear processos alérgicos como enxaqueca, dores abdominais, etc.
Além disso, toda manteiga de origem animal fica muito dura quando conservada na geladeira, e pode ficar muito mole se exposta por muito tempo à temperatura ambiente,
principalmente em dias mais quentes como os de verão. Esta manteiga, de origem vegetal, não oferece essas desvantagens.
Ingredientes:
• 1 xícara (chá) de folhas frescas de manjericão (sequinhas e sem os talos)
• 1/4 xícara (chá) de óleo de coco
• 1/4 xícara (chá) de azeite de abacate
• 1 colher (café) de sal integral
• gotas de sumo de gengibre (opcional)
Preparo: Leve tudo para um mixer (ou liquidificador pequeno - para liquidificador maior precisa dobrar a receita) e bata até que as folhinhas fiquem bem trituradas. Passe para potinhos pequenos, como aqueles de servir manteiga em restaurantes, e assim vá usando um a cada manhã ou lanche. O ideal é retirar da geladeira uns 2-3 minutos antes de servir. Os não usados devem permanecer na geladeira (cobertos com um plástico filme) e durarão até 7 dias. Pode-se bater o óleo de coco sólido, ou seja, não precisamos aquecê-lo para realizar o preparo da manteiga. Isso porque quanto menos aquecemos, melhor, e a batida no processador acaba sendo mais eficiente.
Dica: Esta manteiga quando derretida torna-se um azeite saborizado, ótimo para finalização e decoração de pratos como uma pizza, espaguete, carpacios ou saladas.
Manteiga natural de abacate
O abacate, com seu elevado teor de azeite, é certamente a manteiga da Mãe Terra, a manteiga vegetal mais completa da Natureza. Para a receita: retire a polpa de um abacate bem maduro, acrescente bastante salsa (ou manjericão ou coentro) picada, gotinhas de suco fresco de limão (para não oxidar) e sal integral a gosto. Amasse bem e pronto: é só passar no pão bem quentinho que acabou de sair da chapa!
Servido com manteiga Bioporã: doce ou salgada.
Servido com um de nossos queijos de grão-de-bico com amendoim cavalo: hummmmmmm!
Leia e assista: TV de BEM com a Natureza 3 - Rejuvelac
4a edição revisada e ampliada
Com 2 capítulos novos e muito mais receitas.
Clique AQUI para adquirir na loja virtual Doce Limão
Saiba como preparar As Farinhas de Sarraceno
Assine o Doce Limão
Assine o Doce Limão! Nossa nova plataforma está no ar com o curso inédito Farofas, Paçocas e Pipocas.
Loja Doce Limão
Conheça e adquira todos os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão.
Aproveite nossos combos e promoções. Visite nossa loja virtual aqui.
* Conceição Trucom (Instagram: @conceicaotrucom) é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Planeta), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Planeta).
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br
- Omelete vegano - Cruzinha Prática Doce Limão< Página anterior
- Salada de Festas - Cruzinha Prática Doce LimãoContinue lendo >
Mais nesta categoria:
Comentários e perguntas
Caro leitor,
Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.