Batata yacon

por Ligia Montalvão
A yacon é um parente distante do girassol, tem aparência de batata-doce, textura e sabor parecidos com a pera. Ela é comumente cultivada e consumida da Colômbia ao noroeste da Argentina, em altitudes de 2 a 3 mil metros.  No Brasil, até meados dos anos 80, era uma planta praticamente desconhecida, mas hoje podemos encontrá-la facilmente em feiras e supermercados.
Esse tubérculo é pobre em calorias e em açúcares mono e dissacarídeos, que elevam os níveis de açúcar no sangue, por isso, a yacon é utilizada para ajudar quem tem distúrbios de glicemia. Além disso, ela estimula a saúde do cólon e ajuda na absorção de cálcio, magnésio e vitaminas do complexo B. A yacon ajuda a regular a flora intestinal e melhora o crescimento de certos probióticos (bifidobactérias e algumas espécies de lactobacilos), auxiliando assim a reduzir a prisão de ventre. Contém quantidades significativas de potássio e antioxidantes e baixas quantidades de proteínas e lipídeos. Por seu alto valor antioxidante, a yacon é benéfica na redução de danos causados por radicais livres no corpo, especialmente no cólon.
 
O principal nutriente encontrado na batata yacon é o frutooligossacarídeo (FOS). A maioria das batatas e outras raízes armazenam carboidratos como o amido, mas a yacon armazena carboidratos tipo FOS, um subgrupo da inulina. O corpo humano não tem enzimas para hidrolisar o FOS, então ele passa pelo trato digestivo em sua maior parte não metabolizado, fornecendo poucas calorias. A porção não digerida serve de “alimento” para as bactérias benéficas (bifidobactéria e espécies de lactobacilos), estimulando o crescimento e atividade das bactérias intestinais. O FOS ajuda o intestino a funcionar melhor e faz com que haja menor absorção de carboidratos/glicose pelo organismo, não permitindo a elevação da glicemia sanguínea, ajudando no tratamento e na prevenção de diabetes, diminuição da síntese de carcinógenos, diminuição do risco de câncer de cólon e de infecções bacterianas, além de prevenir e tratar diarreias, já que os produtos da fermentação agem suprimindo a atividade de bactérias nocivas, como Escherichia coli, Streptococcus fecalis e Proteus, além de atuar também no aumento do bolo fecal no intestino delgado e com a diminuição do pH local, pode favorecer o aumento da absorção de minerais, prevenindo osteoporose, inchaço, câimbras e hipertensão arterial.
 
A yacon ajuda a controlar os níveis de colesterol e triglicérides do corpo, assim como a gordura do metabolismo em geral. Contém gliconutrientes (açúcares essenciais ou polissacarídeos) e ajuda a estimular o sistema imunológico. Estudos têm demonstrado que após o consumo dessa batata há uma diminuição nos níveis de açúcar do sangue. Isso acontece porque diferente da maioria dos tubérculos, a yacon é composta principalmente por inulina ao invés do amido, e este carboidrato realmente diminui os níveis de glicemia e de insulina no sangue. As folhas da batata também têm efeito hipoglicemiante, por ser rica em fibras.
 
A batata yacon pode ser consumida crua em fatias, incorporada em saladas ou em sucos. Experimente bater no liquidificador duas fatias generosas da yacon com algumas folhinhas de hortelã ou manjericão e suco de meio limão, fica uma delícia. Você também pode utilizar 1 fatia de yacon batida com um copo de suco qualquer. Isso faz com que o suco tenha uma carga glicêmica menor, liberando menos quantidade de insulina, ajudando no emagrecimento e na prevenção de diabetes. Mas, é claro, não esqueça que para usufruir dos benefícios, você precisa aliar a yacon à uma dieta saudável e equilibrada.
 
Referências:
- Livro: Superalimentos – A Alimentação e os remédios do futuro, de David Wolfe
 

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

  • Agenda Doce Limão

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine