Alimentação
Bloqueador de amargor (e da capacidade de amar)
Conceição Trucom *
Repasso, mesmo assustada com este tipo de pesquisa e seus propósitos.
Quem já assistiu à minha palestra sobre A Evolução Humana x Sabores, irá cair da cadeira diante de tamanho absurdo. Mas, essa pesquisa e matéria, são evidências do quanto o homem está 'doente de prepotente', quando se julga (e acredita) ser tecnologicamente evoluído.
Quanto mais temos provas de que estamos na contra-mão da natureza, mais surgem profissões e pesquisas, insistindo em burlá-la...
O triste é que existe um mercado ávido que absorve este tipo de abordagem no sense da vida.
Alerta aos naturalistas e ecológicos: precisamos acordar e contagiar mais pessoas. Desintoxicar-se é URGENTE!!!
Porque, logo, logo, sem orar e vigiar, vamos ingerir alimentos cada vez mais pobres em nutrientes e ricos em sabores atrativos, porém sintéticos e avassaladoramente destrutivos.
Vamos à matéria e as distorções da realidade:
Cientistas prometem o fim do amargor nos alimentos
Alívio para crianças e adultos sensíveis ao gosto amargo de alimentos e
medicamentos: cientistas descobriram um bloqueador de amargor. A descoberta
foi divulgada no encontro da American Chemical Society, uma das maiores
conferências científicas de 2011.
Pesquisadores descobriram uma forma de acabar com a cara feia que vem logo após o gosto amargo de um remédio. Eles criaram uma substância capaz de bloquear a percepção do amargo de alguns medicamentos e alimentos. A substância, chamada de GIV3727, inibiu os receptores gustativos do amargo na língua das pessoas. Os criadores da substância acreditam que, além de facilitar o uso de certos medicamentos, a substância pode ajudar para uma dieta mais saudável e rica em vegetais.
A substância se liga aos receptores gustativos e impede que eles sejam ativados por moléculas das substâncias amargas. “Este bloqueio não é permanente, dura apenas enquanto a comida ou a bebida com bloqueadores está na boca e a idéia é que seja um efeito efêmero e não permanente”, disse ao iG Ioana Ungureanu, pesquisadora da Givaudan Flavours Corp., empresa que fez os testes e pretende comercializar o produto.
A língua é composta por diversas células gustativas que contém receptores específicos para os sabores que fazem parte do paladar humano: amargo, doce, salgado e azedo. Os pesquisadores identificaram 27 receptores diferentes para diferentes graus de amargor.
De acordo com Ioana, o bloqueador de amargor pode também contribuir para a dieta mais saudável entre as pessoas, visto que o amargo não está só em medicamentos e adoçantes, mas também em alguns alimentos: “Vegetais verdes, como espinafre e brócolis embora sejam excelentes fontes de cálcio e outros nutrientes importantes para uma boa saúde, têm sabor mais amargo”, afirmou.
“Acredito que estes compostos irão ajudar as pessoas com sensibilidade elevada a sabores amargos a ter uma vida mais confortável e ter mais liberdade na escolha de alimentos ou bebidas. Em outras palavras, eles não vão ter medo de provar uma bebida de baixa caloria, porque eles sabiam que da última vez que tentou fazê-lo o gosto foi horrível. Além disso, existem tantos medicamentos que são extremamente amargos, aqui a vantagem é óbvia”, disse.
Ioana afirma que a sensibilidade para os alimentos é variável de uma pessoa para outra e isto se dá, em parte, pela genética. Ela explica que de acordo com estimativas quase 25% da população têm elevada sensibilidade a alimentos amargos. Para a pesquisadora, são eles que vão se beneficiar mais do novo produto.
Fonte: Maria Fernanda Ziegler, Portal iG São Paulo em 04/04/2011
Leia mais: Os 6 Sabores & As qualidades das atitudes humanas
Aditivos alimentares & Temperos I - o Sal
Loja Doce Limão Conheça e adquira todos os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão.Assine o Doce Limão
Assine o Doce Limão! Nossa nova plataforma está no ar com o curso inédito Farofas, Paçocas e Pipocas.
Aproveite nossos combos e promoções. Visite nossa loja virtual aqui.
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br
* Conceição Trucom (Instagram: @conceicaotrucom) é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Planeta), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Planeta).
- Vídeos: Teor de açúcar e gordura nos alimentos< Página anterior
- Mãe: Amamentação, um novo olhar - Parte 2Continue lendo >
Mais nesta categoria:
Comentários e perguntas
Caro leitor,
Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.