Dr. Joel Fuhrman *
Tristeza pela doença ou perda de uma criança... é o temor de cada pai ou mãe. Porém, como sociedade, criamos um meio ambiente onde, de acordo com a CDC (Centro de Controle de Doenças E.U.A), a geração atual NÃO sobreviverá à de seus pais!
Os hábitos de uma dieta alimentar pobre que são impostos pelos pais estão contribuindo com obesidade, doenças crônicas e saúde precária. Estão também criando uma base para câncer, comportamento violento e morte prematura na vida adulta.
Nossas crianças merecem mais de nós. É hora de nos levantarmos como um grupo na sociedade e tomar conta de nossas crianças! Vamos evitar a destruição do futuro deles com comida – algo que podemos fazer e controlar. Melhor ainda, vamos dar a eles uma oportunidade decente de lutar por um futuro mais promissor.
Nutrição pobre tem um efeito devastador na saúde durante toda a vida. Comida de terceira categoria é uma ameaça à vida!! Observem alguns números...
• A CDC calcula que 1/3 das crianças nascidas em 2000 irão desenvolver diabetes tipo 2 durante sua vida, e que as crianças nascidas em 2000 poderão não sobreviver a seus pais. Vocês podem imaginar a tragédia quando uma criança morre em idade média por uma doença causada pela dieta alimentar.
• Níveis de sobrepeso e obesidade dobraram em crianças e triplicaram em adolescentes nos últimos 20 anos. Estas crianças também sofrem pressão social por estarem com sobrepeso.
• Obesidade em crianças aumenta o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, asma, problemas nas articulações, apnéia do sono, puberdade prematura e vários tipos de câncer.
• Sinais de arteriosclerose podem ser comprovados cedo em crianças.
• A maioria dos cânceres em adultos está ligada a nutrição pobre na infância.
Negligência e ignorância dos pais não podem ser desculpadas.
Quando acontece uma coisa tão simples e básica, com um impacto tão grande na qualidade de vida de uma criança, não existe escusa alguma para esta negligência. Da mesma forma que o médico jura “não fazer dano” durante o tratamento de seus pacientes, os pais também deveriam jurar que “não farão dano” com a escolha das comidas oferecidas a suas crianças.
De alguma forma não registramos que, permitindo que nossas crianças comam comida de segunda, estamos criando um meio ambiente que as levará a doenças infantis, cânceres na vida adulta e, em termos gerais, uma vida de baixa qualidade. Ignoramos os perigos de algumas destas comidas e, o que é pior, até certo ponto, endossamos um comportamento potencialmente muito perigoso para eles – até com risco de vida!
Nós somos os pais e temos que assumir o controle da saúde de nossos filhos! E mais, estamos no controle total das comidas que provemos e do exemplo que damos a eles. Em resumo, nós podemos ter um impacto importante na futura saúde de nossos filhos. Com as férias que estão chegando e a prevista inundação de doces e guloseimas – por favor, arme-se com a informação crítica de como proteger a saúde de seus filhos, tanto mental como física, alimentando-os bem e educando-os sobre o poder das comidas.
* Dr. Joel Fuhrman é um médico americano e autor do livro Proteja a saúde de seus filhos - Editora Campus. Texto extraído do site Sítio a Boa Terra. Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autoria e a fonte.
Loja Doce Limão Conheça e adquira todos os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão.Assine o Doce Limão
Assine o Doce Limão! Nossa nova plataforma está no ar com o curso inédito Farofas, Paçocas e Pipocas.
Aproveite nossos combos e promoções. Visite nossa loja virtual aqui.