Farofa Literária
Farofa Literária EP02 - BUMBA MEU BOI
Guilherme Trucco e Conceição Trucom
Bumba meu boi ou boi-bumbá é uma festa do folclore popular brasileiro, com personagens humanos e animais fantásticos, que gira em torno de uma lenda sobre a morte e ressurreição de um boi.
Chega mais porque todos são mega importantes nesta festa... Precisamos transbordar tanta história, cultura popular e valor à nossa pluralidade de povos, etnias, territórios, biomas e culinária. Abre alas meu povo: precisamos passar e contagiar com farofas e cultura oral falada, recitada, orada, cantada e dançada... Cultura na Veia, da Vida pulsante e Viva...
A simplicidade será sempre o TOM para CONTAR de tristezas e riquezas, de profanos e religiosidades... Eu farofo e o Guilherme conta...
Segundo Câmara Cascudo, “não há auto dramático que se assemelhe ao Bumba Meu Boi em qualquer literatura oral do mundo, pela vastidão do complexo etnográfico, documentário inapreciável de informação, arquivo verbal de sinceridades registradas anominalmente”. Cada estado, cada município ou região possui suas figuras, suas danças e suas músicas. O Bumba Meu Boi do Maranhão trata-se de um dos mais belos e plurais.
Neste episódio 02 que venha este BOI feliz, festeiro, encantado! E que venha uma farofa de encantar todos os paladares e ingredientes típicos da amazônia, integrados com outros deste Brasil continental...
Ingredientes: 1 1/2 xícara (chá) de farinha de mandioca crua + 1 xícara (chá) de castanha do pará ralada (processada na lâmina S do processador) + 2 colheres (sopa) de pipoca de linhaça com gergelim (VER RECEITA ABAIXO) + 2 colheres (sopa) de azeite de oliva (poderia ser de coco) + 1 xícara (chá) de folhas de mostarda picada e repicada + 1 xícara (chá) de agrião picado + 1 xícara (chá) de abacate em cubos + Sal integral.
Se eu tivesse o JAMBU faria tudo igual mas colocaria 1/2 xícara (chá) dele
previamente branqueado (fervido por 3 minutos e lavado rapidamente em água fria).
Saiba mais sobre o jambu no rodapé desta página.
Preparo: Em uma frigideira ou panela espaçosa (isso, festa popular precisa de espaço), ideal esta que usei que é de cerâmica anodizada para evitar o uso de muito óleo, coloque o azeite e deixe dar uma aquecida. Na sequencia acrescente a farinha crua e o sal e comece a fritá-la, mexendo bem com uma colher de pau.
Quando ela começar a dourar, acrescente a farinha de castanha do pará e a pipoca. Misture bem e acerta o tom de sal.
Acrescente então as folhas e misture por 1-2 minutos. Desligue o fogo e acrescente finalmente os cubos de abacate. Misture, teste o tom de sal e lá vamos nós celebrar esta festa.
Mas ela é gostosa fria ou requentada: vixe Maria... é gostosa de qualquer jeito e à qualquer hora...
PIPOCA DE LINHAÇA E GERGELIM
Ingredientes: 1 xícara (chá) de semente de linhaça, 1 xícara (chá) de semente de gergelim branco, 1 colher (chá) de azeite (opcional), 2 colheres (chá) do nosso sal integral. Importante lembrar que as sementes são secas, ou seja, não precisam ser previamente hidratadas.
Preparo: Colocar todos os ingredientes numa pipoqueira e ficar mexendo por cerca de 10-15 minutos para não deixar queimar. Como elas não estouram flor, simplesmente pipocam (ouça e observe), caso você tenha dúvida sobre o momento de finalizar, experimente uma pequena porção. Depois de pronta passar para um frasco de vidro com tampa.
Validade: 1 mês.
Deliciosa para comer como um lanche, mas também sobre canapés, saladas, na cobertura de tortas, quiches ou pizzas e até na massa de pães, biscoitos e tortas.
Consulte sobre outra receita de farofa maranhense
em Prato Cheio: lavando a roupa suja
JAMBU = Acmella oleracea
Saiba mais na wikipedia
Planta cultivada na região norte do país, onde é utilizada como condimento culinário amazônico, principalmente para ao preparar o famoso “molho-de-tucupi”. As folhas e inflorescência são empregadas na medicina caseira na região norte do país, para tratamento de males da boca e garganta, além de tuberculose e litíase pulmonar. As folhas e flores quando mastigadas dão uma sensação de formigamento nos lábios e na língua devido sua ação anestésica local, sendo por isso usada para dor-de-dente como anestésico e como estimulante do apetite. O chá das folhas e inflorescência é empregada também, contra anemia, escorbuto, dispepsia e como estimulante da atividade estomáquica. A substância responsável pela ação anestésica na mucosa bucal é uma isobutilamida denominada espilantol. Na sua composição química, além de espilantol, são citados a espilantina,afinina, colina e fitosterina.
COMPLEMENTE TUDO ISSO COM: As festas profano-religiosas. EP02: BUMBA MEU BOI do Maranhão
Farofa Literária - EP01 - Congada
As festas profano-religiosas. EP01: A CONGADA
Guilherme Trucco é escritor paratiano, sua obra é inteiramente dedicada a explorar a cultura popular da brasilidade, e seus desdobramentos profundos, através de uma literatura ficcional voltada para o Realismo de Encantaria, uma mistura à brasileira de realismo mágico, realismo animista e o surrealismo. É autor dos livros de ficção: Saída Bangu, Vocês vão ter que me engolir, e Nó na Garganta, além de ser colunista no portal Ludopédio.
Seu Blog: https://www.guilhermetrucco.com e seu Instagram: @gui_trucco
Assine o Doce Limão
Assine o Doce Limão! Nossa nova plataforma está no ar com o curso inédito Farofas, Paçocas e Pipocas.
Loja Doce Limão
Conheça e adquira todos os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão.
Aproveite nossos combos e promoções. Visite nossa loja virtual aqui.
* Conceição Trucom (Instagram: @conceicaotrucom) é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Planeta), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Planeta).
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br
- As festas profano-religiosas. EP02: BUMBA MEU BOI< Página anterior
- Prato Cheio: lavando a roupa sujaContinue lendo >
Mais nesta categoria:
Comentários e perguntas
Caro leitor,
Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.