Quais são os melhores chás para a saúde?

Por Maria Cohut, Ph.D. *
Em: Medical News Today - 16.03.2018
Tradução especial para Doce Limão: Professional Translations

É provável que todos nós tomemos uma xícara (quente) de chá - ou infusão de ervas - pelo menos de tempos em tempos, se não diariamente. Mas quais são os benefícios para a saúde mais importantes que alguns desses chás podem nos trazer? Continue lendo para saber mais sobre os melhores chás para a nossa saúde. 

Vem chegando o outono-inverno e as bebidas quentinhas apetecem. Mas chás e infusões de ervas são apreciados há muito tempo por seus alegados benefícios à saúde, mas o que a pesquisa tem a dizer? 

"O chá começou como um medicamento e se transformou em uma bebida", escreve o estudioso japonês do século XIX Okakura Kakuzo em sua famosa publicação The Book of Tea. Neste livro ele fala longamente sobre a história do chá e a filosofia da tradicional cerimônia do chá japonesa. 

Kakuzo estava correto: pesquisas modernas sobre a história do consumo do chá no mundo confirmam que essa bebida não era originalmente consumida por prazer ou como um auxílio à atenção plena. 

Em vez disso, como mostra o professor Victor Henry Mair - da Universidade da Pensilvânia, na Filadélfia - em “A verdadeira história do chá”, no início de sua história, a planta do chá (Camellia sinensis) tornou-se popular por suas propriedades medicinais. 

As principais variedades da planta do chá - Camellia sinensis sinensis e Camellia sinensis assamica - são responsáveis ​​pela maioria das infusões de chá com as quais estamos acostumados: chá preto, chá verde, chá branco e chá oolong. 

Existem muitos outros tipos de chás e infusões que usam várias outras plantas, como Aspalathus linearis, que é mais conhecido como "rooibos" ou "redbush"

Neste artigo apresentaremos uma visão geral dos cinco principais chás que podem beneficiar sua saúde.

1. Chá Verde 

Um dos favoritos entre os bebedores de chá em todos os lugares, o chá verde é elogiado por suas propriedades medicinais há anos. Alguns estudos recentes já confirmaram alguns desses benefícios, sugerindo que o chá verde pode proteger vários aspectos de nossa saúde. 

Para começar, descobriu-se que esta bebida aprimora o funcionamento cognitivo. Um estudo relaciona este chá com uma melhor memória no trabalho diário. 

Pesquisadores do Hospital Universitário de Basileia, na Suíça, descobriram que pessoas saudáveis ​​que concordaram em consumir um refrigerante contendo 27,5 gramas de extrato de chá verde exibiram atividade mais intensa em áreas do cérebro ligadas à memória do trabalho. 

Os participantes que ingeriram o extrato de chá verde apresentaram melhor conectividade entre os lobos frontal e parietal do cérebro, que são duas regiões envolvidas nos aspectos de aprendizado, processos de memória e da tomada de decisões. 

Os benefícios para a saúde trazidos pelo chá verde têm sido associados ao seu conteúdo de poli fenóis, que são micronutrientes com propriedades antioxidantes. Essas substâncias podem proteger contra a ação dos radicais livres, que induzem o tipo de dano celular relacionado com o envelhecimento. 

Um estudo de 2017 publicado no Journal of the American Chemical Society descobriu que um desses poli fenóis encontrados no chá verde - chamado galato de epigalocatequina - pode diminuir o risco de doença de Alzheimer, interagindo com os "blocos de construção" que formam as placas beta-amilóides. 

Um acúmulo dessas placas no cérebro é típico no Alzheimer e prejudica a sinalização das células cerebrais. O estudo sugere que o galato de epigalocatequina pode impedir a formação de placas beta-amilóides, ajudando a manter a doença de Alzheimer afastada. 

Também se diz que esse mesmo poli fenol do chá verde diminui o crescimento de células tumorais de certos tipos de câncer, como o câncer de pâncreas. 

Uma pesquisa liderada pelo Instituto de Pesquisa Biomédica de Los Angeles, na Califórnia, mostrou que o galato de epigalocatequina pode interromper o metabolismo das células cancerígenas do pâncreas, prejudicando seu crescimento.

2. Chá de Jasmim 

O que chamamos de "chá de jasmim" é um tipo de bebida que geralmente possui chá verde em sua base, ao qual são adicionadas flores de jasmim para um aroma enriquecido. O chá de jasmim é um componente importante da dieta de uma das populações de vida mais longa do mundo. 

Mas os benefícios do chá de jasmim não se devem apenas aos efeitos antioxidantes da planta do chá, pois as flores de jasmim também trazem suas próprias propriedades medicinais para a mistura. 

No livro Ikigai (O segredo japonês para uma vida longa e feliz), os autores Héctor García e Francesc Miralles observam que os habitantes de uma comunidade saudável e de vida longa na Prefeitura de Okinawa no Japão são bebedores ávidos de Sanpin-cha, uma mistura especial de chá verde e jasmim. 

"Os okinawanos bebem mais Sanpin-cha do que qualquer outro tipo de chá", eles escrevem, sugerindo que essa mistura pode ter um papel importante em manter os habitantes de Okinawa saudáveis ​​e mentalmente ágeis até avançada idade. Isso pode ocorrer porque, como a planta do chá, as flores de jasmim contêm antioxidantes - que podem proteger as células dos danos relacionados à idade. 

O próprio jasmim tem sido associado à melhoria do bem-estar físico e diz-se que reduz o impacto do estresse. É por isso que alguns pesquisadores experimentaram compostos derivados desta planta na busca de melhores terapias. 

Por exemplo, o professor Eliezer Flescher - da Universidade de Tel Aviv, em Israel - observou que o metil jasmonato, um composto obtido a partir do ácido jasmônico, encontrado na planta do jasmim, induz a morte de células cancerígenas do colo do útero. 

E, se você gosta de beber chá de jasmim simplesmente porque ama o cheiro, existe realmente uma boa razão que reforça essa ideia. Uma pesquisa publicada no European Journal of Applied Physiology explicou que o cheiro do chá de jasmim é calmante, capaz de acalmar os nervos e capaz de ajudar a regular o humor.

3. Chá de Rooibos 

Este chá (bastante difundido no Portugal) é outro tipo de chá com propriedades antioxidantes que é preparado a partir da planta Aspalathus linearis, nativa da África do Sul. O chá rooibos pode proteger a saúde do fígado. 

Pesquisas têm sugerido que os efeitos antioxidantes dos rooibos são semelhantes, se não tão fortes quanto aos do chá verde. 

Um estudo recente realizado com camundongos sugeriu que os antioxidantes do chá de rooibos podem proteger o fígado do estresse oxidativo, ajudando a tornar esse órgão mais resistente a danos induzidos. 

Os pesquisadores que conduziram o estudo observaram que suas descobertas sugerem que o chá de rooibos ou suplementos alimentares derivados de rooibos podem oferecer um impulso útil à saúde. 

"Os resultados deste estudo sugerem que a ingestão diária de chá de rooibos não fermentado ou um suplemento comercial derivado de rooibos pode beneficiar a saúde humana, fornecendo ao fígado uma capacidade antioxidante aprimorada para reduzir os danos induzidos por tóxicos". 

Além disso, o rooibos também foi citado como útil na redução da pressão sanguínea e no relaxamento dos músculos tensos, sugerindo que o ingrediente ativo nesse caso possa ser um dos flavonóides (pigmentos) que ele contém, o crisosseriol

Ao contrário do chá verde ou preto, o rooibos não contém cafeína, por isso não terá os mesmos efeitos estimulantes. Isso torna seguro beber bem à noite.

4. Chá de Hibisco 

As pessoas que apreciam o sabor refrescante de uma bebida mais azeda podem estar familiarizadas com as infusões de ervas de hibisco, uma planta cujas flores podem ser usadas não apenas para fazer bebidas revigorantes, mas também para dar um "empurrão" sutil em saladas, ou como uma decoração elegante para pratos sofisticados. 

O chá de hibisco é um antioxidante e pode trazer benefícios cardiovasculares. A variedade mais usada é o Hibiscus sabdariffa, também conhecido como "rosela". 

Para o chá ou "tisane" (chá de ervas) - normalmente são usados seus cálices - embora outras partes da planta, como folhas, sementes e raízes, sejam seguras para consumo também. 

Estudos sugerem que extratos de folhas de hibisco ou de cálice de hibisco, têm efeitos antioxidantes e antitumorais. 

Portanto, eles podem proteger contra a ação do envelhecimento causada pelos radicais livres em nível celular, além de combater certos tipos de células de leucemia. 

O chá de hibisco também tem sido associado a benefícios cardiovasculares, ajudando a regular a pressão arterial sistólica e diastólica - ou seja, a pressão arterial durante e no meio dos batimentos cardíacos, respectivamente. 

Embora não seja tão comumente usado para fazer chá, as folhas de hibisco também foram ligadas repetidamente a uma ampla variedade de benefícios à saúde. Assim, os poli fenóis das folhas de hibisco podem ajudar a induzir a morte de células tumorais no câncer de pele, de acordo com um estudo de 2015. 

Outro estudo do mesmo ano também argumentou que os extratos de folhas de hibisco poderiam inibir a ação das células cancerígenas da próstata.

5. Chá de limão verbena (trata-se de uma planta com este nome)

Outro chá de ervas cujas propriedades medicinais são cada vez mais reconhecidas é o feito de Verbena de limão, cientificamente chamada de Aloysia citrodora. 

É dito que infusões da verbena de limão ajudam no controle de peso. É o primo com sabor cítrico de uma planta mais conhecida que tem sido usada em infusões de ervas há anos: a Verbena officinalis. 

Infusões feitas com verbena de limão são ótimas para quem, prefere um aroma cítrico mais sutil em suas bebidas quentes, do que o forte sabor limão das misturas de chá cítricas comumente comercializadas. 

Estudos mostraram que os poli fenóis desta planta podem diminuir a formação de ácidos graxos, indicando seu uso potencial no tratamento de problemas de saúde relacionados à obesidade. 

Os pesquisadores também têm sugerido que os extratos de limão verbena podem ajudar a diminuir os níveis de marcadores inflamatórios no sangue de algumas pessoas com esclerose múltipla. 

"Os resultados demonstram que a suplementação com extratos de limão verbena pode afetar o perfil de citocinas [marcadores de inflamação], dependendo do subtipo clínico", concluem os autores do estudo. 

Tomar uma xícara de chá - ou tisana - de escolha pessoal pode ser uma maneira agradável de dedicar algum tempo à estimular de maneira sutil o bem-estar físico e mental. 

Mas lembrar que, como diz o ditado, "uma andorinha não faz no verão", e os benefícios de saúde mais potentes são melhores quando se leva um estilo de vida saudável integral. 

Vamos aos chás formulados pelo Doce Limão
Disponíveis na Nova Loja Doce Limão

Chá 4 Ervas - Harmonizador do Feminino

Composição: Cavalinha (harmoniza os rins e líquidos corporais) – Folha Amoreira (equilibra hormônios) - Menta (refresca e acorda) – Hibisco (energiza, relaxa e acolhe o feminino).

Forma de preparo: pese partes iguais destas 4 ervas e misture. Guarde em frasco de vidro com tampa, idealmente na geladeira. Aqueça 1 xícara de água filtrada até quase fervura. Desligue o fogo e acrescente 1 colher (sobremesa) da mistura de 4 ervas. Tampe a chaleira e deixe em infusão por 10 minutos. Coe sobre uma linda xícara, sirva morno ou frio. Desfrute da beleza e calor da xícara enquanto toma calmamente seu delicado chá aromático. Tome 1 xícara pela manhã e uma à tarde ou noite.  

Tratamento: ideal para harmonizar todas as síndromes do feminino. Desde as dores ou volumes menstruais, até os desequilíbrios hormonais. Importante associar com a prática da aromaterapia onde os óleos essenciais como os de lavanda, gerânio, bergamota, limão e sálvia são os mais indicados. Consuma este chá por 1 mês e dê um intervalo de 1 mês para o organismo aprender a administrar sua cura sozinho. Repita por mais 1 mês caso sinta necessário ou cada 3 meses. Ah! Ele pode ser usado também no preparo dos sucos desintoxicantes.

CHÁ Digestivo 7 ervas + limão - Desintoxicante - Diurético - Emagrecedor

Trata-se da mistura de 7 ervas + limão que, em primeiro plano tem ação DIGESTIVA quando ajuda no metabolismo da digestão, favorecendo na plena quebra dos alimentos até suas frações nutricionais básicas, como também na maior assimilação de seus nutrientes.

Ingredientes - misture 50 gramas de cada uma das seguintes ervas secas: carqueja doce (opção: carqueja comum, porém o chá terá sabor mais amargo), hortelã (serve qualquer representante das mentas), melissa (opções: dente de leão ou erva cidreira), camomila, erva-doce, capim-limão e boldo do Chile. Coloque em um frasco de vidro com tampa e mantenha em local fresco e sombreado.

Preparo: coloque 1 litro de água filtrada para ferver. Corte 1 limão médio INTEIRO (casca + polpa - qualquer variedade) em rodelas. Segundos antes de iniciar a fervura da água acrescente o limão fatiado e 1 colher (sopa) da mistura das 7 ervas. Desligue o fogo e tampe a chaleira. Deixe em infusão por 10 minutos. Ao deixar as ervas dentro da infusão por todo o dia, seu sabor será bem amargo. Porém, recomendo seja feito desta forma por pelo menos os 7 primeiros dias do tratamento para facilitar a limpeza intensiva do sistema hepático. No caso de diabéticos, recomendo sempre seja feito desta forma, para acelerar a doçura interna e não ser dependente da doçura externa.

Tome este chá (morno ou fresco) ao longo do dia como se fosse água.

Tratamento: consuma este chá por 1 mês e dê um intervalo de 1 mês para o organismo aprender a administrar sua cura sozinho. Repita por mais 1 mês caso sinta necessário ou cada 3 meses. Ah! Ele pode ser usado também no preparo dos sucos desintoxicantes.

Os chás formulados pelo Doce Limão
Disponíveis na Nova Loja Doce Limão


Assine o Doce Limão e ajude a AAO

Neste mês de junho, 50% do primeiro pagamento das assinaturas abaixo serão doados para a Associação de Agricultura Orgânica - AAO. Assine, faça parte do Doce Limão, e ajude a AAO a atravessar esta crise!
3
meses
Assinatura trimestral
R$ 60,00 
Cobrança automática no cartão
Assinar
6
meses
Assinatura semestral
R$ 120,00
R$ 110,00
À vista no cartão ou boleto
Comprar
12
meses
Assinatura anual
R$ 240,00
R$ 200,00
À vista no cartão ou boleto
Comprar

 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 


* Conceição Trucom
 é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Alaúde), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Alaúde).

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine