Estes são os melhores horários para cada tipo de alimento

Conceição Trucom & Daia Florios 

O “quando” comer pode ser tão importante como o “que” comer !

Isto pode ajudar a explicar por que as pessoas que dormem e comem fora de fase com seus relógios circadianos estão em maior risco de desenvolver obesidade, diabetes e síndrome metabólica. 

 

Segundo os conhecimentos das ancestrais Medicinas Hindu Ayurvédica e Tradicional Chinesa, acredita-se que cada órgão tenha o seu próprio relógio, ou seja, uma hora em que ele está no seu máximo de funcionalidade. É propriamente naquela faixa horária que a energia (Chi) penetra e circula mais e melhor em determinado órgão.

Um distúrbio ou uma doença que aparece com freqüência (ou sempre) na mesma hora em que a energia é máxima em um determinado órgão, fornece ao especialista indicações muito úteis para entender como diagnosticar e agir em cada caso.
 
Mas ambas são primorosas em lembrar que a melhor hora para deixar o organismo em repouso, evitando grandes esforços digestivos, é após o pôr do sol, em geral entre as 18 e 20 horas, dependendo da estação do ano. É primoroso ir dormir no máximo às 22 horas, portanto ter 2 horas entre a última refeição e o ir dormir, repousar.
 
Minha avó, na verdade as avós falam: vai dormir para crescer...
Santa verdade! Santa SABEDORIA!
 
Porque é durante à noite que o organismo aproveita para crescer, cicatrizar, regenerar, curar. Então, à noite o ideal evitar fermentações, dificuldades digestivas, alimentos muito gordurosos, proteicos e industrializados.
 
As melhores sugestões são refeições líquidas ou cremosas, as famosas sopas, com legumes e folhas, raízes pobres de amido, temperos suaves com ervas (TV de Bem 15 - Sobre Ervas Carminativas), um teco de sal, gotas de limão. Para onívoros: evite proteínas de origem animal, queijo, carne, ovo. Para quem é vegano: evite farinhas (integral e refinadas), feijões, sementes oleaginosas como a linhaça e chia com moderação, e aquelas muito oleaginosas (castanha do pará e macadâmia) evitar.
 

Sopas cremosinhas, quentinhas e DETOX: alimentam todos os órgãos e a ALMA.innocent

E as frutas? São tão leves, frescas, inocentes...

Bem, comer fruta à noite de forma esporádica, ou bem selecionada e moderada, não será prejudicial para a sua saúde, mas é importante compreender que se deseja perder peso, melhorar sua digestão e microbiota, esta não é uma boa opção. Se fizer isso de forma frequente, o ideal seria ingerir estes alimentos 1 hora antes do jantar, nunca antes de dormir, para evitar fermentações e melhorar seus efeitos sobre seu corpo.

Veja agora um breve resumo dos órgãos
em relação ao seu melhor horário:

Por Daia Florios

3:00-05:00 PULMÃO

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, o pulmão é o primeiro órgão a se "levantar". Responsável por levar a energia - Chi - para todo o corpo e também para direcionar o sangue e, portanto, o oxigênio nos órgãos. 

Não é coincidência que este é o melhor horário para meditar, respirar... ao ar livre pleno do prana da manhã. A base da meditação é a respiração lenta e profunda.

5:00-07:00 INTESTINO GROSSO

Este é o melhor horário para esvaziar o intestino, porque é o horário de força máxima nesse órgão e, portanto, a hora em que ele tem uma melhor capacidade de expelir as toxinas, os excessos do organismo. Nesta hora é ótimo beber água morna, tomar aquela beberagem do limão com uma pitada de sal.

7:00 - 09:00 ESTÔMAGO

O estômago tem a função de digestão, em especial de proteínas. Nesta hora do dia, quando a energia do estômago está ao máximo, deve-se fazer uma boa refeição matinal.

9:00-11:00 BAÇO

O baço é um órgão extremamente importante porque transforma alimentos em energia para todos os órgãos. Se você não tiver feito uma boa refeição matinal, o baço é incapaz de fazer o seu trabalho bem e você pode ter a energia reduzida. Mas ainda há tempo: mesmo neste horário ainda é indicado uma refeição matinal: uma fruta, um suco verde, uma vitamina cremosa.

11:00-13:00 CORAÇÃO

Esta é faixa horária do coração na qual deve ser evitado todo tipo de estresse físico. É o momento perfeito para fazer uma pausa, almoçar e relaxar. Neste horário é desaconselhável fazer exercício físico intenso e ficar em ambiente muito quente.

13:00-15:00 INTESTINO DELGADO

Esta é uma fase importante, porque se está assimilando o almoço para obter o máximo da energia do que você comeu e, portanto deve-se evitar o trabalho pesado ou mentalmente estressante. A primeira parte desta faixa horária é ainda um um bom momento para se alimentar.

15:00-17:00 BEXIGA

Este é o melhor momento para fazer as coisas mais importantes e difíceis do dia, como estudar e dar o seu melhor no trabalho. Claro, se você estiver bem alimentado e hidratado para seguir o restante da jornada.

17:00-19:00 RINS

Os rins são fundamentais para a medicina tradicional chinesa, são particularmente relacionados à energia. É esse o momento em que começamos a sentir a energia baixando, o cansaço chegando. Neste caso, comer algo salgado (não muito) pode estimular os rins em suas funções.

19:00-21:00 PERICÁRDIO

O pericárdio está intimamente relacionado com o coração (anatomicamente é a membrana serosa que o protege), este é o momento ideal para fazer uma prática que ajuda a relaxar e induzir o sono, como a meditação, uma atividade física leve, leitura, etc. Mas também dedicar-se ao convívio e à família. À noite deve-se comer pouco. E à partir das 19 horas o ideal seria pouco e na forma líquida ou cremosa.

21:00-23:00 MERIDIANO TRIPLO AQUECEDOR

O Triplo Aquecedor é considerado um meridiano em Medicina Tradicional Chinesa, que está estreitamente relacionado com vários órgãos e vísceras do corpo, agindo para a proteção e a gestão destes. Durante este tempo (um pouco antes no inverno, e um pouco mais tarde no verão), devemos nos adormecer.

23:00-01:00 VESÍCULA BILIAR

A vesícula está estreitamente ligada ao fígado (horário contínuo). Neste momento, você precisa dormir, ou então irá esgotar as reservas de energia desses dois órgãos.

01:00-03:00 FÍGADO

É fundamental descansar durante este tempo, quando o fígado está em seu mais alto nível de energia e, portanto, ao máximo de sua capacidade desintoxicante para o nosso corpo.

Interessante não é mesmo? Isto foi uma tímida introdução, que não sonha em ser de nenhum jeito, exaustiva...como foi dito no início, a medicina tradicional chinesa é realmente muito complexa.

Leia também: Hora de comer: O “quando” comer pode ser tão importante como o “que” comer

Daia Florios - Redatora-chefe de GreenMe.com.br (Brasil)



 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 


* Conceição Trucom
 é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Alaúde), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Alaúde).

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine