Fonte: Jornal Neo-Nutrition - Março 2016
A maioria das frutas são ricas em hidratos de carbono, a famosa frutose. Mas o abacate é uma fruta diferenciada: pouco doce e rico em gorduras boas. Ele contém, especialmente, ácidos graxos monoinsaturados (ômega-9), tais como o azeite de olivas. Antigo na alimentação e saúde humana, já era muito apreciado pelos mesopotâmios há 8.000 anos!
Ele pode prevenir a obesidade, doenças cardíacas e diabetes tipo 2.
Estas boas gorduras do abacate, na verdade o azeite do abacate, facilita a assimilação dos antioxidantes presentes nos alimentos, facilitando o combate aos radicais livres. Ouve-se muito sobre esta "briga" pela vida e saúde: “radicais livres” e “antioxidantes”.
Os radicais livres são moléculas agressivas, bastante "oxidantes" que atacam as células, suas membranas e até mesmo o seu DNA. Sem controles, podem provocar muitas doenças associadas com o envelhecimento, como problemas oculares e câncer. Fazem parte da vida, surgem enquanto respiramos e vivemos, quando temos maus pensamentos, ansiedade, desafios e muito estresse. Também são estimulados pela poluição, produtos químicos (incluso os contido em alimentos industrializados ou com agrotóxicos), cigarros ou até mesmo diante de relacionamentos destrutivos.
Há apenas uma maneira de controlá-los: aumentando a presença de antioxidantes via estilo de vida.
Certo, eles estão presentes naturalmente no organismo, porque existe uma produção endógena: inteligências da vida VIVA. Mas também estão presentes nos alimentos que ingerimos, principalmente nas frutas e legumes frescos, especialmente naqueles mais coloridos (laranja, amarelo, vermelho, roxo). O problema é que certos antioxidantes, incluindo a família dos carotenos, não são facilmente absorvidos, eles permanecem fora de suas células e são eliminados do organismo, sem antes desativar os radicais livres.
O abacate aumenta a assimilação dos antioxidantes
Existe uma maneira fácil de aumentar significativamente a sua taxa de absorção de antioxidantes: consumir frutas e legumes juntamente com uma gordura de boa qualidade. As pesquisas mostram que uma salada de vegetais crus quando associada com um abacate multiplica a taxa de absorção de licopeno por 4 (o licopeno é um antioxidante encontrado em tomates) e a taxa de beta-caroteno por 2.6 (beta caroteno é um precursor da vitamina A, que é encontrado em abundância na cenoura e, em menor quantidade em vegetais de folhas verdes).
Quando o azeite de abacate é adicionado a uma salada bem colorida acontece uma multiplicação das taxas de alfa-caroteno, de beta-caroteno e de luteína. A gordura do abacate e os antioxidantes combatem as inflamações que diminuem o envelhecimento prematuro. É por isso que o abacate ajuda a rejuvenescer o seu corpo de dentro para fora.
Luteína é um antioxidante vermelho-laranja que se encontra na gema de ovo,
milho, cenoura, espinafre e azedinha, que protege especialmente a retina.
O abacate é um controlador eficaz do seu apetite: gorduras e fibras no comando!
Cerca de 77% das calorias do abacate são provenientes desta sua gordura. Mas essa quantidade de gordura explica porque após 1/2 abacate você já está satisfeito. O abacate é, portanto, uma boa maneira de controlar seu apetite. Isso é útil se você tende a comer demais e ganhar peso.
O Abacate também é rico em fibras que curam e regulam o trânsito intestinal.
Pesquisas mostram que o abacate pode prevenir o câncer da próstata, reduzir o risco de doenças coronárias, controla o colesterol e artrites.
O abacate contêm 20 vitaminas e minerais diferentes:
Vitamina K: que é importante para a coagulação do sangue,também contribui para a força de seus ossos.
Folato ou vitamina B9: importante para a reprodução celular e desenvolvimento dos seus tecidos. Os erros na divisão celular comprometem a qualidade do esperma. Um estudo mostrou que um défict de vitamina B9 está acompanhado por um aumento em defeitos genéticos dos cromossomos.
Vitamina E: protege os tecidos contra os radicais livres e pode proteger o coração.
Luteína: fundamental para a proteção da saúde dos olhos e da pele.
A vitamina C: fortalece o sistema imunológico e neutraliza radicais livres.
Vitamina B6: também reforça o sistema imunológico, ajuda as funções nervosas e a síntese de células vermelhas do sangue.
Vitaminas B5, B1, B2, B3, A e potássio (bem mais que uma banana), magnésio, manganês, cobre, ferro, zinco e fósforo.
Conheça a sua oferta das safras ao longo de todo o ano:
Leia também: Os 5 VEGETAIS SAGRADOS
Para adquirir o nosso amado livro AMO ABACATE, clique AQUI
Fonte: Jornal Néo-Nutrition Março 2016
Referências bibliográficas :
- Passeportsante
- Carotenoid Absorption from Salad and Salsa by Humans Is Enhanced by the Addition of Avocado
- Folate intake linked to genetic abnormalities in sperm, says new study
- Avocado.org
- Food Republic
Assine o Doce Limão
Assine o Doce Limão! Nossa nova plataforma está no ar com o curso inédito Farofas, Paçocas e Pipocas.
Loja Doce Limão
Conheça e adquira todos os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão.
Aproveite nossos combos e promoções. Visite nossa loja virtual aqui.
* Conceição Trucom (Instagram: @conceicaotrucom) é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Planeta), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Planeta).
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br