Dicas vida saudável - IONE - TV Gazeta

Estas dicas foram apresentadas no programa da IONE - TV Gazeta no dia 09.07.08

1) Como usar os adoçantes e baixar seu consumo

Como todos os adoçantes são artificiais – sintéticos - e seu uso exagerado e prolongado pode fazer mal à saúde, uma forma de contornar parcialmente seus efeitos colaterais é consumir cada tipo de adoçante por somente 1 mês e ir alternando. Exemplo: no primeiro mês consumir um adoçante do tipo ciclamato. No segundo mês consumir um adoçante do tipo aspartame. No terceiro mês do tipo estévia (não é sintético, mas é artificial quando passou por um processo de refino e industrialização). No quarto mês sacarina sódica.

Para reduzir o consumo dos adoçantes, a sugestão é fazer um planejamento semanal, se comprometendo com o propósito de baixar o consumo e necessidade desta droga em sua vida. Na primeira semana coloque no café ou suco (onde voc~e costuma usar adoçantes), por exemplo, as 10 gotas habituais. Na semana seguinte, planeje colocar somente 9 gotas. Na terceira semana seu propósito será colocar somente 8 gotas. Até chegar ao seu limite. O interessante é que as pessoas normalmente acabam por reduzir em 50 a 70% seu consumo de adoçante, porque vão ao longo desta experiência, percebendo que apesar da redução, o sabor e o prazer não mudam.

2) Abacate - a manteiga mais saudável da natureza

O abacate, fruta riquíssima em gorduras saudáveis, as monoinsaturadas, é uma manteiga vegetal e natural super indicada para todas as pessoas que desejam ser saudáveis, que estão acima do peso, com históricos de doenças cardiovasculares ou diabéticos. A gordura monoinsaturada, consumida com moderação, é uma excelente rota energética alternativa. Ou seja, quando o organismo não tem glicose para gerar energia, a gordura monoinsaturada será uma opção interessante e saudável para manter a energia basal, contando que esta rota alternativa não precisa de insulina para acontecer.
Por ser um alimento de origem vegetal, a manteiga de abacate é 100% isenta de colesterol, é riquíssima em água (cerca de 70%) e fibras. Já a manteiga, por de origem animal, contém colesterol, gorduras saturadas (ruins para a saúde cardiovascular), é isenta de fibras e baixo teor de água, tornando seu poder calórico mais concentrado.

Sugestões de receitas, já que cada um pode criar de acordo com o seu gosto e os ingredientes da estação. O ideal é consumir 2 colheres (sopa) no máximo por refeição ou lanche.

Manteiga de abacate: 1/2 abacate médio maduro + missô (pasta fermentada de soja) a gosto + salsinha bem picadinha a gosto. Por não ter conservantes, prepare na hora de servir. Passe o abacate + o missô por uma peneira fina para obter uma textura bem macia e cremosa. Acrescente a salsinha e sirva sobre o pão, torradas ou bolachas. O prático da peneira é preparar somente o que se vai consumir evitando disperdícios. Opções: sal marinho ou molho shoyo no lugar do missô. Outras ervas frescas no lugar da salsinha e até raspinhas de gengibre ou casca de limão. Uma colher (chá) de sementes de gergelim ou trigo germinados irão conferir mais crocância. Enfim, a receita será sua, e o mais bacana, cada dia será diferente.

Manteiga de abacate versão doce: 1/2 abacate médio maduro + 2 colheres (sopa) de achocolatado (sem açúcar ou diet) + gotas e raspas de limão ou baunilha. As sementes germinadas também caem bem nesta receita. E outra opção para adoçar é usar uva passa ou ameixa seca picada. Se fôr preparar uma quantidade maior, pode-se bater tudo no liquidificador, pois a textura ficará ainda mais cremosa e macia.

Requeijão de abacate: 1 abacate médio maduro + 1 colher (sopa) de semente de linhaça deixada de molho em 6 colheres (sopa) de água por 4 horas (é a linhaça quem dará a textura de requeijão) + molho shoyo a gosto + 1 dente de alho ou 1 colher (sopa) de cebolinha picada + 2 colheres (sopa) de leite em pó (opcional). Bata tudo no liquidificador e acerte o tom de sal a gosto.

3) Folhas do abacateiro como diurético

Coloque 2 xícaras (chá) de água filtrada para ferver. Antes que levante a fervura desligue o fogo e coloque 2 colheres (sopa) de folhas frescas do abacateiro rasgadas. Abafe com um pires e deixe em infusão por pelo menos 10 minutos. Coe e tome 1 xícara pela manhã e a outra à tarde, antes das 17 horas.

Importante: não tomar mais que 2 xícaras/dia pois poderá fazer a pressão baixar por demais.

4) Castanha do Pará substitui, com vantagens, o queijo parmesão

A castanha do Pará é o alimento mais rico em selênio, um antioxidante que atua beneficamente nas funções cerebrais e cardiovasculares. Além do selênio, trata-se de uma fonte da gordura saudável monoinsaturada e proteína animal, que só reforçam sua indicação para consumo diário.

O queijo parmesão é proibitivo para quem é hipertenso, tem problemas renais e problemas com enxaqueca. Ele é muito salgado, e como um exemplo de queijo amarelo, possui mais de 65% de gordura saturada (ruim).

Assim, uma sugestão saudável, prática, econômica e belíssima é usar a castanha do Pará ralada na hora. Fica genial sobre massas, sobre um arroz assado, uma omelete, uma polenta de bandeja, enfim: Saúde + Beleza + Juventude.

5) Água vitalizada com ervas e cristais

Essa é uma forma saudável e divertida de tomar mais água no dia-a-dia, fazendo uso das ervas e cristais. Para tanto, basta colocar diariamente, numa jarra ou garrafa (vidro, porcelana ou cerâmica) um ramo de erva (hortelã ou alecrim para acordar, anis, erva-doce ou manjericão para a digestão, pitanga para proteção, lavanda ou pétalas de rosa para relaxar) e um cristal (quartzo branco para clarear as idéias, quartzo rosa para relaxar, malaquita para curas em geral).

O ideal é que o raminho da erva seja fresco, tirado de um vasinho na hora de colocar na jarra, pois assim é garantido uma vitalização mais intensa e plena. Tome esta água ao longo do dia e no dia seguinte prepare tudo de novo.

Se por um acaso sobrar um pouco desta água, use no seu banho do final do dia.

6) Lecitina de Soja - limpa sistema cardiovascular e cuida do cérebro

A lecitina de soja com um efetivo detergente do colesterol e triglicérides. Além disso ela contém fitosteróis, colina e fosfatos que são muito benéficos ao bom funcionamento do cérebro e memória.

Para consumi-la diariamente - 1 colherinha (chá) ou 1 cápsula de 1 grama - a forma ideal é no preparo de uma vitamina, onde seu sabor adstringente (estranho) será disfarçado pelos ingredientes.

Uma receita que sugiro para a saúde (desintoxicação e limpeza) de todos os vasos, veias e artérias, como também para tratar os distúrbios hormonais da mulher como a TPM e a menopausa. Lembrar que durante a menopausa as mulheres tendem a ter alterado (para maior) suas taxas de gordura no sangue em até 20%, aumentando seu risco de problemas cardiovasculares.

Vitamina limpa tudo: 1 xícara (chá) de água filtrada + 2 colheres (sopa) de farinha integral de soja + 1 colherinha (chá) ou 1 cápsula de 1 grama de lecitina de soja + 1 xícara (chá) de mamão formosa picado + 3 ameixas seca (ou damascos seco). Bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente. Ideal tomar na refeição matinal.

7) Água de flores para cuidar da pele

Consiste basicamente de uma maceração de flores, em recipiente de barro, com um "amassador" de barro ou madeira.

- Água de Rosas - limpa e hidrata
- Água de Flor de Laranjeira ou de sabugueiro - clareia a pele
- Água de Flor de Sálvia - tonifica a pele
- Água de Flor de Lavanda - relaxa e amacia

Ingredientes: 1 xícara (chá) de flores + 1 litro de água mineral ou da fonte + 2 colheres (sopa) de glicerina vegetal líquida.

Preparo: macere suavemente as flores sobre um recipiente de barro. Dilua a glicerina na água e derrame sobre as flores maceradas. Misture bem, cubra com um tecido de algodão e deixe em repouso por 72 horas, em local fresco, sombreado e limpo. Coe e guarde em garrafa de vidro na geladeira. Use um borrifador para aplicar no rosto e corpo a todo momento que desejar. Opcional: coloque 8 gotas/litro de óleo essencial da flor usada e agite bem, para emulsionar, toda vez que for aplicar.

 

Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a Alimentação Natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autora e fonte.

Recomenda-se a leitura na íntegra de todos os seus livros: O poder de cura do Limão, Alimentação Desintoxicante, A importância da Linhaça na Saúde e Soja - Nutrição & saúde, todos Editora Alaúde, o que possibilitará a prática da alimentação natural mais consciente e responsável.

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine