7 boas razões para cultivar uma horta urbana e orgânica

7 boas razões para cultivar uma horta urbana e orgânica

Por Maria Regina Godinho *

Trouxemos as hortas para as cidades. Então, precisamos agora, adequar a horta à realidade urbana com suas características extremamente distintas da zona rural. Aliás, isso é muito importante: proporcionar uma vida prazerosa para nossas hortaliças de modo que sintam-se muito bem e à vontade para se desenvolverem saudáveis e radiantes, mesmo num ambiente de cultivo urbano. Vamos às 7 razões...

  • Cultivo ecológico. Agir com sustentabilidade e deixar fluir a vida conforme foi criada pela natureza. A ação do homem precisa estar em consonância com os sistemas ambientais, interferindo somente onde não houver prejuízo destes sistemas integrados que a natureza sabiamente desenvolve. Se o equilíbrio ecológico for alterado fica difícil recriar a vida! Na Horta Urbana Orgânica não usamos adubos químicos sintéticos ou pesticidas, além de realizar manejos consonantes com a natureza. O cultivo ecológico de uma horta urbana supõe a não contaminação do ar, da água e do solo. Todas as práticas que vamos propor visam manter e incrementar a vida do solo, a vida microbiana que mantém a fertilidade, a aeração e a umidade necessárias ao bom desenvolvimento das raízes e consequente nutrição das hortaliças. Restabelece-se as condições para que a vida se instale, havendo um microclima agradável que atrai pequenos polinizadores, pássaros, recriando a vida e embelezando os espaços! 
  • Melhoria da gestão da Energia em nossas vidas. No cultivo da horta  urbana orgânica aproveitamos ao máximo os recursos naturais: resíduos orgânicos que sobram de nossas cozinhas, reuso de água de chuva, de subprodutos animais como estercos, de subprodutos da natureza como folhas secas, aparas de grama, serragem e muitos outros para confeccionar o adubo, criando um ciclo perfeito de reaproveitamento; o que veio da terra, para ela retorna. 
  • Lazer econômico e criativo. Cultivar uma horta orgânica se trata de atividade relaxante, ao ar livre, de baixo custo, sempre disponível e prazerosa. É criativo escolher ao longo das estações do ano o que vamos cultivar, exercitando nossa preferências. A horta agrega as pessoas e pode ser motivo de integração de crianças, pessoas mais idosas, com pequenas limitações físicas, que reencontram sentido e prazer na vida.
  • Alimento puro. A horta orgânica proporciona colheita de alimentos isentos de produtos químicos, fertilizantes ou pesticidas, antibióticos, hormônios e transgênicos.
  • Alimento fresco. O alimento que é colhido no seu melhor momento de maturação, tem real validade. Será cheio de frescor e energia vital. A horta caseira atende perfeitamente a elaboração dos sucos verdes que precisam de folhas variadas e de pequenas quantidade de legumes diários.
  • Conexão com ritmos cósmicos.  Cultivar uma horta nos reconecta com os ritmos naturais, ou seja, ritmos básicos que regem a vida de todos os seres vivos. A perda ou negligência desta conexão nos leva a perda da qualidade de vida física e mental e impossibilita a recuperação da saúde. O plantio da horta caseira orgânica amplia o conhecimento e observação das minúcias climáticas e da conexão com os ritmos dos planetas e constelações no uso de Calendários Astronômicos consagrados.
  • Respeito a sazonalidade das colheitas. Numa vida moderna e imediatista desejamos encontrar a venda todos os alimentos em todas as estações do ano. O respeito a sazonalidade das colheitas que oferecia ao corpo o alimento próprio de cada estação, transmitidas ao longo das gerações, hoje virou sabedoria do passado. O  cultivo de horta orgânica segue os princípios naturais, plantando e colhendo alimentos próprios de cada estação, resgatando esta sabedoria. O alimento colhido será indubitavelmente mais nutritivo, suculento e saboroso.

(*) Maria Regina Godinho - Professora pela Faculdade de Ciências e Letras Oswaldo Cruz, apaixonei-me pelo exercício da agricultura orgânica nas vivências em meu sitio de lazer em Bragança Paulista desde 1990. 
Convidados para produzirmos em larga escala, demos um salto na produção, até então caseira, inaugurando a Empresa Alimento Vivo Produtos Orgânicos, que durante 9 anos, entregava cestas e abastecia com mais de 50 variedades, o exigente mercado de restaurantes e lojas de produtos naturais de São Paulo. Nesta ocasião entre outros, cursei o Curso de Fundamentos da Agricultura Orgânica e Técnicas de Produção na Feagri -Unicamp recebendo habilitação técnica em Agricultura Orgânica.
Em 2006, morando em São Paulo desenvolvi técnicas especificas para o cultivo orgânico de hortas para espaços reduzidos, em canteiros, jardins, jardineiras e vasos. Nascia o Curso de Horta Urbana Orgânica.
Percebi que muitos moradores das grandes cidades tem seu jeito peculiar de apoiar movimentos de sustentabilidade, de trazer para perto de si o contato com a natureza, de proporcionar aos filhos experiências criativas . E exatamente ai que posso ajudar, ensinando como planejar e cultivar uma pequena horta.

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

  • Agenda Doce Limão

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine