Vegetais verdes folhosos essenciais para a força muscular

Fonte: Universidade Edith Cowan em 24/03/2021

Tradução especial para Doce Limão: Professional Translations

Apenas uma xícara de vegetais verdes folhosos todos os dias pode aumentar a função muscular, de acordo com uma nova pesquisa da Edith Cowan, University (ECU). 

O estudo, publicado no Journal of Nutrition, verificou que as pessoas que consomem uma dieta rica em nitratos, predominantemente de vegetais, têm uma função muscular de seus membros inferiores significativamente melhor. 

A má função muscular está ligada ao maior risco de quedas e fraturas e é considerado um indicador-chave da saúde e bem-estar geral. 

Pesquisadores examinaram dados de 3.759 australianos que participaram do estudo AusDiab do Baker Heart and Diabetes Institute of Melbourne durante um período de 12 anos. 

Eles descobriram que aqueles um maior consumo regular de nitratos tinham 11% mais força dos membros inferiores do que aqueles com menor consumo de nitratos. Também foram registradas velocidades de caminhada até 4% mais rápidas. 

O pesquisador-chefe Dr. Marc Sim, do Instituto de Pesquisa nutricional da ECU, disse que as descobertas revelam evidências importantes para o papel da dieta na saúde geral. 

"Nosso estudo mostrou que dietas que contêm vegetais ricos em nitrato podem reforçar sua força muscular independentemente de qualquer atividade física", disse ele. 

"No entanto, para aperfeiçoar a função muscular, propomos que é ideal manter uma dieta equilibrada rica em vegetais verdes combinada com exercícios regulares”. 

A função muscular é vital para manter uma boa saúde geral mais tarde na vida, especialmente a força óssea. 

"Com cerca de um em cada três australianos com mais de 65 anos sofrendo uma queda a cada ano, é importante encontrar maneiras de prevenir esses eventos e suas consequências potencialmente graves", disse o Dr. Sim. 

Embora as verduras folhosas possam ser para algumas pessoas os vegetais menos favoritos, elas podem ser as mais importantes, de acordo com o Dr. Sim. 

A pesquisa encontrou vegetais ricos em nitratos, como alface, espinafre, couve e até beterraba, proporcionam os maiores benefícios para a saúde. 

"De cada 10 australianos menos de um consome cinco a seis porções recomendadas de vegetais por dia", disse o Dr. Sim. 

"Devemos consumir uma variedade de vegetais todos os dias, com pelo menos um desses verdes folhosos para ganhar uma gama de benefícios positivos para a saúde do sistema musculoesquelético e cardiovascular." 

"É melhor consumir vegetais ricos em nitratos fazendo parte de uma dieta saudável do que tomar suplementos que contenham nitratos. Os vegetais verdes fornecem toda uma gama de vitaminas e minerais essenciais para a saúde." 

Pitaco Conceição Trucom: estes vegetais são ricos em ácido fólico (do complexo = B9), molécula também altamente nitrogenada, além de muita clorofila, fonte primordial de magnésio orgânico.

Ácido Fólico ou Vitamina B9 = abundante em folhas


Moléculas também bastante nitrogenadas e riqueza de Magnésio

O estudo, realizado mediante a colaboração do Instituto de Atividade Física e Nutrição da Universidade de Deakin e o Baker Heart and Diabetes Institute, foi baseado numa pesquisa anterior do Dr. Sim sobre nitratos e a função muscular em mulheres idosas. 

Este estudo se soma a evidências crescentes que relacionam vegetais à saúde cardiovascular, incluindo um estudo recente da ECU sobre vegetais crucíferos e saúde dos vasos sanguíneos. 

O Dr. Sim disse que o próximo passo de sua pesquisa será explorar estratégias para aumentar o consumo de vegetais verdes na população em geral. 

"No momento, estamos recrutando para o Estudo MODELO, que examinará como o conhecimento da doença pode ser usado para levar as pessoas a fazer melhorias a longo prazo em sua dieta e exercício", disse o Dr. Sim. 

Resumo

O consumo de apenas uma xícara de vegetais verdes folhosos todos os dias pode aumentar a função muscular, de acordo com novas pesquisas. O estudo constatou que as pessoas que consumiam uma dieta rica em nitratos, predominantemente de vegetais, tinham uma função muscular de seus membros inferiores significativamente melhor.

Sobre Nitrato dietético 

O Nitrato (NO3) citado no artigo sobre vegetais verdes folhosos e seus benefícios para a função muscular se refere ao Nitrogénio Inorgânico contido nestes alimentos. 

O Nitrogênio que forma parte do ácido fólico presente nos vegetais é Nitrogênio Orgânico, e tem uma rota metabólica diferente do nitrato inorgânico dietético. 

O ácido fólico – imagem da molécula acima - é uma vitamina hidrossolúvel que pertencente ao complexo B e participa na formação de proteínas estruturais e da hemoglobina. 

O nitrato dietético (NO3) é reconhecido como um componente importante da nossa alimentação. As fontes de nitrato da dieta incluem frutas e vegetais. 

Nitratos (e nitritos) são frequentemente adicionados como conservantes para carnes processadas, no entanto, de todas as fontes dietéticas de nitrato, os vegetais são os que contêm a maior concentração deste composto e formam parte do grupo de alimentos recomendados para combater a obesidade e doenças cardio-metabólicas. 

A concentração de nitrato em várias frutas e vegetais está bem caracterizada na literatura como mostrado na seguinte tabela (Hord et al.) (1). Os vegetais de folhas verdes, como aipo, espinafre, alface e rúcula, contêm os maiores teores de nitrato:

De fato, a ingestão diária de nitrato indicada pela Organização Mundial da Saúde é de 0-3,7 mg/Kg de peso corporal. Esse número é amplamente excedido por uma dieta rica em frutas e vegetais. Mesmo apenas uma porção de espinafre pode exceder a ingestão diária aceita para nitratos. 

Mesmo que os vegetais verdes sejam consistentemente recomendados em inúmeros estudos como alimentos apropriados para combater a obesidade e doenças cardio-metabólicas, o teor de nitratos nos alimentos ainda é um assunto em discussão a nível mundial (3). 

O esquema abaixo mostra a rota metabólica do nitrato inorgânico (NO3) e sua relação com os efeitos fisiológicos associados, via o NO (oxido nitroso) (2). 

Referências: 

(1) Dietary inorganic nitrate: From villain to hero in metabolic disease? 

(2) Nitrato: suplementação, fontes dietéticas e efeitos na performance. Revista Brasileira de Nutrição Funcional ano 17 /edição 71. 

(3) Novos conceitos sobre nitratos e nitritos

(4) Ácido fólico (Wikipédia)


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* Conceição Trucom
 é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Alaúde), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Alaúde).

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