Caminhada ao ar livre

Caminhada ao ar livre

Conceição Trucom*

Eis aqui uma excelente oportunidade de curtir uma experiência ao ar livre, tonificando os pulmões, deixando a pele respirar e tomar (beber) sol (*). Quando caminhamos temos a oportunidade de nos energizar, de estimular a liberação de toxinas acelerando o processo de nutrição e desintoxicação da pele e todo o organismo. Trata-se de uma atividade física extremamente salutar.

O objetivo aqui não é correr ou ser um contemplador passivo. Há de se imprimir um ritmo, com passadas firmes e conscientes. Nada de conversar enquanto caminha; nada de usar um fone no ouvido; nada de celular; aproveite para observar a natureza, flores, flora e fauna; perceba o chão, a terra, as cores, os aromas e os sons.

Lembre-se de que você tem que transpirar. Deixar sair pelos pulmões e pele todos os gases, ares, odores e toxinas. Para isso são necessários no mínimo trinta minutos de caminhada consciente. Durante a caminhada procure estar presente e sincronizar este momento com seus objetivos de saúde e qualidade de vida.

Proponha-se uma frequência e respeite. Duas ou três vezes por semana está legal para você?

Respirar & transpirar

Estados emocionais como mágoa, ansiedade, raiva, serenidade e felicidade têm um efeito poderoso sobre os padrões respiratórios. Quando estamos nervosos ou aborrecidos, sem nos darmos conta, paramos de respirar de forma natural e; esse padrão respiratório inadequado pode se tornar um hábito. E com uma respiração alterada nossa cor muda: a pele fica pálida, amarela, esverdeada ou vermelha. Ato contínuo ela fica seca, sem brilho e vulnerável a fungos, coceiras e espinhas. Bem oxigenada ele fica brilhante, rija, sedosa, exuberante.

Cada vez que inalamos, enviamos oxigênio a cada célula do corpo, inclusive as subcutâneas e superficiais da pele. Cada vez que exalamos, expelimos, pelos pulmões e pele, resíduos como o gás carbônico, outros gases, óleos essenciais (nosso aroma daquele momento) e outras toxinas. Ou seja, o sistema respiratório é um órgão excretor onde a pele faz parte evidente e sutil.

A respiração também funciona como eficiente mecanismo de defesa natural contra germes, doenças e bactérias. Assim, uma respiração consciente, que permite o respirar, o deixar sair, é condição essencial da saúde da pele.

Quando estamos de bem com a vida desejamos a leveza, a simplicidade, o despojamento de muita roupa, muitos adereços. Nossa "presença" passa a ser tão somente nossa pele, aroma e cor. Quando estressados ou depressivos, pouco interesse temos (ou tempo nos damos) para estar ao ar livre, com menos roupas, tomando sol, lagarteando, trocando de pele...

Pensando em pulmões, jamais questionamos passar um dia sem respirar. No entanto, passamos dias, meses e até anos sem deixar nossa pele respirar, ser cuidada ou tocada. Ao contrário, enchemos nossa pele de substâncias tóxicas que impedem este livre respirar: seja com os produtos de higiene pessoal (sabonetes, desodorantes, anti-perspirantes, cremes, perfumes e etc.), ou usando roupas apertadas, lavadas com muitos produtos químicos ou feitas com tecidos sintéticos.

Para finalizar, o convite é deixar a pele respirar, transpirar, se libertar.

(*) O horário da caminhada, para evitar os raios maléficos do sol, deverá ser pela manhã, até as 10 horas ou à tarde, depois das 15 horas.

Ler também: Rituais de desintoxicação da PELE


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 


* Conceição Trucom
 é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Alaúde), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Alaúde).

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine