Purê de Maçã nos transtornos intestinais

Purê de Maçã nos transtornos intestinais

Conceição Trucom*

O poder terapêutico das frutas, especialmente, das maçãs cruas, é muito recomendado pelo Dr. A. Vander em suas obras, com o propósito de combater transtornos intestinais.

Este tratamento foi experimentado em várias clínicas e diversos hospitais, onde foram obtidos bons resultados, não só contra os simples catarros do intestino, como contra desinterias e febre tifóide.

Em grande número de casos o Dr. A. Vander constatou a eficácia do tratamento com o purê de maçãs, quando as diarréias desaparecem rapidamente; as deposições adquirem logo um aspecto normal, o estado geral melhora e a febre, caso exista, não tarda em desaparecer.

Este tratamento consiste em administrar às crianças afetadas de catarro intestinal, maçãs maduras e cruas, idealmente de cultura orgânica, finamente raladas, reduzidas a um purê,  que deve ser ofericido às colheradas, em dosagens segundo a idade e o apetite da criança. A média comprovada foi entre 500 a 1000 gramas diários (3 a 7 maçãs/dia), oferecidos em cinco vezes. A dieta exclusiva de purê de maçãs deve ser seguida durante um ou dois dias, cobrindo a grande quantidade de líquidos que tem a criança com diarréia. Em paralelo, são oferecidas infusões de folhas de tília ou camomila. Dois dias após o tratamento com o purê de maçãs, seguir por mais dois dias com alimentação leve à base de sopas de legumes sem gordura e chá, para em seguida voltar ao regime normal.

A eficácia da maçã crua no tratamento dos transtornos intestinais se deve à ação alcalinizante da maçã, que destrói a condição ácida que nutre os micróbios da putrefação intestinal. Seu poder laxante acelera a limpeza das substãncias nocivas, sem permitir a desmineralização do organismo, principal causa da mortalidade infantil.

Assim, este o purê de maçãs não só alivia a criança de sua diarréia, como também, graças à depuração que provoca nos órgãos digestivos, diminui os múltiplos perigos que uma doença infecciosa pode trazer consigo. Por isso é preciso que você submeta seu filho a tal dieta tão logo apareçam os primeiros sintomas de infecção intestinal.

Durante os dias em que se pratica a cura das maçãs o peso costuma descer um pouco, o que não é de estranhar dado este gênero de alimentação, contudo é surpreendente a rapidez com que esta perda se recupera, já que o peso normal volta em poucos dias. O estado geral também melhora consideravelmente; seu aspecto muda muito e seu mau humor é substituído por alegria e bem-estar.

Como preparar o purê de maçãs

Lave bem duas maçãs maduras, seque-as com um pano limpo. Descasque, corte em 4, retire as sementes, passe por suco fresco de limão (para não oxidar e potencializar o poder de alcalinização) e rale-as num ralador inoxidável. Nunca use açúcar, não acrescente mais nada.

Para crianças são 3 a 7 maçãs médias/dia oferecidas na forma deste purê em 5 etapas ao longo de todo o dia.

Para adultos seriam 6 a 14 maçãs médias/dia oferecidas em 5 a 7 refeições.

É absolutamente necessário suprimir todo outro alimento durante o tratamento com o purê de maçãs. Faz-se dieta durante dois dias; porém em casos rebeldes, é melhor 3 dias. Nos casos crônicos a dieta deve ser repetida de quinze em quinze dias até a completa cura.

Sua aplicação é indicada nas diarréias e em todas as espécies de inflamações. Quanto mais simples o quadro, mais rápido o tratamento e restabelecimento.

Lembrar que todas as doenças digestivas, com crises agudas, devem ser tratadas inicialmente dando-se um repouso ao estômago. Na maioria dos casos, começar com o tratamento do purê de maçãs, que tem a vantagem de ser mais agradável para muitos, por não se tratar de um jejum completo. Caso não seja possível encontrar maçãs, pode-se substituí-las por purê de bananas. As bananas maduras, sem os filamentos, se reduzem a um purê por meio de um garfo. Toma-se igual quantidade.

Fonte: Áurea M. Hokama - Farmacêutica


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 


* Conceição Trucom
 é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Alaúde), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Alaúde).

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine