Os Benefícios e Aplicações do Gel da Linhaça - Cosmética natural

Conceição Trucom *

Você sabe como preparar o GEL DA LINHAÇA? Chegou a hora... Porque este GEL é fundamental nos preparos culinários de sorvetes, maioneses, cremes de leite, substituindo ovos e claras, e até no preparo dos sucos verdes. Mas para a cosmética natural este gel de linhaça e o gel da aloe vera são CATIVOS em todas as nossas formulações.

É isso mesmo! A linhaça é uma sementinha utilizada frequentemente na alimentação por sua destacada concentração em ômega-3, ácido graxo excelente para ações antiinflamatórias. Mas as sua riqueza em mucilagens nos trás frescor, hidratação de elevado quilate para nossas células, membranas (peles) e até intestinos.

SOMOS ÁGUA​, por Juli Faber
Nosso corpo é composto por mais de 70% de água.
Ela é fluxo, movimento constante, o fluir em direção à Unidade. 
Assim somos enquanto seres humanos.
Sempre buscando a evolução, a harmonia com o todo, o fluxo vital. 
A água é o nosso fio condutor e curador.
Inspirada nela, proponho um caminho em direção à
sustentabilidade, transformando hábitos para o bem-viver.

Benefícios da linhaça
  • Ricas em nutrientes e fitonutrientes que a indicam como um laticínio vegano de primeiro quilate! 
  • Rica em Ômega-3. Na verdade o alimento do reino vegetal mais rico em ômega-3, um agente anti-inflamatório por excelência.
  • Fonte de lignanas, que podem reduzir o risco de câncer. Pode ajudar na modulação hormonal de homens e mulheres.
  • Rica em fibras dietéticas. Suas mucilagens apresentam várias funções metabólicas de extremada importância para a saúde humana.
  • Pode melhorar o colesterol. A função adstringente de suas mucilagens modula as gorduras do organismo como o colesterol, os triglicérides e o excesso de gordura corporal.
  • Pode reduzir a pressão arterial. Esta mesma função adstringente irá desencadear em muitos benefícios para o sistema cardiovascular.
  • Contêm proteína de alta qualidade. Na verdade trata-se de fonte lipoproteica de elevado quilate, um laticínio vegano que irá melhorar todos os cognitivos e funcionamento cerebral.
  • Linhaça pode ajudar a controlar o açúcar no sangue. Seu baixo teor de carboidratos irá ajudar numa dieta lowcarb e ajudar na modulação do açúcar no sangue.
  • Ajuda no controle do peso. Suas mucilagens conferem um efeito de saciedade, modulando o apetite e a compulsão alimentar.
  • Um ingrediente versátil que não deve faltar na despensa. Diferente da chia, a linhaça além de versátil é bem mais fácil de conservar e pode participar de inúmeras receitas: doces, salgadas, sucos, leites, molhos e cremes, fermentados, queijos e iogurtes, panificações e por último numa gama incrível de receitas da Cosmética Natural...

Mas, além desta semente sagrada para uso culinário, muitas cacheadas e crespas descobriram que ela também pode funcionar como um excelente ativador natural de cachos. Também uma EXCELENTE base para o preparo de cremes, máscaras, esfoliantes, séruns e demaquilantes.

Este gel (um leite bem espesso porque concentrado) é preparado basicamente com:

1) A semente de Linhaça previamente hidratada por 8 horas, ou germinada (de 8 a 16 horas contínuas na água),

2) Água Solarizada (ou chás terapêuticos) e,

3) Ocasionalmente suco fresco de limão como conservante.

Reforço: sempre usando água solarizada, na hidratação e no preparo do gel. Ou seja, não eliminamos a água de hidratação, exatamente por sua riqueza em mucilagens, justo as fibras que conferem esta especial textura de viscosidade e gel. E mais, estas mucilagens irão garantir forte ação emoliente e hidratante nas fórmulas cosméticas de uso tópico. Para complementar, este gel da linhaça tem ação adstringente, favorecendo no tratamento de peles mais mistas ou oleosas, mas também conferindo estabilidade das fórmulas com ativos oleosos, como os óleos e azeites vegetais, e os óleos essenciais.

Mas além de tratar cabelos e couros-cabeludos, sua textura é excelente como base de cremes, séruns, máscaras e leave-ins... Que apesar de ser uma base aquosa, quando acrescentamos 5 a 10% de óleo de babaçu e/ou azeite de abacate, acabo por ter excelente duração (validade), mesmo fora da geladeira: cerca de 15 dias!

Ingredientes: 4 colheres (sopa) de semente de linhaça inteira e crua + 1 xícara (chá) de água solarizada, filtrada ou chá de ervas (camomila, melissa, lavanda, alecrim...).

Preparo: coloque a semente numa peneira e lave sob a torneira. Passe para um pirex e deixe a semente de molho por 8 a 16 horas submersa em suficiente água solarizada (filtrada ou chá de ervas). Sugiro sempre a proporção de 1:5, ou seja 4 colheres de semente + 20 colheres de água.

Após as 16 horas de hidratação bata no liquidificador acrescentando um mínimo de água para manter a textura de gel (leite bem espesso). Bata bem e ao final coe num voil.

Para cada 100 ml (peles maduras ou 200 ml para peles mais jovens) de gel de linhaça acrescentar 1 colher de sopa de azeite de babaçu (ou coco) + 1 colher de sopa de azeite de abacate + 05 gotas de cada um destes óleos essenciais: lavanda, sálvia, gerânio e/ou manjerona.

Misturar e passar para um frasco aplicador.

gel de linhaça

A sagrada energia do YIN

Enquanto a semente de girassol tem sincronicidade com a energia solar (primavera e verão), a semente de linhaça tem sincronicidade com a energia da Lua (outono e inverno). 

Assim, enquanto o girassol nos facilita com as qualidades do masculino (ação, externo, dia, quente), a linhaça nos facilita com as qualidades do feminino (ir para dentro, refletir, silêncio, acolher, estruturar o interno).

A Linhaça juntamente com o limão, uma dupla com sabor e ação fortemente adstringente (leia detergente), quando dissolvem nossas gorduras em excesso e todas as nossas diferenças: conosco e com o universo que nos cerca. Sabedoria sabe?

gel de linhaça

Assim, esta base GEL DE LINHAÇA trabalha muito bem a limpeza dos nossos caminhos internos (veias, vasos, artérias, capilares...), mas também nossas peles, cabelos e unhas. No interno, vamos organizando e curando as seguintes dificuldades: 

- Problemas com o feminino de cada um de nós, homens e mulheres. Nas mulheres irá trabalhar útero, ovários e toda a sua capacidade de gestar, amamentar , magnetizar e acolher. Após a menopausa irá trabalhar seu sistema cardiovascular. Nos homens irá trabalhar seu sistema cardiovascular, por extensão sua genitália e capacidade de doar e sentir prazer com o feminino (interno-consigo e externo-com os outros).

- Como um dos principais fenômenos da função adstringente é dissolver diferenças, este GEL ajuda na transformação de problemas de relacionamentos pessoais e interpessoais. Favorece a socialização de crianças, adolescentes e adultos de todas as idades.

- Ainda pelo mesmo motivo, este GEL trata problemas de pele em geral, que é a fronteira entre nós e o mundo. Temos depoimentos de pessoas que conseguiram bons e ótimos resultados no tratamento de psoríase, rosáceas, acnes, ressecamento (pele, unhas e cabelos) e alergias.

serum com gel de linhaça e azeite de abacate
Sérum preparado com gel de linhaça + azeite de abacate e óleo de babaçu.
Aqui para ser usado como um demaquilante com este disco de crochê com fio de algodão.

Assista também nossa Oficina de Cosmética Natural & Caseira - NaturalTech 2019


Para adquirir a Sinergia Base Sérum
(mistura babaçu, azeite abacate e OE lavandin)
clique AQUI


* Conceição Trucom
 (Instagram: @conceicaotrucom) é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Planeta), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Planeta).

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

  • Agenda Doce Limão

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine