LIMÃO: perguntas sobre uso e consumo

Limão: perguntas frequentes

Conceição Trucom responde...

A leitura dos meus LIVROS O poder de cura do Limão e Alimentação Desintoxicante na íntegra é a minha sugestão primeira. A segunda sugestão é navegar nas categorias Limão é Saúde e Alimentação Desintoxicante do site...

Mas vamos às perguntas mais frequentes sobre o uso e consumo do limão:

 

  • Gostaria de saber se o limão é bom para tratar a diarreia, pois já tem alguns dias que estou com este quadro, e gostaria de saber se posso tomá-lo como um remédio? Helena

    Com certeza. O limão é um grande regulador, uma inteligência. Se seu intestino é preso, ele regula. Se ele é (ou está) solto, ele regula.

    Assim, tome o suco fresco do limão batido junto com maçã, com erva-doce fresca, com hortelã fresca ou com chá de camomila.

    Você bate no liquidificador, coa e toma imediatamente. Pode diluir com água fresca ou de coco se desejar. Será excelente.

    Mas, o limão é muito mais que isso porque ele não irá somente interromper a diarreia, antes disso ele irá permitir que aquilo que seu corpo esta desejando desapegar, saia. Às vezes, são desapegos que não temos a menor consciência. O limão apenas viabilizou a cura - o desapego!

    Por isso sou contra a interrupção da diarreia (*) com alopatia, pois esta ação inviabiliza que ocorra o propósito energético (metafísico) do organismo.

    Metafisicamente falando, a diarreia significa desapego. Então deixar sair, na maioria das vezes é sinal de cura.

    (*) Obviamente, exceção para uma diarreia de origem infecciosa, provocada por um botulismo ou bactéria de difícil controle. 

  • Desejo saber se o limão pode auxiliar na cura de um cisto no ovário e de que maneira isso pode ser feito. Mary Angela

    Sempre fico feliz quando as pessoas procuram a harmonia da sua saúde pelo natural, pela consciência e cumplicidade com seu corpo.

    Os sucos desintoxicantes usando o limão como ingrediente básico podem ajudar sim.

    Os cistos são resultantes de desarmonia hormonal e metabólica e através do consumo diário de sucos desintoxicantes, tudo o que estivar fora de controle terá através destes sucos, a possibilidade de se re-organizar, re-equilibrar, re-vitalizar.

    Recomendo ao menos durante uns 2-3 meses o consumo de 3 sucos desintoxicantes diários, sendo: o primeiro deles em jejum e mais 2 ao longo do dia, tipo no intervalo das refeições principais. Se você estiver com excesso de gordura corporal estes 2 sucos ao longo do dia devem ser idealmente ingeridos uns 30 minutos antes do almoço e do jantar.

    Tais sucos, além de reduzir sua compulsão alimentar, irão alcalinizar todos os seus líquidos corporais, o que irá reduzir aglomerados de células, harmonizar todo o seu metabolismo e ainda limpar (desintoxicar) seu organismo.

    Alguma idéia das receitas destes sucos você poderá ter ao ler alguns textos deste site.

    Mas um tratamento terapêutico não se faz somente com receitas, e sim com a consciência, motivação e compreensão deste propósito terapêutico. Assim, a leitura na íntegra do trabalho se faz necessária.

    Os meus LIVROS indicados são: Alimentação Desintoxicante - para ativar o sistema imunológico e O poder de cura do Limão - um guia de medicina caseira. 

    Desejo lhe parabenizar pelo seu livro "O poder de cura do limão", que apresenta uma didática simples e muito esclarecedora. Mas fiquei um pouco preocupada, com uma orientação que ele traz. Tenho melasmas (manchas amarronzadas pelo rosto) e acnes que não me deixam em paz. Estes problemas de pele me incomodam muito e já tentei várias coisas como peeling (esfoliação), cremes, remédios via oral; enfim tudo que a senhora possa imaginar.

    Minha dúvida: a orientação que a senhora passa no livro de utilizar o limão em receitas anti-manchas e esfoliantes, me deixou preocupada pois sei que o limão tem um alto poder de manchar a pele caso exposta ao sol. Então, se eu utilizar o limão de acordo com as receitas que você recomenda no livro, lavar muito bem o rosto, e passar um protetor (que já é de praxe), mesmo assim não corro nenhum risco do meu problema piorar? Ou a senhora pode me orientar como, por exemplo, a utilização associada a outro componente? Cristiane Ferro

    Compreendo sua preocupação e acho bem oportuna esta sua pergunta. Mas penso que sua dermatologista e a maioria das pessoas não sabem deste fato: TODO PRODUTO QUE TIRA MANCHAS É UM POTENTE CAUSADOR DE MANCHAS.

    Não importa se o agente anti-mancha é um produto sintético, como o ácido retinóico ou um produto natural como o limão.

    Perceba: qual é a primeira recomendação do dermatologista quando ele nos passa um tratamento de anti-manchas?

    NÃO TOME SOL DURANTE O TRATAMENTO - USE CHAPÉU E FILTRO SOLAR FPS 30.

    Porque? Porque qualquer que seja tratamento que o dermatologista passou (natural ou sintético), ele é um potente causador de manchas.

    É algo como a homeopatia. Curar com o que provoca a doença.

    Você pode fazer qualquer um dos tratamentos naturais ensinados no meu livro, mas NÃO TOME SOL - EVITE DURANTE O TRATAMENTO TOMAR SOL - USE FILTRO SOLAR FPS > 15.

    Pois é, o limão é só vantagens e até tira manchas, desde que corretamente formulado e usado.

    Aproveitando a oportunidade, existe um depoimento que anda circulando pela internet, de um homem que teve suas mãos queimadas, após um fim de semana com crianças, família + amigos, piscina e sol. Ele relata que preparou litros de limonada, espremendo os limões manualmente 1 por 1. Ele até comenta no texto: não tinha espremedor de sucos, então parti para a ignorância. No processo de espremer manualmente, imagine a força de um homem adulto sobre os indefesos limões. Dúzias.

    Aconteceu então o relatado. Não só o suco, mas o óleo que contém a casca do limão, que tem a propriedade de ativar a circulação periférica, fez com que as substâncias que causam manchas penetrassem fundo, e pelo excesso, acabou causando queimadura de segundo e terceiro grau.

    Assim por prudência, minha recomendação para as pessoas que manuseiam limão diariamente (ou ocasionalmente, como num fim de semana festivo, férias na praia, etc.) é:

    1. Quando for o caso de manuseio de poucos limões (3 máximo), é suficiente lavar bem as mãos em água corrente logo após o uso. Se possível passar um creme hidratante.

    2. Quando forem muitos limões, o ideal é usar luvas e um espremedor elétrico de frutas.

    Tomara tenha lhe esclarecido. O melhor paciente é aquele que é cúmplice do tratamento, do seu corpo, do seu propósito, do médico e do terapeuta. Boa sorte!

  • Adoro seus artigos sobre os benefícios do limão, e quero saber se posso tomar o suco de 1 limão por dia para acalmar as dores que sinto no estômago?
    Bete Rodrigues

    Leia texto que fala sobre Limão x Problemas Digestivos. Lá você irá encontrar várias receitas para tratamento.

    O importante é saber que o limão tem o poder de cicatrizar e curar feridas no estômago e demais mucosas do organismo humano. E mais, depois de ingerido ele tem função de neutralizar acidez, ou seja, alcalinizar.

  • Sou Nutricionista e trabalho bastante com desintoxicação e alergias. Adoro saber que o LIMÃO tem todas essas funções e atuações benéficas para o organismo. Porém tenho uma dúvida que deve ser sanada antes de eu indicar um consumo maior e mais frequente dessa fruta maravilhosa aos meus pacientes.
    De acordo com alguns estudos científicos e nossa prática clínica, sabemos que os cítricos estão na lista dos alimentos mais alergênicos. Seria possível a senhora me ajudar com essa questão? Até onde é bom ou ruim consumir e indicar o limão? Valeska Mangini Francki

    Que bom que você gostou do trabalho que realizo de trazer mais informação e consciência para com o benéfico consumo diário do limão.

    Existe até o projeto, de cunho sócio-econômico (ecológico e de fixação do homem no campo) e cultural, onde sou a propagadora que se chama Limão é Saúde!

    Que bom que você se referiu de forma genérica aos cítricos, pois com exceção do limão, todos os demais cítricos brasileiros (laranjas e tangerinas) costumam necessitar de muito agrotóxico para serem produzidos.

    Tal carga tóxica pode sim gerar intoxicações e alergias.

    Entretanto, com o limão a situação se inverte e raramente se faz necessário elevadas cargas de defensivos agrícolas para a sua produção.

    A única situação onde a alergia pode acontecer é ao consumir limões muito verdes ou de vez. E ainda assim quando são muitos os limões de uma só vez (3 ou mais por dia). Neste caso, existem alguns alérgenos que algumas pessoas são mais vulneráveis, e sentirão coceiras por todo o corpo.

    A outra situação, que não é alergia, mas um manuseio imprudente, é quando a pessoa espreme muitos limões, não lava efetivamente as mãos e depois se expõe ao sol. Os cítricos contêm, principalmente na casca, o beta-carpteno, uma substância que é foto-sensível, e tem elevada capacidade de penetração na pele. O resultado serão manchas e até queimaduras.

    Mas tudo isso está avisado (repetidamente) em meu livro e orientando sobre o manuseio correto.

    A proposta dos tratamentos de prevenção é o consumo diário de 1 a 2 limões (idealmente maduros e no caso de pessoas mais sensíveis, provenientes de cultura orgânica), na maioria das vezes diluído em sucos desintoxicantes, com folhas, raízes e frutas redondas. Desta forma, só existem benefícios. Desde a harmonização metabólica, até ativação do sistema imunológico.

    Seria legal você adquirir este livro - O poder de cura do Limão. Ficarás encantada!

  • Venho acompanhando semanalmente seus textos, pois também sou apaixonada pelo limão! Enfim, estou com uma dúvida, pois há muitos mitos sobre o uso do limão! Eu estou grávida de 2 meses, e estava usando bastante o limão, tanto para aliviar a azia e má digestão, quanto para melhorar a disposição. Porém fui advertida por uma tia dos perigos de se usar esta fruta durante o período de gestação! Peço me responda quais são os benefícios e os "malefícios" do seu uso nessa fase! Wagneide Rodrigues

    Peço que você visite no ícone Limão é Saúde e leia os textos que falam sobre gestação. Lá você poderá compreender como o consumo diário de 1 limão poderá trazer inúmeros benefícios para a mãe e o bebê.

    O consumo diário do limão através dos sucos desintoxicantes vai ajudar muito a você e o bebê a prevenir doenças, como também fortalecer toda a capacidade de fixação nutricional.

    Não recomendo a Terapia do Limão (aquela de 19 dias) para nenhuma gestante, mas os sucos desintoxicantes diários (em jejum), usando na receita 1 raiz (cenoura ou inhame ou beterraba ou bardana), 1 xícara de folhas (hortelã ou couve ou alface, etc.), 1 xícara de brotos (alfafa ou feijão), 1 fruta redonda (maçã ou mamão formosa ou manga, etc.) e 1 limão. Ou seja, saúde total para ambos.

    Logicamente, o único que peço para todos é "bom senso", ou seja, sem exageros. Até água em excesso pode matar por hemorragia estomacal.

    Se o limão é um remédio, deve ser usado como remédio, ou seja, na dose certa. No seu caso 2 limões máximo por dia, sempre na forma de sucos desintoxicantes. Boa sorte!

  • Fiquei bastante interessada pelo limão após conhecer este site, tanto é que encomendei o livro "O poder de cura do limão". E também gostaria de esclarecer algumas dúvidas:
    1) Disseram-me que se passar limão nas axilas o mau cheiro ocasionado pelas bactérias some. É verdade?

    2) Outro dia assisti em uma série de TV americana chamada CSI uma moça espremendo limão em seu corpo para sair o cheiro residual que ficou após ela ter contato com um corpo em estado de putrefação. Tem sentido? Érika dos Santos

    Realmente o limão é um excelente bactericida e um antibiótico natural. Tanto em uso interno, como externo. No uso externo você pode inclusive preparar fórmulas com farelo de aveia ou açúcar, para tratar manchas, pele oleosa e para o caso que perguntas - "cecê".

    Neste caso terás que passar diariamente à noite (uns 30 dias), após o banho, deixar uns 5 minutos e lavar novamente. O problema é que quando voltas a usar uma roupa que usastes antes do tratamento, ela ainda conterá resquícios da bactéria e a fermentação nas axilas voltará. Este é o motivo pelo qual deves realizar o tratamento por 30 dias.

    Outra opção é tratar as roupas contaminadas deixando de molho por 30 ou mais minutos em água com limão e bicarbonato de sódio. Coloque 2 litros de água numa bacia + o suco de 1 limão + 1 colher sobremesa de bicarbonato. Misture bem e depois coloque as camisas e camisetas contaminadas de molho.

    Lembrando: Este tratamento direto nas axilas deve ser sempre realizado à noite para evitar o contato com o sol e pela manhã não esquecer de tomar banho para eliminar possíveis resíduos do limão. 

    Durante o dia você pode usar e abusar do óleo especial Regenerador Celular e Bactericida cuja receita encontra-se na íntegra no meu livro O poder de cura do Limão.

  • Tenho sempre imprimido seus artigos sobre limão e levado para minha mãe que tem artrose nos joelhos e tenta levar uma alimentação e vida saudável. Ela até começou a usar mais o limão em sucos, mas foi num médico ortopedista, e o mesmo falou para suspender, pois a acidez do limão poderia piorar a sua artrose. Desejo saber se você concorda, ou seja, se isso tem fundamento. Agradeço seu retorno. Dayse Queiroz

    Como ela estava se sentindo com a ingestão dos sucos desintoxicantes que falas?

    Eu acho INADEQUADO que ela faça a Terapia Intensiva do Limão (aquela de 19 dias) sem um acompanhamento médico e associação com os caldos de hortaliças. O máximo que recomendo é a Terapia Leve de 5 dias, sob observação e acompanhamento diário.

    Mas o suco desintoxicante diário contendo raízes, brotos, sementes e folhas além do limão; tem tudo para lhe fazer bem, pois afinal ele estará vitalizando o organismo e alcalinizando, jamais acidificando seu sangue.

    O limão, diferente das demais frutas cítricas e ácidas (abacaxi, goiaba e kiwi), é um alimento fortemente alcalinizante, porque após sua ingestão, principalmente se associado com folhas, brotos e raízes cruas, formam-se sais (citratos) alcalinos.

    O uso do caldo de hortaliças (2 a 3 vezes por dia) também será muito benéfico para reduzir a acidose dos artríticos. São aquelas sopas onde você cozinha as folhas, legumes e raízes e depois toma só o caldo.

  • Acessei o site do Mais Você (Rede Globo) e me interessei muito pelo Coquetel contra obesidade ou Emagrecedor, porém, fiquei com algumas dúvidas. Tem diferença nas receitas que estão no site do Mais Você e a receita que consta no site Doce Limão.
    Qual das duas receitas é a correta? Como devo tomar? Você poderia me informar qual o prazo para observamos o resultado, e sua função no organismo? Keila Pereira/SP

    Legal sua pergunta. As 2 receitas são interessantes e corretas. A primeira é bem forte e não daria para levar ao programa. A segunda é mais suave e agrada à maioria das pessoas. Você pode até substituir o aipo pela erva doce.

    Todos os sucos desintoxicantes devem ser tomados em jejum, logo ao despertar. Trata-se do "banho interno diário".

    No caso destas 2 receitas sua função é fortemente desintoxicante e digestiva. Você pode também tomá-la uns 30 minutos antes das refeições principais e assim acelerar o processo de desintoxicação e emagrecimento, pois excesso de gordura corporal é toxina.

    Um dado bem comum é a perda de 2-3 quilos por mês. Logicamente a atividade física e a busca por alimentos mais saudáveis e menos calóricos também ajudam no tratamento.  

  • Há alguns meses venho acumulando muitos gases. Deixei de comer doces, massas adocicadas, bolos, refrigerantes, sorvetes, etc. Toda vez que insisto em comer algum desses alimentos é quase imediata a fermentação. Muitas vezes me constrangendo, visto que preciso sair às pressas para ir ao banheiro, tudo por conta da flatulência. Gostaria que me indicasse alguma dieta ou suco que pudesse resolver meu problema.

    Gases e flatulência costumam ser indicação de constipação, como também ineficiência das enzimas digestivas. Bem, o açúcar refinado é danado para destruir tais enzimas. Assim, é certeiro reduzir tais alimentos ricos em açúcar e farinhas refinados.

    Te indico seguir as dinâmicas da Alimentação Desintoxicante, cuja filosofia na íntegra encontra-se em meu livro com este mesmo título.

    Uma dinâmica que podes iniciar imediatamente é o consumo de 1/2 copo de água morna + suco de 1 limão em jejum e repetir esta dose 30 minutos antes das refeições principais.

    Após as refeições te indico chá de hortelã, anis ou dente de leão que são carminativos, portanto evitam a formação de gases. Entretanto são paliativos. O ideal é trabalhar em conjunto com a causa.

    A massagem no abdome para acelerar a desintoxicação e acordar a peristalse também. Muitas pessoas vão todos os dias ao banheiro, porém estão evacuando algo que comeram 1 semana antes. Entende? Isso é péssimo,  razão pela qual terás flatulência. Um pouco mais de açúcar refinado e tchau, só piora. 

  • Como perder o gosto pelo cigarro sem engordar ou estressar? Gostaria também de saber mais sobre aromaterapia e o floral do limão. Janete

    Uma super dica é a prática a cada 3 meses da Terapia Intensiva do Limão - TIL

    Você pode começar fazendo a Terapia Leve de 5 dias e repetir por 4 vezes sucessivas (ininterruptas), totalizando 20 dias de tratamento. Seria assim:

    Dia Limões Dia Limões Dia Limões Dia Limões
    1
    1
    6
    1
    11
    1
    16
    1
    2
    2
    7
    2
    12
    2
    17
    2
    3
    3
    8
    3
    13
    3
    18
    3
    4
    2
    9
    2
    14
    2
    19
    2
    5
    1
    10
    1
    15
    1
    20
    1

    Para saber sobre tudo o que o limão tem de benéfico para a saúde, inclusive pela aromaterapia e o floral do limão, o mais legal seria ler o meu livro "O poder de cura do Limão" na íntegra. São vários capítulos sobre estes temas. Enquanto isso poderás degustar um pouco no ícone Limão é Saúde lendo sobre O Floral do Limão e Aromaterapia x Limão.

  • Gostaria de saber se fazer o suco de limão e colocar açúcar vai fazer mal ao meu filho que está com a taxa de colesterol elevada (224). Posso colocar adoçante? Meu filho tem 21 anos e além do colesterol alto ele está com hipertensão também. Posso fazer a limonada e colocar adoçante ou açúcar?

    Não recomendo colocar veneno no remédio. O açúcar refinado é um agente intoxicante e destrutivo para o organismo humano. Principalmente o açúcar branco. Quanto ao adoçante, o único que recomendo é a estévia líquida. Mas o que te sugiro é que faças limonadas com frutas doces como a laranja lima, a maçã, a uva, a manga, o mamão, etc. A fruta dará o toque de doçura tornando o suco terapêutico e desintoxicante.

    A receita básica destas limonadas é: 1 xícara da fruta escolhida + suco de 1 limão + 1 xícara de água mineral ou água de coco. Bater tudo no liquidificador e servir imediatamente.

    Se ele tomar DIARIAMENTE 1 ou mais destes sucos (o primeiro em jejum e os demais nos intervalos das refeições principais) ele terá estas dificuldades resolvidas, pois ao desintoxicar o sangue, a pressão deverá ser equilibrada, assim como o colesterol, triglicérides, adrenalina, cortisóis, etc. 

  • Tenho sinusite e faringite. Há um mês fui ao médico que me passou medicamentos. A inflamação da traqueia ainda existe devido à tosse, a sinusite restou um pouquinho, porém a tosse continua devido ao catarro, que não acaba e FICA preso na garganta. É como se tivesse algo segurando para não sair. Qual sua indicação para a saída deste catarro que é a causa da tosse. Lollyta

    Tomar bastante líquido é a primeira providência para poder fluidificar o mais rápido esta secreção.

    Quanto à tosse, metafisicamente falando, trata-se de algo que tens engasgado (entalado) e não consegues colocar para fora ou engolir.

    Neste caso te recomendo bastante chá de ervas como hortelã, anis, casca de romã ou orégano (1-2 colheres de sopa) + 1 limão (com casca e tudo) cortado em 8 para cada 2 litros de água.

    Recomendo também a ingestão de sucos desintoxicantes (1 em jejum + 2 antes das principais refeições) para ativar uma rápida desintoxicação e o seu sistema imunológico. 

  • Minha mãe sofre de diabetes, pressão alta e ureia alta. Como fazer para melhorar este quadro utilizando o limão? O meu pai que está com depressão, síndrome do pânico e fobia. Ele também pode melhorar utilizando o limão? Ana Maria dos Santos

    O ideal seria que vocês lessem o meu livro "O poder de cura do Limão" na íntegra, para que a prática diária tenha a motivação e a consciência adequadas às dificuldades de saúde que comentas.

    No meu site leiam sobre a Terapia Leve e Intensiva (19 dias) do Limão.

    Para tais dificuldades sugiro (para ambos) iniciar com a Terapia Leve de 7 dias para realizar uma limpeza rápida e depois a pratica diária de 1/2 copo de água morna com o suco de 1 limão em jejum pela manhã e 30 minutos antes das refeições principais. Repetir procedimento a cada 30 dias e acompanhar resultados.

    Isto irá tratar inúmeros problemas de saúde, tanto os manifestados como outros de menor percepção. O limão traz lucidez, alegria, equilíbrio.

  • Eu gostaria de saber se o uso do adoçante pode reduzir a eficácia terapêutica do limão. Tenho também um problema que me incomoda muito que é a dificuldade de digestão, em virtude do refluxo, o que me obriga a tomar a Bromoprida que, sinceramente, me faz mais mal do que bem. Os efeitos colaterais me fazem sentir um verdadeiro morto-vivo. Será que você poderia me dar umas dicas de uso do limão como digestivo? Márcio Paiva - Uberlândia/MG

    Quanto ao limão para tratar problemas digestivos você tem receitas fantásticas da medicina Ayurvédica como o Chooran e o Picles de limão, ambos presentes no livro meu livro "O poder de cura do limão".

    Chooran: Moer 20 gramas de sementes de erva-doce, 20 gramas de sementes de orégano e 1 grama de sal grosso até virar um pó fino. Acrescentar o suco fresco de limão até formar uma pasta. Deixar secar e pulverizar novamente. Conservar num frasco de vidro escuro com tampa. Usar 1/2 colher de chá deste pó seco com 1 copo de água morna 30 a 60 minutos após as refeições. Já o picles é para você ingerir juntamente com o almoço ou no preparo de pratos mais pesados como as carnes.

    Quanto ao uso de adoçantes, eles são intoxicantes, portanto inadequados para tratamentos de desintoxicação e cura. O que podes fazer é usar o único adoçante natural que conheço que é a estévia líquida. A estévia em pó é um embuste porque contém lactose e aspartame (olho no rótulo).

    Mas sem exageros, porque mesmo sendo natural, passou por processos químicos de extração e não é nenhuma Brastemp.

  • Tenho lido seus artigos no site Somos Todos Um, sobre alimentação desintoxicante e tenho achado ótimo, tanto que, quero dar início ao meu antigo desejo de reeducar minha alimentação. Ocorre que em todos os artigos não foram citados nenhuma dieta básica, existe alguma? Como posso ter acesso? Ana Bernardo

    A Alimentação Desintoxicante é uma prática terapêutica, através de apenas 1 suco desintoxicante tomado diariamente em jejum, para casos somente de prevenção e manutenção da saúde. É o que chamo de "banho interno diário".

    Para quem deseja fazer uma recuperação da saúde porque esteve ou está muito doente, já serão necessários 3 ou mais sucos desintoxicantes diários. Nestes casos a dietética diária será intensivamente crudívora para ajudar o corpo a se recuperar no menor tempo possível.

    O que você me pede é sobre uma alimentação consciente e balanceada, tema de um dos meus livros (Alimentação Consciente) que encontra-se esgotado e sem data prevista para relançamento.

    O que posso lhe indicar é o livro Adieta do Ponto Z - Barry Sears - Ed. Pensamento. Neste site em nosso Curso online do Assinante Doce Limão, (ver como acessar no rodapé desta página) você vai encontrar textos e receitas bem interessantes.

    O grande barato é que conforme vamos nos purificando, ou seja, ficando menos obcecadas por comida, os alimentos crus começam a nos sustentar e satisfazer cada vez mais plenamente. 

    Gostaria de saber, quais alimentos desintoxicastes são indicados para tratar Gases e Constipação Intestinal? Sheila Cristina

    No meu livro "Alimentação Desintoxicante" você irá encontrar TUDO sobre como ter o entendimento e a motivação correta para estar em cumplicidade com seus órgãos e sistemas de excreção.

    Os sucos, chás, lanches e sopas desintoxicantes sempre serão seus grandes aliados neste processo.

    Para gases existem os alimentos e ervas carminativas como a Cenoura, Alho, Gengibre, Limão (folha, casca e polpa), Dente-de-leão, Orégano, Erva doce, Erva cidreira, Camomila, Folha ou casca de laranja, Anis estrelado, Hortelã e Louro. Você pode usá-las em chás, sucos, sopas ou como tempero. 

  • Gostaria de parabenizar a matéria sobre a Alimentação Desintoxicante. Achei perfeita e me identifico com tudo que está escrito. Fiz uma desintoxicação com um naturalista em Salvador. No início foi um pouco difícil, mas entrei na linha, fiz tudo na risca durante uns dois anos e parei. Meu objetivo era parar a queda de cabelo e também uma vermelhidão no meu rosto e nas bochechas. A vermelhidão atenuou um pouco, mas o cabelo não parou de cair. Sei que a alimentação é muito importante e falo com propriedade por já ter experimentado um tempo razoável. O que a mudança alimentar me trouxe deu para sentir principalmente na forma de agir. Mas a vida nos arrasta e estou precisando de uma nova desintoxicação. Mas está faltando ânimo para retomar, inclusive porque o tratamento era um pouco oneroso. Vânia

  • A minha super recomendação é que pratiques a Alimentação Desintoxicante através dos sucos, chás, lanches e sopas desintoxicantes indicados no livro de mesmo título. O tratamento não é oneroso pois seu principal investimento será a compra do livro e dos alimentos crus e frescos.

    Sobre a queda de cabelo, veja o tratamento que indico com Aromaterapia: Tônico Capilar.

    Sobre o tratamento do rosto te sugiro o Regenerador Celular e Bactericida cuja receita encontra-se no livro O poder de cura do Limão

    No livro O poder de cura do limão existem outras receitas e tratamentos para pele e manchas. Logicamente o tratamento integrado com os sucos desintoxicantes será fundamental. 

  • Li artigo sobre as receitas com o limão e gostaria de saber se você tem alguma receita específica para acnes. Meu filho tem 17 anos e está com o rosto repleto de acnes, deixando a pele vermelha e com erupções inflamadas. Gostaria de alguma orientação nesse sentido. Ele chegou a usar a pomada benzac 2 1/2%, que melhorou bastante, mas li na bula que ainda não está comprovado o efeito da infertilidade em pessoas, apenas foi detectado em camundongos. Por essa razão não comprei novamente. Lílian

    Os tratamentos naturais que recomendo são:

    USO INTERNO - Suco desintoxicante diário em jejum para ajudar seus órgãos excretores na eliminação das toxinas e venenos. Uma boa receita é o mousse de beta-caroteno que é excelente para a regeneração de pele, olhos e cabelos: 1 xícara de manga picada, 1 cenoura picada e suco fresco de 1 limão.

    Bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente. Ele fica bem cremoso, como se fosse uma mousse. Gosto de comer de colher. Você também pode colocar um pouco de água se desejar que fique mais líquido. Importante: não coloque açúcar.

    No meu livro Alimentação Desintoxicante existem outras receitas de sucos e lanches desintoxicantes.

    USO EXTERNO: Para cada 2 colheres de sopa de óleo vegetal de calêndula adicione 10 gotas de óleo essencial de tea-tree e 10 gotas de óleo essencial de cipreste. Coloque num frasco âmbar e passe no rosto limpo pela manhã e à noite.

    No livro O poder de cura do limão existem outras receitas e tratamentos para pele e manchas. Leia também minhas Dicas sobre peles acneicas no meu livro O poder de cura do Limão.

  • Achei muito interessante o uso do limão para auxiliar no emagrecimento.
    Entretanto, como tenho problema de pedras na vesícula e li sobre a propriedade depurativa do limão que propicia melhor funcionamento dos órgãos excretores, fiquei em dúvida se poderia usar o limão, pois tenho receio que seja estimulado o trabalho da vesícula provocando expulsão das pedras pelo canal, o que pode ser muito prejudicial, haja vista o risco de pancreatite. Gisela Monteiro.

    O limão impede a formação de cristais em qualquer parte do corpo, sejam eles vesicais, renais ou na bexiga. Além disso, ele estimula a secreção da bile. O que eu não recomendo é a prática da Terapia Intensiva do Limão, aquela de 19 dias. O ideal seria tomar o suco fresco de 1 limão diluído em 1/2 copo de água, sem açúcar, várias vezes ao dia, inclusive em jejum.

  • Gostaria de saber se, com os inúmeros benefícios do uso do limão, posso me beneficiar num diagnóstico de toxoplasmose. Encontro-me bastante debilitada, pois até descobrir o que era, além de ter sofrido de muitas dores e fadiga, os médicos estavam me tratando como se fosse sinusite e depois algo neurológico. Enfim, hoje já sei o que tenho e vou ficar completamente boa, tenho a certeza disso! Como li que o limão atua no sistema imunológico quero saber se posso usá-lo para ajudar no tratamento da toxoplasmose. Rosane

    Você poderá se beneficiar duplamente, pois além de fortalecer o sistema imunológico, o limão é um exterminador de micro-organismos, como num dito popular: o limão é um antibiótico natural.

    Você poderá fazer uso de sucos desintoxicantes, 1 a 3 vezes por dia, sempre enriquecidos com 1 limão. Veja exemplos de algumas receitas no ícone Alimentação Desintoxicante. Entretanto, nada substitui a leitura na íntegra deste fantásticos LIVROS: Alimentação Desintoxicante - Para ativar o sistema imunológico e O poder de cura do Limão.  

  • O limão e outras frutas ácidas podem ser ingeridas por mulheres que têm candidíase vaginal? E qual a influência dessas frutas ácidas nesta dificuldade de saúde? Cristiane

    O limão além de purificar o sangue, é um antibiótico natural, um regenerador de tecidos e um ativador do sistema imunológico.

    Já as demais frutas cítricas e ácidas não são benéficas para a estabilidade do pH vaginal. Te recomendo o consumo diário de 1 ou mais sucos desintoxicantes, enriquecidos com 1 limão, folhas verdes e 1 inhame cru. Evite usar laranjas ácidas, tangerinas, tamarindo, groselha, abacaxi e kiwi.

    Um tratamento aromaterápico muito adequado é o Regenerador Celular e Bactericida cuja receita encontra-se no livro O poder de cura do Limão

    Em primeiro gostaria de lhe parabenizar pela excelente obra "O Poder de Cura do Limão". Esta veio de encontro às minhas dúvidas sobre o consumo do limão e sobre as propriedades medicinais desta fantástica, mas pouco valorizada fruta. Desde que adquiri seu livro ele não pára mais em casa. Todos querem emprestado.

    Pergunta 1: Pela manhã estou tomando o suco de um limão com água morna com o intuito de emagrecer. Desta forma estarei aproveitando da mesma maneira o poder de alcalinização sanguínea do limão ou o fato de ser misturado com água morna muda alguma coisa?

    Mesmo diluído com água o limão está realizando as suas várias funções terapêuticas como alcalinizar, cicatrizar e desinfetar tecidos, como também desintoxicar o sangue. O que é importante é tomá-lo fresco e não colocar açúcar pois todo o seu poder de cura ficará parcial ou totalmente anulado.

    Pergunta 2: Após tomar o suco diluído eu como a casca, pois ela me é muito agradável ao paladar, a qualidade que tenho aqui é aquela semelhante à uma bergamota e a casca não é ruim. Comendo a casca consumo o óleo essencial de limão ou não é assim que funciona?

    Parabéns, você está consumindo o óleo essencial contido na casca do limão da forma mais natural possível, e neste caso está sendo ingerida também a entrecasca que é muito rica em pectina. Mas se você bater o 1 limão inteiro num suco desintoxicante também vai ser legal.

    Pergunta 3: Para ter acesso aos benefícios desta fruta devo consumir 2 limões por dia em jejum? Ou pode ser 1 limão com água morna antes das principais refeições? Já fiz a terapia intensiva do limão uma vez. Você recomenda a terapia intensiva ou o uso de duas unidades por dia?

    A Terapia Intensiva do Limão - TIL (aquela de 19 dias) é um tratamento que recomendo seja repetido a cada 3-4 meses. Nos intervalos desta terapia recomendo o consumo de 2 ou mais limões por dia. Seja em jejum pela manhã, com água antes das refeições ou tomando sucos desintoxicantes enriquecidos com o limão (1 limão/suco).  

  • Meu marido teve AVC (acidente vascular cerebral) há uns dois anos. A única sequela aparente foi na perna que ficou manco. O rosto, braços e mãos não ficaram afetados, porém ele mudou muito o comportamento, tornando-se agressivo, mal humorado e sem disposição. Quando falo qualquer coisa, ele diz que está ótimo, porém seu comportamento diz o contrário, pois parece que está de mal com o mundo. Tem algum suco que ele possa tomar para dar uma melhorada? Trazer-lhe mais equilíbrio? Alguma coisa que o deixe mais animado e alegre? Sonia

    Sucos desintoxicantes diários (idealmente em jejum) enriquecidos com 1 limão e bastante folhas verdes poderão lhe proporcionar um pouco mais de equilíbrio emocional, assim como fortalecer o sistema nervoso.

    Você também poderá aromatizar o ambiente de sua casa, sem ele saber talvez. Saiba mais em Aromaterapia: Tratar Ambientes

    1) Combinação recomendada para tratar ambientes com pessoas enfermas, convalescentes, vítimas de depressão ou fadiga.

    Adicionar em ½ litro de água pura, ½ litro de álcool e 8 gotas de cada um dos seguintes óleos essenciais: limão, eucalipto citriodora e menta. Colocar num borrifador de cor âmbar. Borrifar nos ambientes recomendados 2-3 vezes por semana. 

  • Tenho 26 anos e comecei a perder os meus cabelos sem que eu percebesse. Iniciei um tratamento muito caro que estava dando resultado, mas parei quando descobri que o limão trata a seborreia, que é o meu problema. Só então percebi que minha alimentação era muito errada e gordurosa. Como nunca tive problemas com peso ia levando. Hoje evito comida gordurosa, já fiz a Terapia Intensiva do Limão e tomo o suco de 1 limão todos os dias pela manhã, além de lavar o meu couro cabeludo com o suco de meio limão deixando agir por cinco minutos, duas vezes por semana. Em seguida tomo banho e lavo o cabelo com um shampoo Hair Sink e depois passo a loção. Estou fazendo isso há 3 meses e já percebi uma melhora muito boa no nascimento de novos fios, na diminuição da oleosidade e um maior volume de cabelo. Está correto o uso do limão que estou fazendo? Tem outras dicas?

    Parabéns! Agindo desta forma você terá muito sucesso. O que não pode é parar, porque a sua natureza é seborréica. O uso interno do limão via sucos desintoxicantes, irá te dar suporte ao tratamento tópico. Uma alimentação mais saudável irá te ajudar a neutralizar esta sua natureza, como também na manutenção de um corpo menos intoxicado. No tratamento externo, para melhorar o que já fazes, podes colocar 2 gotas de óleo essencial de limão + 2 gotas de óleo essencial de alecrim para cada 1 colher de sopa do seu shampoo (ideal que seja neutro). Faça esta mistura na hora que você vai lavar a cabeça, sempre pela manhã, pois o alecrim desperta. Massageie bem o couro cabeludo e enxague com água como normalmente. Depois disso passe o suco de limão conforme você vem fazendo, deixando agir por uns 5 minutos. Enxague novamente com bastante água e passe a sua loção. O ideal é que esta lavagem terapêutica seja realizada somente 1 a 2 vezes máximo/semana. Observação: o alecrim não é indicado para pessoas hipertensas, epiléticas, gestantes e sob tratamento homeopático. Nestes casos substituir o óleo essencial de alecrim pelo de tomilho.  

  • Tenho uma filha de 19 anos que sofre terrivelmente de rinite alérgica à mudança de temperatura, de estado psicológico e alguns alimentos como amendoim, chocolate e frutas ácidas. Lendo sobre os benefícios que o limão, gostaria de saber se mesmo ela tendo certa sensibilidade às frutas azedas, poderia fazer o uso do limão para ajudar de alguma forma no controle das crises de rinite. Tudo que foi passado até agora através da medicina convencional foi feito mas....

    Acho que seria digno você experimentar tratamentos usando o limão. Uma forma branda, para testar a capacidade dela de aceitar o limão seria a ingestão de 1 suco desintoxicante diário em jejum, usando 1 limão como ingrediente constante da formulação. Um bom teste poderia ser feito com o uso (observando a cada dia) durante 3 a 7 dias (em jejum) da receita do mousse de beta-caroteno, que além de saborosa, o limão aparece de forma e sabor bem discretos.

    Apesar de ser considerada uma fruta ácida, o limão é na realidade uma fruta alcalinizante do sangue e demais líquidos corporais, como também um antibiótico natural e um agente desintoxicante dos alérgenos que ela produz durante as crises.

    No livro O poder de cura do limão tem também fórmulas de aromaterapia para ambientes para tratar a rinite alérgica e outras dificuldades respiratórias.  

  • Gostaria de saber qual a dose diária de limão que devemos ingerir e de que forma?

    O limão deve ser reconhecido como um verdadeiro medicamento e para cada caso existe a forma adequada de consumo e uso. Seja na prevenção ou no tratamento, existem várias possibilidades e indicações de como consumi-lo.

    O Capítulo V do livro O poder de cura do limão, encontra-se o "guia de medicina caseira de A até Z", falando exatamente sobre isso.

    Assim sendo, fica difícil te dar uma resposta simples à sua pergunta. Numa dinâmica de prevenção, uma possibilidade seria o consumo de 1 a 3 sucos desintoxicantes por dia, onde o limão será presença constante nos ingredientes dos mesmos. Desta forma, seriam uma média de 1 a 3 limões por dia. No caso de outras terapias ou tratamentos, poderá acontecer do consumo diário ser menor ou maior, como também a forma de preparo e horário da ingestão ou aplicação (no caso de uso externo).  

  • Uma dúvida: tomar o suco da laranja com berinjela, diariamente pela amanhã, é bom para reduzir o colesterol?

    O suco de qualquer hortaliça (couve, hortelã, alface, salsa, etc.) batida com o limão (só a polpa ou polpa + casca) tem o poder de afinar o sangue.

    Leia o texto Aromaterapia: a casca do Limão contém d-limoneno

    Quanto à sua pergunta, tenho 2 observações:

    1) Acrescente no preparo deste suco 1 limão (casca e polpa) e coe. Tome imediatamente após o preparo.

    2) Use somente laranja e berinjela de cultura orgânica, pois ambos, quando provenientes da cultura convencional costumam conter agrotóxico DEMAIS e não adianta tirar a casca ou lavar porque a contaminação é sistêmica.  

  • Eu estou fazendo a Terapia do Limão (aquela de 19 dias), quando tomo o suco puro de vários limões, e já estou no oitavo dia, ou seja, hoje tomei o suco de 8 limões. A dúvida: hoje soube que estou grávida: Como devo agir? Devo continuar este tratamento? Também gostaria de saber o que devo fazer para ter uma gravidez sadia? Agradeço suas orientações, pois é minha primeira gravidez e já passei por um aborto no ano passado.

    Fazer uso do limão durante a gravidez irá lhe ajudar a preservar sua saúde e a do bebê. Tomar o suco puro de 1 limão em meio copo de água diariamente em jejum poderá lhe ajudar inclusive em possíveis problemas com enjoo.

    Mas, NÃO recomendo a Terapia Intensiva com o limão durante a gravidez porque ela é muito forte. Ela é ideal de ser praticada logo ANTES da gravidez, para iniciar a gravidez com o corpo bem sadio e limpo.

    O ideal durante toda a gravidez, são os sucos desintoxicantes (1 a 3 vezes por dia), com frutas, folhas verdes, brotos, raízes (para manter o corpo enraizado na terra e ajudar a aterrar o bebê) como a cenoura, beterraba e inhame, onde o LIMÃO DEVE SER PRESENÇA em pelo menos 1 dos sucos.

    Tais sucos, juntamente com o limão, vão ativar o seu sistema imunológico, alcalinizar e manter o seu sangue desintoxicado e saudável.

    Recomendo a leitura completa do meu livro O poder de cura do limão. Lá você irá inclusive encontrar dicas de como preparar as mamas para o aleitamento. Parabéns pela sua decisão!!!  

  • Tenho tomado o limão em jejum com um pouco de água morna todas as manhãs (para emagrecer) e meu filho de 11 anos também tem tomado devido ao colesterol que, infelizmente, tão criança, já possui. É recomendável nos dois casos? Na verdade o que mais me interessa é sobre o colesterol.

    Você está agindo corretamente, tanto para você que deseja emagrecer, como para o seu filho que precisa baixar o colesterol.

    A vantagem é que junto com a eliminação de todos estes excessos (de gordura corporal e colesterol), que são toxinas, vocês estão, mais que desintoxicando-se, alcalinizando o sangue, harmonizando todo o metabolismo corporal, ativando o sistema imunológico e construindo muita saúde. Medicina preventiva amiga! Parabéns!

    Uma dica: Durante o dia vocês podem também preparar sucos desintoxicantes (1 a 3 vezes por dia) onde o limão deve ser presença constante. Veja algumas receitas no site em Alimentação Desintoxicante: A PRÁTICA. 

  • Qual limão devo consumir?

    Todas as variedades são adequadas para as receitas e tratamentos terapêuticos. A melhor dica é consumir o limão que está mais abundante, bonito e barato. Seja no consumo via Terapia do Limão ou nas diversas possibilidades de uso diário, interno ou externo, desde que maduro e fresco, idealmente orgânico e, para quem pode, recém-colhido do pé. O fruto "de vez" não contém tanto suco, nem seus micro-nutrientes na dosagem ideal. O fruto muito maduro já está em processo de morte e apodrecimento. Sua casca já não apresenta o mesmo brilho, começa a desenvolver uma dureza quebradiça e a sua cor original já se apresenta transformada em tons mais opacos. Não esquecer de lavá-los muito bem antes do seu consumo.

  • Qual a melhor forma de preparar o suco do limão?

    Existem muitas dicas de como obter o melhor do suco do limão, mas o importante é que ele deve ser consumido fresco. Jamais consumir um suco com mais de 5 minutos de preparo. Ele terá sabor, porém reduzido valor terapêutico.

    Popularmente obtido com o uso de um bom espremedor, dificilmente recomendo somente esta forma de preparo.

    Existem receitas, como a dos sucos desintoxicantes, em que recomendo o preparo do suco no liquidificador ou na centrífuga, porque apresenta as seguintes vantagens:

    - O suco irá conter pectina, que é aquela parte branca presente na sua entrecasca, uma fibra solúvel de excelência para a saúde.

    - O primeiro limão recomendo seja passado inteiro, ou seja, polpa e casca; para o suco conter traços do óleo essencial de limão (só presente na casca), rico em d-limoneno, substância de elevado valor terapêutico.

    Na centrífuga o suco já sai filtrado, enquanto no preparo com o liquidificador será necessário o uso da peneira para coá-lo.  

  • O Limão afina o sangue?

    O limão LIMPA o sangue. O limão é um alimento com elevado poder desintoxicante. Quando popularmente fala-se em afinar o sangue, cientificamente significa eliminar substâncias tóxicas como excesso de colesterol ruim, triglicérides, glicose, etc., que costumam causar problemas vários de saúde, entre eles a pressão alta (hipertensão). Portanto afinar o sangue é algo extremamente benéfico, que previne e trata diversos problemas cardiovasculares. Um engano é pensar que o limão irá infinitamente afinar o sangue. Ele purifica o sangue até seu ponto ideal, e ao continuar seu consumo, ele irá promover a manutenção de um sangue saudável. 

  • Quais são todas as vantagens do uso do limão?

    RESUMO DAS VANTAGENS DO USO INTERNO

    Alcalinizante: provoca o acerto do pH do sangue para a sua faixa ótima, levemente alcalina, de 7,36 a 7,42; quando todas as células, órgãos e sistemas passam a beneficiar-se desta qualidade sanguínea.

    Depurativo: profundo poder de limpeza e desintoxicação de todo o corpo, ao potencializar a capacidade metabólica dos órgãos excretores.

    Adstringente: adstringente natural e poderoso, pois detém hemorragias em cortes ou escoriações.

    Antibacteriano e antivirótico: contém o avanço de infecções internas e externas, inclusive no fígado, pulmões, bexiga e rins.

    RESUMO DAS VANTAGENS DO USO EXTERNO

    Adstringente: reduz a oleosidade da pele e couro cabeludo, facilitando todo o processo de higiene e limpeza.

    Bactericida, fungicida e antibiótico: o meio ácido que provoca, desnatura proteínas e inibe o desenvolvimento dos micro-organismos.

    Clareador: um complexante natural e eficiente de pigmentos, trata a pele e manchas.

    Ativa a circulação: trata celulite, varizes e a desintoxicação via pele.


     

    Lojas Doce Limão

    Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

     


    * Conceição Trucom
     é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Alaúde), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Alaúde).

    Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine