Conceição Trucom*
Segundo o Conselho Internacional para o controle de transtornos de deficiência de iodo, apenas 74% da população brasileira tem acesso às quantidades mínimas necessárias para evitar os males da deficiência. A adição de 15 a 45 mg de iodo/quilo de sal é muito pouco, pois o ideal de consumo projeta uma adição de 2,5 g/quilo, para um consumo diário mínimo de 5 g de sal/dia.
Mas o uso do iodo no sal é algo muito subjetivo porque trata todas as pessoas da mesma forma, com ou sem deficiência, com alto ou baixo consumo de sal. Ademais, trata-se de uma reposição via oral, forma que inviabiliza a percepção de continuidade ou não do tratamento... Aliás, tratamentos caseiros de automedicação via oral são para mim seriamente irresponsáveis, principalmente quando estamos mexendo com halogênios (flúor, cloro, iodo, bromo e astatínio).
O tema a Crise do IODO faz parte do meu livro Sal da Vida - selo Doce Limão - nas
edições impressa e ebook, como também do nosso Curso OnLine Sal da Vida.
Para quem pretende fazer um controle dos níveis de iodo no organismo, é fácil realizar um simples teste e ver se seu organismo tem iodo suficiente para garantir a produção de hormônios tireoidianos. Mesmo aqueles que têm o diagnóstico de Hipotireoidismo e fazem uso de suplemento oral de hormônios tireoidianos, podem testar seus níveis de iodo. Níveis insuficientes de iodo podem impedir que os hormônios tireoidianos sejam funcionais e ativos.
Confira agora como repor ou suplementar IODO de forma segura e simples.
As duas formas de iodo não radioativo – Iodo (I2) e Iodeto de potássio
(KI = sal de iodo) - são usadas diferentemente por diferentes órgãos do corpo humano.
O esôfago, o estômago e a próstata usam Iodo.
A tireoide, glândulas salivares e a PELE usam Iodeto.
As mamas usam tanto o Iodo quanto o Iodeto.
ERREI QUANDO FALEI NO VÍDEO
VALE O QUE ESTÁ ESCRITO ABAIXO EM NEGRITO
A solução de Lugol é constituída de ambas as formas: 1% de I2 estabilizado com 2% de KI. Por isso, é a mais conhecida e receitada pelos profissionais da saúde que não fazem parte dos iodofóbicos, sendo esta solução muito eficaz na prevenção de inúmeras doenças.
ATENÇÃO: existe um lugol 5% (5 vezes mais concentrado que a fórmula 1% descrita acima), que não recomendo, principalmente para crianças e idosos. Prefiro as doses menores que podem ser muito mais facilmente administradas.
Um teste seguro, responsável e barato de se realizar
Pode-se mandar aviar um vidro de solução de iodo Lugol em farmácias ou drogarias de manipulação*, em geral com uma prescrição médica. O teste da tireoide com iodo de Lugol é um estudo fácil que você pode fazer e que não necessita de um médico auxiliando. Utilize um cotonete, pincel ou escova de dentes para pintar uma área de 10 x 10 cm (100 cm2) em sua barriga, na coxa, panturrilha, braço ou no tórax. Observe atentamente ao longo de 24 horas. Se a coloração sair em menos de 24 horas significa que o iodo foi absorvido pelo corpo: sistema cutâneo, a tireoide e demais sistemas glandulares, está com carência desta substância. Neste caso você apresenta deficiência de iodo.
(*) Não existe pronto, somente aviando a seguinte fórmula do Lugol:
1% de IODO (I2) estabilizado com 2% de Iodeto de Potássio (KI)
solução alcoólica para uso TÓPICO
Mas com a pandemia verificamos que dá para comprar via internet, a solução
5% de IODO (I2) estabilizado com 10% de Iodeto de Potássio (KI) em ÁGUA
Como diluir? Para cada 1 parte da solução 5% dilua com
2 partes de água filtrada + 2 partes de álcool de cereais.
Onde compramos? Na loja virtual da Oficial Farma
Sacada de MESTRE
Você pode usar o mesmo sistema do teste para corrigir seus níveis de iodo
Como a deficiência de iodo faz com que a mancha de iodo seja absorvida rapidamente, você pode começar a "alimentar" seu corpo com o iodo que ele precisa. Quando a mancha desaparecer reaplique o iodo de Lugol novamente após 24 horas e continue observando para ver se a área pintada com a solução desaparece. Gradualmente, assim que seu corpo absorve o iodo que precisa a mancha da solução levará mais tempo para desaparecer. Uma vez que ela esteja visível por mais de 24 horas pare o teste, seu corpo já deve ter absorvido a quantidade de iodo suficiente para ajudar na produção adequada de hormônio tireoidiano ou para usar como suplementação de hormônios da glândula em questão.
Achei este método genial porque o corpo informa, com precisão, do quanto ele precisa e assimila de iodo/iodeto. Uma vez estabilizado o tratamento diário, fica interrompido por 1 mês, quando se repete para nova avaliação e reposição.
O MÉDICO NESTE VÍDEO-ENTREVISTA COMENTOU: Outra opção de uso e correção do iodo no organismo é tomar diariamente 2 gotas de Lugol misturada em um pouco de água.
Esta outra opção NÃO CONSIDERO TÃO interessante porque a pessoa não tem como saber se está realmente com deficiência, se está exagerando na dosagem, se está saturando o organismo de iodo etc. A pessoa NÃO TEM COMO saber qual a hora de parar...
Outros Cuidados
1. Se você tiver o diagnóstico de hipertireoidismo ou uma tireoide hiper-reativa, NÃO faça ingestão de iodo para realizar testes de função tireoidiana. Seu corpo já está produzindo mais do que o necessário de hormônios tireoidianos. Segundo o Dr. Gabriel Cousens não é bem assim. Ele afirma que a tireoide pode ter ficado hiperativa justo por deficiência de iodo. Ou seja, há que se avaliar caso a caso e o teste de pintar o abdômen neste caso pode ser uma grande saída e cura.
2. Há que se avaliar se a pessoa é alérgica ao iodo tópico: passar num quadrado de 1 x 1 cm e avaliar reações como coceira, irritação e incômodos. Se algo do tipo acontecer significa que este protocolo NÃO É ADEQUADO A VOCÊ. Portanto, lave o local e não repita o teste ou realize este protocolo OK?
Verifiquei comigo que na solução 5% tive uma reação de coceira e ficou pinicando...
Por isso e muito mais, indico SOMENTE A SOLUÇÃO 1%
Observações:
1) Pessoas com problemas de tireoide precisam conversar com seu endócrino: não recomendo fazer qualquer protocolo sem um consenso com seu endócrino. Por favor!
2) O tratamento e teste tópico com iodo de Lugol deve ser continuado até que se perceba o desaparecimento da cor marrom após 24 horas da última aplicação. É comum, casos de elevada deficiência, a cor demorar MUITO para desaparecer.
Na verdade, tenho mesmo recomendado o uso
diário como um protocolo de PREVENÇÃO.
3) Existem outras fórmulas de lugol com maior concentração de Iodo e Iodeto, contudo, pela Lei da Partição, as doses homeopáticas por longo tempo são MUITO mais efetivas do que tratamentos com altas doses por menor tempo.
Ou seja: sempre dilua para 1% com uma mistura de
água filtrada e álcool conforme exemplificado acima.
4) Em estudo que realizei na mesa radiônica obtive a informação de que somente em torno de 10% do que é aplicado é absorvido (assimilado). Varia de acordo com a temperatura ambiente, temperaturas corporais. Peles mais secas absorvem mais, pelos oleosas absorvem menos. E tudo certo: o importante é a aplicação diária... Um dia seu organismo ficará estabilizado, principalmente se houve mudança de hábitos com relação às exposições ao flúor, cloro e bromo (também iodo radioativo).
5) Aplicação tópica sobre mamas, próstata e outras partes do corpo que sinta uma atenção MAIOR. NO CASO DAS MAMAS, VEJA A IMAGEM ABAIXO. Não precisa passar nos bicos, somente em volta, uns 3 dedos em toda a volta. No final passe também nas axilas.
Aproveita para ficar sem sutiã e tomar sol... As mamas irão AMAR!
Leia também: Pérolas de Sal 1 - Sal fresco X Sal de rocha
Consequências da deficiência de Iodo
Iodo na saúde mental e física - inglês
Emergência: Iodo Radioativo de Fukushima
Este é um verdadeiro tratado: The Safe and Effective Implementation of Orthoiodosupplementation In Medical Practice - by Guy E. Abraham, MD
No meu livro SAL DA VIDA tem um capítulo somente sobre a Crise do Iodo
Para adquirir qualquer dos meus livros conheça a LOJA VIRTUAL DOCE LIMÃO
Assine o Doce Limão
Assine o Doce Limão! Nossa nova plataforma está no ar com o curso inédito Farofas, Paçocas e Pipocas.
Loja Doce Limão
Conheça e adquira todos os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão.
Aproveite nossos combos e promoções. Visite nossa loja virtual aqui.
* Conceição Trucom (Instagram: @conceicaotrucom) é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Planeta), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Planeta).
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br