O Movimento Cisterna Já é uma iniciativa independente de cidadãos preocupados em aumentar a resiliência urbana diante da crise da água. Como as soluções centralizadas serão incapazes de atender toda a população no provável cenário de emergência que ocorrerá devido ao desabastecimento, essa página tem o objetivo de promover a capacitação para a captação e aproveitamento de água de chuva.
Em tempos de falta de água nas torneiras, um técnico agropecuário tem dedicado seus dias a percorrer escolas, associações e comunidades na Grande São Paulo para repassar um conhecimento útil: como coletar água de chuva.
Engana-se quem pensa que é só colocar um balde no quintal de casa quando começar a chover. A pessoa até pode fazer isso, mas com a água ela vai acumular folhas, insetos (leia mosquito da dengue) e outros tipos de sujeira.
Batizado de minicisterna, o equipamento criado pelo técnico Edison Urbano é feito de materiais simples e tem capacidade de acumular cerca de 200 litros de água. O custo para confeccioná-lo varia entre R$ 150 e R$300 e com ele é possível economizar até 50% da conta de água, segundo Urbano.
Ele integra o Movimento Cisterna Já que tem uma meta ambiciosa: que exista uma minicisterna em toda casa. "O movimento surgiu com a ideia de fazer com que o máximo de pessoas nas cidades construa um sistema de aproveitamento de água de chuva para poupar as reservas que a gente tem, como o Cantareira, o Guarapiranga [no caso da Grande São Paulo]", explica.
"Nós estamos repassando o conhecimento de todas as formas que a gente encontra, por meio da imprensa, de cursos em lugares públicos. A gente faz mutirões em praças, escolas etc., onde fazemos a montagem passo a passo da minicisterna, para ensinar às pessoas como fazer", detalha.
MANUAL DE INSTALAÇÃO
Existem sistemas de captação de água de chuva muito simples e de baixo custo. Para começar sugerimos o projeto da mini cisterna, desenvolvido por Edison Urbano. Encaramos a minicisterna como um primeiro passo para compreender os cuidados e princípios básicos para ter água de chuva de boa qualidade armazenada para uso não-potável. A partir daí é possível avançar para cisternas com maior volume de armazenamento, para que seu sistema possa ter um impacto mais efetivo no seu dia-a-dia, reduzindo consideravelmente o consumo de água potável para fins não-potáveis em sua casa ou prédio.
Acesse aqui o MANUAL
Assine o Doce Limão
Assine o Doce Limão! Nossa nova plataforma está no ar com o curso inédito Farofas, Paçocas e Pipocas.
Loja Doce Limão
Conheça e adquira todos os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão.
Aproveite nossos combos e promoções. Visite nossa loja virtual aqui.