Conceição Trucom *
Brotos são uma categoria de alimento em crescimento, mas com elevado valor nutricional.
Alguns críticos ao consumo de brotos alegam serem ricos em hormônios de crescimento, mas a proposta não é se entupir de brotos: seu consumo deve ser qualitativo, JAMAIS quantitativo.
Germinados e brotos são alimentos classificados, segundo seu potencial de vitalização e regeneração, de alimentos BIOGÊNICOS. Ou seja, que estimulam o desenvolvimento e desabrochar da vida...
Comer brotos bem antes de se tornarem plantas completas pode aumentar
consideravelmente certos níveis de nutrientes, disse Emily Ho, professora de nutrição
e diretora do Instituto Linus Pauling da Oregon State University, em Corvallis. **
"Brotos de sementes de cinco a sete dias de idade podem muitas vezes oferecer mais benefícios nutricionais do que as plantas maduras", disse a professora Ho, que é conhecida no campus como a "senhora dos brócolis" devido à sua pesquisa sobre os benefícios para a saúde dos brotos de brócolis.
Brotos de Girassol na terra compostada
Brotos de soja têm sido usados há muito tempo em pratos vegetarianos e asiáticos. Pessoas conscientes da boa saúde são atraídas pela infinidade de benefícios dos alimentos que foram previamente germinados e brotados.
Cereais, leguminosas e oleaginosas começam sua vida brotando de sementes que iniciam o processo de germinação quando expostos à umidade e temperatura modulada (18 a 250C) . Dentro de uma semana, muitas plantas brotadas estão prontas para comer antes que suas folhas se desenvolvam plenamente.
Os brotos, também chamados de micros-verdes são vegetais que podemos produzir em nossa casa, em microescala.
Os benefícios para a saúde dos brotos incluem a melhor digestão de seus carboidratos, proteínas e gorduras, ainda em estado iniciático. A germinação estimula a liberação de enzimas e vitaminas que ajudam a pré-digerir, na saúde intestinal e até aos sistemas excretores.
"A professora Ho explica que o broto não muda o perfil nutricional da planta,
mas ajuda a liberar melhor os compostos benéficos."
Por exemplo, os alimentos vegetais contêm fitatos que se ligam a minerais como zinco, ferro e magnésio; e isso impede que esses minerais sejam absorvidos pelo organismo. Em pequenas doses estes fitatos agem como antioxidantes, mas em maiores concentrações não temos enzimas para os digerir. Contudo, no processo de germinação e brotação há uma redução destes fitatos, mas também são liberadas enzimas que permitem que os minerais sejam livremente absorvidos.
Sementes germinadas e brotadas têm mais vitamina C, vitaminas B
e antioxidantes que se materializam durante o processo de brotação.
"Você pode comer 50 xícaras de brócolis ou uma única xícara de brotos de brócolis
e obter benefícios nutricionais semelhantes", disse a professora Ho.
Ao fundo broto de trigo grama + broto de semente de coentro
ambos na terra
Consumir brotos, que são densos em nutrientes seria especialmente útil para 09 de cada 10 adultos, que em geral não consomem quantidades adequadas de vegetais.
Algumas pessoas não gostam do sabor de brócolis, couve-flor, repolho ou outros vegetais crucíferos, que podem ter um sabor amargo por causa de seus produtos químicos vegetais benéficos que contêm enxofre. Mas os brotos destes vegetais têm um sabor ligeiramente doce.
Brotar sementes é um processo simples e barato, e tem pouco impacto ambiental. Aliás, devem ser cultivados em casa, dentro de casa ou no jardim e quintal, desde que protegidos de intempéries.
Brotos e verduras jovens adicionam cor, textura e sabores diversos em saladas, sanduíches e sopas. Em aperitivos, sobremesas ou vitaminas.
Um alerta: os brotos em seu ambiente úmido pode ser o meio perfeito para crescerem fungos. Motivo pelo qual prefiro mil vezes os brotos produzidos na terra, onde esta umidade tem muito mais controle que aqueles produzidos na água ou no ar.
Crianças pequenas, idosos, gestantes e qualquer pessoa com um sistema imunológico enfraquecido devem evitar comer brotos crus ou mesmo levemente cozidos de qualquer tipo.
Para reduzir estes riscos sugiro a aquisição de sementes de boa qualidade e higienizá-las (antes de germinar e brotar) por 15 minutos com suco fresco de 1 limão diluído em 1 litro de água filtrada.
Prefiro produzir meus próprios brotos e evito comprar prontos justo para ter mais controle e segurança alimentar.
(**) KC Wright em American Heart Association News - 07 de junho de 2022
Assine o Doce Limão
Assine o Doce Limão! Nossa nova plataforma está no ar com o curso inédito Farofas, Paçocas e Pipocas.
Loja Doce Limão
Conheça e adquira todos os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão.
Aproveite nossos combos e promoções. Visite nossa loja virtual aqui.
* Conceição Trucom (Instagram: @conceicaotrucom) é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Planeta), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Planeta).
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br