Couscous Marroquino

Conceição Trucom*

Cuscuz é um prato árabe originário da região do norte de África que consiste num preparado de sêmola de cereais, principalmente do trigo. A grafia francesa couscous, é frequentemente usada para todas as variações deste prato em livros de culinária. Basicamente um prato de carboidrato que costuma ser acompanhado por legumes ou proteínas de origem animal. Aqui vamos fazer algo bem vegano e com ZERO de cereais, ou seja, bem balanceado!

Ingredientes base: 1 xícara (chá) de castanha de caju crua e hidratada (4 horas em água filtrada) (ou amêndoa germinada), 1/2 xícara (chá) de semente de girassol sem casca hidratada (4 horas em água filtrada), 1 cenoura média picada, 1 colher (sobremesa) de missô (pasta fermentada de soja), 1 colher (sobremesa) de páprica (para dar a cor amarelinha e um sabor levemente picante) e gotas de limão.

Ingredientes recheio: 1 tomate picado em cubinhos, 2 colheres (sopa) de salsa picada, 2 colheres (sopa) de cebolinha picada, 10 azeitonas picadas e sal a gosto para acertar o sabor.

Ingredientes guarnição: salada de folhas coloridas, cubos de abacate e tomatinho cereja para decorar.

Preparo: processar na lâmina ''S" os ingredientes da base até uma textura de liga. Passar tudo para uma tigela e acrescentar os ingredientes do recheio. Misturar até bonita, colorida e homogênea. Colocar em forminhas e desenformar sobre um prato decorado com as folhas, os cubos de abacate e o tomate cereja.

Aqui o balanceamento acontece quando o teor proteico e lipídico das sementes oleaginosas são equilibrados com a cenoura, folhas verdes e o tomate. Fato é que este prato, apesar de parecer um saladão exótico, serve-se como entrada e prato principal, conferindo grande saciedade aos convivas!


Couscous Marroquino de Couve Flor

Adorei esta receita da Lívia, não só pela simplicidade e facilidade de preparo, mas pela sua fácil digestão... Na verdade é um super saladão com cara de couscous!!!

Ingredientes:

  • 1 couve flor média
  • 1 xícara (chá) de tomate picado
  • 1/2 pimentão vermelho picado
  • Suco fresco de 1 limão
  • 1/2 maço de salsinha
  • 1/2 maço de cebolinha
  • 1/2 maço de hortelã
  • 1 colher (chá) de cúrcuma
  • 1/2 colher (chá) de páprica
  • Sal marinho e pimenta a gosto
Preparo: Processar a couve flor com a lâmina "S" até o tamanho de de uma semolina inchada. Passar para uma bacia de pirex, acrescentar o sumo do limão e o sal, dar uma revolvida com as mãos por alguns segundos e deixar marinando por uns 5-10 minutos.

Enquanto marina, pique o restante dos ingredientes.

Adicionar o tomate, as ervas, a cúrcuma e a páprica (permita que fique amarelinho).

Corrigir o sal e a integração dos sabores e tá pronto!


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 


* Conceição Trucom
 é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Alaúde), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Alaúde).

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine