Violeta Stoltenborg *
Final de semana fomos, Murilo, Clara e eu, tomar café da manhã em uma padaria/empório perto de casa. Um dos pedidos era uma porção de frutas variadas para os três e suco de laranja. Clara tem quase dois anos e adora frutas e comeu com gosto a porção que colocamos em seu prato. A nossa surpresa foi que muitos que estavam nas mesas ao lado ficaram atentamente olhando para ela comendo as frutas e tomando o suco com tanto gosto. Em uma das mesas havia um menino mais ou menos da mesma idade comendo um pão francês quente com um bom recheio de queijo e presunto e um copo de leite com chocolate. Quando saímos Murilo me perguntou se eu havia percebido como as pessoas olhavam espantadas para a Clara comendo. Eu disse "Pois é, reparei. Achei até que iam chamar o Conselho Tutelar ou algo assim. Imagina se ela estivesse comendo quiabo, que ela adora!" Murilo retrucou: "Aí seríamos presos! O que será que esses pais não fazem para essa coitada comer quiabo! Devem torturar a menina!"
Tendo mais contatos com pais e crianças, vou observando cada vez mais como a alimentação das crianças é pobre em nutrientes e o quanto somos realmente E.T.s no mundo dos nuggets, batata frita, bolacha recheada, salgadinhos e balas. A mulher que trabalha na casa da minha sogra ficou abismada com a Clara comendo brócolis e pedindo mais, disse que sempre achou a propaganda de um menino pedindo: "Mãe, eu quero brócolis" uma mentira, pois não existe criança que gosta de brócolis. Disse a ela que, se não existe criança que gosta de brócolis, dificilmente haverá um adulto que goste de brócolis, pois é desde pequenos que formamos nosso paladar e hábitos alimentares.
Acho uma pena que a maioria das crianças não seja nem apresentada a muitos alimentos. Muitas vezes Clara e eu fazemos suco juntas com diferentes frutas. Clara me ajuda a receber os produtos orgânicos e olhamos o que veio na semana e cada dia temos diferentes verduras e legumes na refeição. Na praça onde levo a Clara há um pé de pitanga, nenhuma criança dá bola para ele. Clara sempre o observa e pergunta: "Será que já tem pitanga mamãe?" Ela adora comer frutas do pé. Desde pequena, quando vamos ao sítio ou na casa de alguém que tem um pé de goiaba que seja, vamos juntas pegar e comer. Nas férias uma amiga veio me visitar com a sobrinha no sítio e, quando chegou, Clara e eu estávamos nos lambuzando no pé de amora que estava carregado. A sobrinha não comeu uma amora sequer, não quis nem provar, fez cara feia.
Pensei como pode uma criança não se interessar minimamente por um pé de amora? Quando sentou no carro para ir embora abriu um pacote de bolachas de manteiga.
O que quero dizer é que: Sim, crianças gostam de frutas e verduras! Basta que esses alimentos façam parte da rotina da família DESDE PEQUENOS. Quando temos filhos vale à pena parar e pensar em nossos hábitos alimentares, pois estes influenciarão demais nossos filhos. Claro que a família não está isolada e a criança sofre influências dos hábitos dos avós, dos amigos, da escola... Mas vale se esforçar, conversar com os avós, tentar influenciar positivamente o coleguinha do filho e tentar escolher escolas que valorizem uma alimentação melhor ou tentar ajudar a escola onde seu filho estuda a ter mais consciência sobre alimentação. Pois ter bons hábitos alimentares e por consequência saúde é o maior presente que se pode dar aos filhos e ao planeta!
Texto extraído do boletim eletrônico do site A Boa Terra.
Quando leio um depoimento como esse, vejo como os valores estão mudados. Meus sobrinhos adoram vegetais! Comem cenoura crua, pepino, alface, agrião, couve e adoram brócolis!
Nenhum deles bebe refrigerante e minhas irmãs precisam avisar às mães dos coleguinhas para servirem suco ou água para eles nos aniversários. Sem obrigação, pois eles Já experimentaram refrigerantes, mas não gostaram.
Os hábitos alimentares começam em casa. Pais que praticam uma alimentação saudável facilmente conduzem seus filhos para esse caminho.
Nem todos os adultos comem vegetais porque não foram apresentados a eles quando crianças. Nada impede que comecem agora a experimentar um novo alimento a cada semana. Deixo aqui o meu convite.
Os vegetais enriquecem a dieta por serem ricos em vitaminas, minerais, fibras, água e também possuem proteínas, carboidratos e alguns, um pouco de gordura saudável. São lindos, aromáticos, coloridos, de diferentes texturas.
A natureza é sábia e o Brasil um país abençoado para nos proporcionar a cada mês, diferentes tipos, de acordo com a safra. Essa gama de opções facilita a variação do cardápio.
Outra grande vantagem é a facilidade em prepará-los. Basta fazer uma boa higienização e estão prontos para o consumo. Rápido, prático e gostoso!
Para deixar os vegetais ainda mais gostosos, incremente com molhos a base de ervas, azeite e limão. No embalo, plante ervas em pequenos vasos para dar um frescor na preparação.
Sejamos curiosos! Vamos experimentar novos sabores!
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autora e a fonte www.docelimao.com.br
Loja Doce Limão Conheça e adquira todos os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão.Assine o Doce Limão
Assine o Doce Limão! Nossa nova plataforma está no ar com o curso inédito Farofas, Paçocas e Pipocas.
Aproveite nossos combos e promoções. Visite nossa loja virtual aqui.