Curtis Cook + Comentários Mônica de Oliveira Costa
Ser ecologicamente correto não é tão complicado assim. Pequenas atitudes podem ajudar o nosso planeta. Por que não incluir nossas crianças na programação? Elas aprenderão desde cedo o quanto é importante ser responsável com a nossa Mãe Terra, além de se divertirem. Siga os oito passos sugeridos por Curtis Cook. Tenho certeza que outras idéias virão. É só dar o primeiro passo.
Educar as crianças é mais difícil quando os pais não se preocupam com as conseqüências com o meio ambiente. Não se desespere. Você já se preocupa com o bem estar dos seus filhos e ser amigo da Terra já facilita. Ser pai e mãe é um trabalho de 365 dias por ano. Por que não viver todos os dias o Dia da Terra enquanto você é pai/mãe? Seguem oito fundamentos para um Dia da Terra em família:
1. Lidere dando exemplo.
Você é o maior modelo para seu filho. Ele vai se espelhar em você, aprender com você e abraçar os seus hábitos. Se você ensina enquanto conversa evitará muitos “por quês” que inevitavelmente surgirão quando ele vê você separando o lixo orgânico, vidros, papéis ou apagando a luz quando você deixa um cômodo.
Crianças estão sempre prontas para aprender. O aprendizado acontece mais rápido quando se aplica o que foi ensinado verbalmente. Convidar a criança a ajudar na seleta do lixo em casa é uma forma bastante simples de explicar a importância da reciclagem, de se evitar o desperdício, de conversar sobre o meio ambiente e de despertar o amor pela Mãe Terra. Apagar a luz, fechar a torneira são atitudes simples e importantíssimas para que ela se torne uma pessoa consciente e responsável.
2. Ensine seus filhos sobre as necessidades básicas humanas.
Além do amor, eles precisam saber que ar puro, água e solo limpos são essênciais para a vida humana. Ele pode viver sem o vídeo game, mas não pode sem esses bens preciosos.
O futuro de nossas crianças está em nossas mãos. Nosso planeta está gritando por causa do nosso descaso para com ele. O lixo é um dos maiores problemas da atualidade. Ensine seu filho a não jogar o lixo fora do local apropriado. Vamos também repensar as nossas compras. Cuidado com o consumismo desenfreado! Ensine seu filho a doar os brinquedos que não usa mais antes de comprar um novo.
3. Divida as experiências aprendidas por ser um “amigo da Terra”.
Comece um projeto de compostagem ou visite um aquário para aprender a importância do mundo marinho em nossas vidas. O que acontece quando tiramos muito peixe do mar ou jogamos lixo nele? O que isso afeta a nossa vida?
A lei da causa e efeito é verdadeira. Tudo que se retira da natureza resultará em algum impacto ambiental. Oriente seu filho a não sujar os rios, mares, as praças, a escola, as ruas. Outro ponto interessante deste tópico é a questão do excesso. A ansiedade é um dos motivos que tem levado as pessoas a se alimentarem exageradamente. Mastigue devagar e ensine seu filho a fazer o mesmo. A sensação de saciedade será percebida e aí a gente pára de comer. Se as pessoas fizessem isso com freqüência comeriam menos e menos animais seriam abatidos.
4. Considere a importância do aleitamento materno.
Num mundo perfeito, nenhum alimento é melhor (ou mais amigo da Terra) para o bebê que o leite materno. Ele é perfeito em nutrição e alimento de produção local.
O bebê precisa do leite materno e a mãe precisa amamentar seu filho. Faz parte de um desenvolvimento saudável da criança, uma experiência única para a mulher, troca de amor, carinho e a continuação de um relacionamento que se iniciou no momento da concepção. Tudo de bom! Aqui no site há vários textos sobre os benefícios do aleitamento materno. Consulte também o site www.amigasdopeito.org.br para saber mais.
5. Alimentação saudável é alimentação viva.
Seu filho vai se beneficiar consumindo frutas e vegetais da sua região. Leve-o ao mercado, se possível, a uma fazenda para aprender sobre alimentos frescos. Encoraje-o a fazer uma horta no quintal ou plante ervas em vasinhos em casa. Seu filho estará menos sujeito a desenvolver alergia alimentar ou sensibilidade se não estiver consumindo alimentos processados, embalados ou fast food.
Comer alimentos que a natureza nos oferece faz parte da nossa dieta desde os primórdios da vida do homem na Terra. A natureza nos providenciou alimentos com os nutrientes necessários para a nossa saúde e preservação da espécie. Aqui no site você encontra muita informação sobre alimentação saudável e viva, além de receitas deliciosas e fáceis de fazer.
Toda criança gosta de brincar com terra. Aproveite para fazer uma horta em casa ou plante alimentos em vasos, floreiras. Momentos de lazer e de prazer que ficarão para sempre na memória do seu filho! A visita ao mercado também pode ser muito divertida. É importante que a criança conheça os alimentos que ela está comendo. Dê os alimentos para a criança pegar, sentir a textura, cheirar... É uma aula de sensibilidade!
6. Vegetais te deixam mais esperto.
Como se alimentar bem deve ser ensinado. Os pais devem fazer uma parceria com a escola para servir vegetais nas refeições, pois ambos são responsáveis pela saúde e finanças da escola. Se a escola souber que uma cantina com opções saudáveis não inflaciona o orçamento, não há o que se discutir. Por exemplo, uma horta na escola é um instrumento educacional e uma fonte de nutrição para os alunos.
A participação dos pais nas escolas é cada vez mais aplaudida. A educação dos filhos não é de responsabilidade apenas da escola. Por outro lado, as escolas devem estar envolvidas com a prática de cuidados com o meio ambiente. As cantinas precisam ser mais responsáveis e deixar de oferecer alimentos industrializados ricos em açúcar e de baixo valor nutricional. A oferta de frutas e vegetais deve ser estimulada. Profissionais da área de nutrição precisam ser consultados para ajudar na escolha de cardápios mais apropriados, além de ministrar aulas de educação alimentar. Escolas particulares e públicas não podem se ausentar dessa função e os pais devem exigir isso.
Várias escolas já possuem hortas que são mantidas pelos próprios alunos. Muitas crianças passam a comer os alimentos desta horta, mas que antes dela existir eram rejeitados em casa. Elas passam a exigir que os pais comprem esses alimentos e toda família se beneficia. Há vários casos de sucesso em escolas brasileiras.
7. Viaje ecologicamente.
Não deixe seu filho se tornar um dependente do automóvel. Pesquise lugares que vocês possam ir juntos e seguros a pé ou de bicicleta. É uma maneira maravilhosa de passar o tempo juntos e ficar em forma. Quando o carro não puder ser evitado, combine com outras famílias para irem juntos numa van. Alugar uma van é ótimo, uma forma amigável da Terra dos pais dividirem a bagagem.
Passeios ao ar livre são ótimas opções! Por que as pessoas só pensam em ir à Shopping Center com as crianças? Passar um dia numa fazenda, num parque ecológico pode ser muito divertido. Dias ensolarados devem ser desfrutados ao ar livre. Programe novos passeios com sua família. Conheça sua cidade ou cidades vizinhas. Mude a rotina!
8. Procure produtos ecológicos para seus filhos.
Quando for comprar brinquedos, roupas e produtos de higiene pessoal pesquise por produtos amigos do meio ambiente, opções seguras. Há vários sites disponíveis. Estão aumentando as ofertas de produtos ecológicos para bebês e crianças.
As ofertas de produtos ecologicamente corretos estão aumentando no Brasil. É possível encontrar produtos de limpeza, roupas, brinquedos e produtos de higiene pessoal. Dê preferência para empresas que respeitam o meio ambiente. Com o aumento da procura os preços tendem a cair. Atualmente, as feiras orgânicas estão com preços muito mais baixos que há quatro anos. A tendência é acontecer o mesmo com os demais produtos. Pesquise!
Viver o Dia da Terra todos os dias é fácil tanto para os pais quanto para as crianças. Apenas adicione amor.
Mônica de Oliveira Costa é parceira do Doce Limão, co-responsável pelas edições da Revista Especial Kids. Nutricionista formada pela FSP/USP, docente na Escola Técnica de Nutrição Carlos de Campos/SP, acupunturista, estudante de Florais de Bach e atualmente se considera uma pessoa encantada com os benefícios da alimentação crua viva.Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Curtis Cook é Diretor Executivo do Clayoquot Biosphere Trust, órgão da UNESCO (World Biosphere Reserve) em Vancouver Island, British Columbia. Ele também é Presidente da Ecotactix, consultora de organizações ligadas à economia ecológica. Escreveu dois livros e escreve sobre o meio ambiente, desenvolvimento sustentável e tecnologias limpas.
Fonte: Planet Green
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autorias e a fonte www.docelimao.com.br
Loja Doce Limão Conheça e adquira todos os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão.Assine o Doce Limão
Assine o Doce Limão! Nossa nova plataforma está no ar com o curso inédito Farofas, Paçocas e Pipocas.
Aproveite nossos combos e promoções. Visite nossa loja virtual aqui.