Conceição Trucom *
Para quem tem cabelos cacheados, o gel de linhaça é um excelente leave in. Mas para quem tem cabelos lisos ou pouco volumosos ele também é excelente.
Este gel de linhaça tem o poder de hidratar os fios do cabelo, reduzindo o frizz de uma forma natural e domando os cachos. E mais, pode ser usado várias vezes ao dia, porque não pesa, não deixa resíduos químicos.
Quando passo o gel de linhaça no cabelo já seco
Efeito brilho-molhado
Quando, ocasionalmente, faço uma escova!
Logo que passa vai secando e fica meio durinho, mas é só dar uma mexida no cabelo e pronto: cachos definidos, leves e com um volume bonito e brilhante.
Você pode fazer este leave in somente a partir do leite da linhaça previamente hidratada (4 colheres de sopa de semente hidratada + 1 xícara de água) por 8 horas, batido no liquidificador até obter um gel firme e coado na panela furada 1. Contudo a sua validade será de 24 horas (na geladeira). E esta é a forma que eu uso para tratar meus cabelos, couro cabeludo e todas as peles do corpo.
Porém, nos vídeos abaixo as meninas prepararam por cozimento, o que irá conferir maior tempo de geladeira (validade), mas o mesmo benefício: formação de cachos e brilho, além de uma hidratação mais permanente e natural dos fios.
Já o leite de linhaça, por ser vivo, ou seja, sem cozimento, será além disso tudo, mais terapêutico e curador de problemas de pele e couro cabeludo. Vamos lá?
Vídeo 1: agindo na formação e sustentação dos cachos + brilho
Vídeo 2: funciona também para dar brilho em cabelos lisos e tingidos
Vídeo 3: como preparar o gel
Prepare metade da receita e coloque em pote com tampa na geladeira. Como é cozido,
dura até uma semana. Mas pegue as porções de uso com uma colher,
jamais com as mãos, que podem contaminar e estragar mais rápido.
Mas atenção:
Tanto o gel frio (sem cozimento), como o gel dos vídeos acima, NÃO atuam como um gel anti-térmico, ou seja, só pode ser usado para secagem natural. Nada de aquecimento com ele, nem secador, nem chapa, nem babyliss OK?
O gel de linhaça funciona como um perfeito leave in, mantendo o formato dos cachos mesmo após algumas horas depois de aplicado. Pode-se aplicá-lo no cabelo úmido ou seco, mas no seco acho que modela melhor.
Aplique após a lavagem dos cabelos, ou seja, com os cabelos ainda úmidos. Aperte modele os cachinhos. Se tiver excesso de gel, retire com um papel toalha.
Pode-se aplicá-lo também no cabelo seco, e acho que até modela melhor. Faça a sua experiência!
Repetindo: O gel de linhaça funciona como um perfeito leave in, mantendo o formato dos cachos mesmo após algumas horas depois de aplicado. Pode-se aplicá-lo no cabelo úmido ou seco, mas no seco acho que modela melhor.
Opcional: acrescente 1 colher (sopa) de OV de babaçu ao gel depois de coado. Isso irá dar mais maciez e brilho nos cabelos, já que algumas pessoas têm reclamado que o gel de linhaça deixa seus cabelos um pouco mais ressecados do que o normal.
A sê-mente de linhaça nada mais é que o 'chip' da planta que produz a fibra do linho, milenarmente cultivada para a produção têxtil do linho e alimentação animal.
Mas, existem relatos de que há mais de 2500 anos já utilizavam a linhaça como medicamento e, Hipócrates já a recomendava como emoliente no século V a.C.
Sem dúvida, uma sê-mente especial pelo seu elevado teor de ômega-3, proteínas, mucilagens e fibras.
Assine o Doce Limão
Assine o Doce Limão! Nossa nova plataforma está no ar com o curso inédito Farofas, Paçocas e Pipocas.
Loja Doce Limão
Conheça e adquira todos os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão.
Aproveite nossos combos e promoções. Visite nossa loja virtual aqui.
* Conceição Trucom (Instagram: @conceicaotrucom) é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Planeta), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Planeta).
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br