Linhaça & Cuidados com as PELES

Linhaça & Cuidados com as PELES: vídeo Aula 1

Conceição Trucom*

A LINHAÇA é uma semente para lá de sagrada, para lá de PORRETA como diriam os baianos...

Ela está presente em protocolos de clínicas naturistas de cura como as da Ann Wigmore (Porto Rico), Instituto Hipócrates (EUA), Tree of Life (EUA - Dr. Gabriel Cousens), em todas aquelas que praticam a Terapia do Dr. Max Gerson, na Dieta Budwig e outras que nem conheço ainda.

Em comum, todas estas clínicas e métodos terapêuticos citados acima lidam com pacientes desenganados, com doenças muito crônicas e graves. E, esta semente tão pequenina, tão barata, tão 'melosa' faz parte constante de tantas histórias de recuperação, cura e vida!

Enquanto a semente de girassol tem sincronicidade com a energia solar (primavera e verão), a semente de linhaça tem sincronicidade com a energia da Lua (outono e inverno).

Sol corresponde a uma qualidade energética YANG (masculino) cujo movimento é no sentido interno para o externo, ir para ação, fazer, semear, se expor, deixar claro, levantar da cadeira, sair da zona de conforto...

Lua corresponde a uma qualidade energética YIN (feminino) cujo movimento é no sentido externo para o interno, introspectar, refletir, sentir e perceber o que está acontecendo lá dentro, preparar o solo, faxinar, diminuir o tônus, se permitir relaxar...

SENTIR é algo muito constado com peles, tatos, trocas via percepções de toques, ainda que sejam pelo olhar. Mas é algo bem yin, bem silencioso, bem estar perceptivo para poder receber e /ou captar...

Em resumo, enquanto o girassol nos facilita com as qualidades do masculino (ação,  externo, dia, quente), a linhaça nos facilita com as qualidades do feminino (ir para dentro, refletir, silêncio, acolher).

Por quês?

O que explica estes poderes da Linhaça? Bem, são muitos os poderes, mas todos são integrados num mesmo movimento, tipo: unidos somos mais forte!

1) As fibras hidrossolúveis: com seu elevadíssimo teor destas fibras, a linhaça é muito 'melosa' mesmo. É só você tocar nela com as mãos úmidas e as sementes ficarão fortemente aderidas. Mas, quando a colocamos na água para hidratar (1 parte de semente para 5 partes de água), mama mia, forma um verdadeiro bloco 'unidas venceremos' de gel. E, se colocarmos um pouco mais de água, a parte sobrenadante será uma verdadeira 'clara de ovo'.

E, essa capacidade de RETER a água é algo PODEROSO desta semente, porque com o seu correto consumo diário, iremos provocar esta mesma propriedade em nossas peles e membranas. Sejam internas ou externas. E, peles hidratadas são peles VIVAS, flexíveis, porosas, ativas e prontas para as fundamentais trocas que as tornam FUNCIONAIS.

2) Estas mesmas fibras também cumprem uma função importante que a de fito-hormônios, que integradas ao seu elevado teor de ômega-3, estabiliza o crescimento desordenado de células, prevenindo e curando vários tipos de câncer, além desequilíbrios hormonais em geral, principalmente os causadores das síndromes do feminino.

3) Adstringente: a Linhaça juntamente com o limão, uma dupla com sabor e ação fortemente adstringente (leia detergente), quando dissolvem nossas gorduras em excesso e todas as nossas diferenças: conosco e com o universo que nos cerca. 

Assim, a linhaça trabalha muito bem a limpeza dos nossos caminhos internos (veias, vasos, artérias, capilares...) e as seguintes dificuldades: 

- Problemas com o feminino de cada um de nós, homens e mulheres. Nas mulheres irá trabalhar útero, ovários e toda a sua capacidade de gestar, amamentar , magnetizar e acolher. Nos homens irá trabalhar seu sistema cardiovascular, por extensão sua genitália e capacidade de doar e sentir prazer com o feminino (interno-consigo e externo-com os outros).

- Como um dos principais fenômenos da função adstringente é dissolver diferenças, o consumo diário da linhaça poderá ajudar na transformação de problemas de relacionamentos pessoais e interpessoais. Favorece a socialização de crianças, adolescentes e adultos de todas as idades.

- Ainda pelo mesmo motivo, a linhaça poderá tratar - via consumo e tratamentos tópicos - problemas de pele em geral, que é a fronteira entre nós e o mundo. Temos depoimentos de pessoas que conseguiram bons e ótimos resultados no tratamento de psoríase, rosáceas, acnes, ressecamento (pele, unhas e cabelos) e alergias. Ver no rodapé desta página.

4) Elevado teor de ômega-3: a linhaça é DISPARADO o alimento do reino vegetal com a mais elevada concentração de ômega-3... E, por sorte o Brasil conseguiu adaptar tanto a variedade marrom como a dourada, com excelentes produtividades na região das serras gaúchas. Confira abaixo o vídeo que fiz lá em Palmeira das Missões/RS.

O ômega-3 volta com toda a força para o palco!

Em 2012 a Victoria Boutenko, famosa mãe de uma família crudívora, autora do livro Os 12 passos do crudivorismo (disponível em nossa biblioteca), lançou um novo livro e grande polêmica Raw & Beyond, onde declara não ser mais 100% crudívora.

Dentre os motivos está o fato de ter ficado bastante doente e ter descoberto que a causa encontrava-se basicamente no seu excesso de consumo de amêndoas, amendoins, nozes e óleo de coco, alimentos que abundam de forma absurda o teor de ômega-6 e, baixíssimo consumo de fontes de ômega-3.

Já li este livro e coloquei estas discussões/reflexões no nosso Curso OnLine sobre O poder de cura da Linhaça, porque embora eu concorde com esta descoberta relacionada ao baixo consumo de ômega-3, percebo que na sua nova prática, ela segue cometendo graves erros, que percebo em todos os crudivoristas famosos: muitos óleos isolados (variedade e quantidade), sal e pimentas. 

Complemente agora este conteúdo com a leitura dos seguintes textos, figuras e tabelas:

Temos que consumir mais Ômega 3

A importância da Linhaça na saúde - Fibras

Linhaça na Nutrição Vegetariana

Almofada de Linhaça com ervas

Vídeos: Leave in caseiro com Linhaça


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 


* Conceição Trucom
 é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Alaúde), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Alaúde).

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine