Limão e Alergias, alergia ao limão, cuidados com o limão

Lavando o limão

Conceição Trucom *

Com exceção do limão, que é proveniente de cultura familiar, não extensiva, todos os demais cítricos brasileiros (laranjas e tangerinas) costumam necessitar de agrotóxicos para serem produzidos.

Tal carga tóxica pode sim gerar intoxicações e alergias.

Entretanto, com o limão a situação se inverte e raramente se faz necessário elevadas cargas de defensivos agrícolas para a sua produção.

A única situação onde a alergia pode acontecer é ao consumir limões NÃO MADUROS (verdes ou de vez). E ainda assim quando são muitos limões de uma só vez (3 ou mais/dia). Neste caso, existem alguns alergenos que algumas pessoas são mais vulneráveis, e sentirão coceiras por todo o corpo. O certo é consumir limões maduros: casca fina e brilhante, macio no apalpamento e sua estrela (onde estava preso ao limoeiro) solta ao leve contato. Não se consome remédios antes de prontos, nem com validade vencida, certo?

A outra situação, que não é alergia, mas um manuseio imprudente, é quando a pessoa espreme muitos limões, não lava efetivamente as mãos e depois se expõe ao sol. Os cítricos contêm, principalmente na casca, o beta-carpteno, uma substância que é foto-sensível, e tem elevada capacidade de penetração na pele. O resultado serão manchas e até queimaduras.

Mas tudo isso está avisado (repetidamente) em meu livro e site, orientando sobre o manuseio correto.

Leia também: Terapia Intensiva do Limão - TIL

Cuidados com o Limão: Manuseio

Cuidados com o Limão: Manuseio 2

Cuidados com o Limão: Reações

Cuidados com o Limão: Excesso


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 


* Conceição Trucom
 é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Alaúde), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Alaúde).

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine