O aumento da proporção Potássio : Sódio na dieta, ajuda a reduzir doença cardíaca e renal

American Physiological Society *
Em 21 de fevereiro de 2017
Tradução especial para Doce Limão por Fernando Trucco ** 

A redução do sódio (sal ou cloreto de sódio) na dieta tem sido tradicionalmente recomendada para baixar a pressão sanguínea e diminuir o risco de doença cardíaca. No entanto, um novo artigo de revisão, de pesquisadores da University of Southern California dos EUA confirma que o aumento de potássio na dieta é tão importante para melhorar os fatores de risco de doença cardiovascular e renal, como a limitação dietética de sódio. 

O artigo tem sido divulgado antes de sua publicação no American Journal of Physiology Endocrinology and Metabolism. 

A equipe da pesquisa analisou mais de 70 estudos relacionados com abordagens dietéticas para regular a pressão arterial alta e descobriu que a relação de potássio e sódio é integral, para manter o nível da pressão sanguínea saudável. 

A relação potássio/sódio excretada na urina é uma indicação da quantidade consumida destes minerais. 

Quando a ingestão dietética de potássio é elevada, os rins - compostos de milhões de pequenos tubos que trabalham em conjunto – mudam o fluxo para a zona perto do fim dos tubos onde o potássio é secretado na urina. Esta mudança reduz a quantidade de sódio e de água reabsorvida pelo organismo. 

Desta forma, uma dieta rica em potássio sinaliza ao organismo para reduzir a quantidade de sódio que é retida. Este padrão circular regula os níveis de ambos os minerais no organismo, o que por sua vez, ajuda a baixar a pressão arterial. 

Encontrou-se também que uma maior ingestão e excreção de potássio retarda a progressão de doença renal e cardíaca. 

Além de analisar os dados sobre a razão potássio/sódio e sua relação com doenças crônicas, a equipe de pesquisa elaborou estratégias para educar o público sobre a importância do potássio para o controle da pressão arterial e a saúde do coração. As recomendações sugeridas incluem: 

  • Exigir que os fabricantes imprimam o conteúdo de potássio nos rótulos nutricionais.
  • Promover fontes de potássio de baixo custo e facilmente disponíveis (leite, feijões secos, batatas, bananas) e
  • Incentivar as famílias para cozinhar refeições saudáveis ​​à base de hortaliças. 

"Consumir potássio em abundância é uma boa estratégia desde que a nossa fisiologia evoluiu e foi otimizada para lidar  com uma ingesta alta em [potássio] e baixa em [de sódio], muitas vezes referida como a dieta paleolítica", acrescentou a equipe da pesquisa.

Em outras palavras, o organismo humano funciona melhor com um equilíbrio destes dois nutrientes. 

Leia também: O potássio dietético regula a calcificação das artérias

Fonte (*): American Physiological Society (APS). "Raising dietary potassium to sodium ratio helps reduce heart, kidney disease." ScienceDaily, 21 February 2017. 

(**) Fernando Trucco, Professional Translations. Reprodução permitida, desde que citada a fonte e o tradutor.


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 


* Conceição Trucom
 é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Alaúde), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Alaúde).

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine